11 de out. de 2012

V. A. - “Tales From The Edge – A tribute to the Music of the Yes” - 2012

“Ousadia”, esta foi a primeira palavra que veio a cabeça quando pela primeira vez eu tomava contato com este álbum tributo, “Tales From The Edge – A tribute to the Music of the Yes”, tendo em vista que o elenco de bandas e músicos isolados que dele participaram eu não conhecia nenhum sequer. 

Ate ai tudo bem, pois os produtores do álbum não têm culpa que eu seja um ignorante e não conheça estes artistas, mas um tributo logo com a música do Yes, que tem toda uma história de vida e que envolve praticamente os melhores músicos do planeta, realmente foi um ato de muita coragem, pois novos arranjos foram feitos para adequar as músicas a seus novos e desconhecidos executores, vocais e instrumentais. 

Toda vez é a mesma história, bate aquele medo na hora de escutar as músicas pela primeira vez, entretanto neste caso, salvo raríssimas exceções, uma ou duas no máximo que acho que ficaram um pouco fora do contexto dos originais em um universo de vinte e seis músicas o que não chegou próximo de ser um sacrilégio musical, apenas não gostando do que escutei, portanto, sou obrigado a concordar que o álbum é muito bom e os ilustres desconhecidos (para mim), sem exceção, merecem todo o nosso respeito e consideração. 

Como só escutei apenas uma vez o álbum e imediatamente deu coceira não mão para escrever algo a respeito, seria uma grande injustiça e imprudência de minha parte ficar destacando esta ou aquela música, pois certamente a possibilidade de acerto nas conceituações das músicas nestas condições, beira a zero, mas posso afirmar que o álbum diverte, e muito. 

Quando eu tenho esta percepção do “divertimento” sedimentada na música, isto para mim é o primeiro e melhor “indício” de estar muito próximo de uma música de qualidade e neste caso, apenas pela origem da música, boa parte do indício já estava garantido e como a execução não decepcionou, isto de forma alguma, o álbum como um todo é muito melhor do que eu poderia esperar. 


De forma geral, músicos instrumentistas, vocalistas, surpreenderam de forma muito positiva, pois nitidamente não houve a preocupação de se imitar os originais, mas sim de dar uma nova leitura a inconfundível e inimitável discografia do Yes e neste momento enquanto escrevo este parágrafo, escuto a música, ”Time and a Word”, cantada lindamente em italiano pela banda “Armalite”, o que de imediato me fez lembrar o Premiata Forneria Marconi que anda um pouco esquecido aqui no blog, mas em breve eu corrijo esta injustiça. 

A tarefa de fazer um tributo a uma banda ou músico, é um grande problema e quando este problema leva o nome de “Yes”, ai o bicho pega e todo o cuidado é pouco, pois o resultado pode ser desastroso, mas graças aos bons “Deuses da Música”, isto não aconteceu de forma alguma com este álbum, portanto ele passa a ser uma excelente opção para começar este final de semana prolongado, que aqui no Rio de Janeiro vai ser estendido até a próxima segunda-feira, portanto amigos, sem medo, recomendo este álbum, pois ele ainda vai dar muito que falar.

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!!



ESPAÇO RESERVADO AOS AMIGOS:

Definitivamente fica aberto este espaço, uma vez que, em geral os comentários são mais ricos do que a própria resenha e ficam escondidos em um local pouco frequentável que é a página dos "comentários", portanto, sempre que houver uma colaboração enriquecedora, ela será imediatamente agregada a resenha, obviamente cedendo todos os créditos ao seu verdadeiro "Autor":

"Dead", meu irmão, valeu mais uma vez por estar aqui presente no blog com este depoimento:


"Vc não conhece todos e eu não coheço alguns. Uns bons sim outros nem tanto, o trabalho vou baixar, mas que tal a opinião de um cara que conhece quase todos, tocou com eles e conhece o Yes como ng?Espero ter contribuído.

On a surface level, a tribute album is all about the band being paid the tribute. Even if they themselves may never appear on the album, their compositions will be examined and executed from a different angle than what fans will have been familiar with. Keeping in mind that Yes are one of my all-time favourite bands (I myself have paid tribute to them with a cover or two), it's an exciting prospect to hear some fellow fans of the almighty Yes paying homage in their own way, even if I have heard of very few of the artists. Leading me to my next point; although I have been brought here for Yes, "Tales From The Edge" has also served as a comfortable way to be introduced to the passion of many lesser-known prog acts. Whether it's for Yes or a promising window-shop for talented prog artists, this is worth checking out.

Although I'm sure quite a few people reading this will have a greater knowledge of prog than I, I found myself very surprised by how few of the bands I recognized performing here. I was already familiar with The Samurai of Prog, 3RD Degree, and the Hungarian act Yesterdays, and I may have heard Italy's Conqueror name-dropped, but I was otherwise unaware of these bands. Though- for (hopefully) obvious reasons- the tribute does not demonstrate their own skill of composition, there are several artists here who impressed me to the point of wanting to check out their own work. Periplo offers a violin-rich rendition of "To Be Over" that develops upon the original. I had never heard of Italy's Vanilla Project before, but to hear their brilliant classical arrangement of "Heart of the Sunrise" is something to behold. With the occasional heavy metal kick, and vocals that betray their progressive heritage, Vanilla Project's contribution is among the very best here. While much of this tribute relies on intense, bombastic performance, Marco Mason's "Show Me" is subtle, acoustic and works wonderfully.

The Samurai of Prog deliver "Starship Trooper" in a way that recreates the energy of the original, although they don't go much beyond the call with it. Brazilian cover band Yessongs do much the same with "Siberian Khatru", and it's often uncanny how close to the true Yes they're able to sound. Tenmidnight do a version of "Tempus Fugit" from Yes' Trevor Horn "Drama" era, and while they par the original with skill and arrangement, it lacks the intense energy that made the original so cool. Greenwall's cover of the simple love song "Onward" even goes as far as to sound like smooth R&B, which- depending on where you stand with it- is either a good or bad thing. Truly, these and the rest of the performances on "Tales from the Edge" are all worthy of a listen, although some artists here take more of a welcome risk than others.

I'm not often a fan of bands doing covers to begin with, but a tribute album is a great way to hear a band's music transformed by different musicians, and there are few bands with as strong a career as Yes'. In truth, there are only a handful of tracks that really had me look at the songs in a new light, but to hear such a great amount of talent in one project is worth the admission alone. 

Review by Conor Fynes

Valeu "Dead" e Conor Fynes"......

Chegou mais um comentário, agora do amigo,  Carlos "The Ancient", para enriquecer o nosso papo de botequim, onde ele diz o seguinte:


"Preza Mano Véio e demais seguidores do Buteco...

Tentei dissecar este álbum o máximo que pude, e à medida em que ia tirando algumas informações, fui postando para que todos pudessem ter uma idéia da dimensão do trabalho que estava sendo postado!!!!

O Véio Dead ( cuja a presença tem sido bastante frequente no Boteco - acho isso ótimo -) também fez o mesmo.

E no meio deste vai e vem de informações, fiquei imaginado o que seria importante destacar no meu comentário....Seria o fato deste trabalho ter quatro músicas do Drama??? A incrível capacidade e talento de Jon Davison em Starship Trooper, que acabou despertando em Chris o desejo de ir novamente com a banda toda no estúdio para gravar um novo trabalho???

Ou a performance do The Samurai Of Prog que me levou a pesquisar sobre a banda na net e descobrir o fantástico Undercover ( já com o link divulgado acima )

...Pensei até em falar sobre o tupiniquim Yessongs que apesar do belo currículo de seus integrantes, errou ao limitar-se a fazer um cover sem maiores pretensões....

Pensei,,,Pensei,,,,, E achei sobre o que eu deveria escrever e destacar....

Temos discutido já a um bom tempo sobre a falência criativa que tem predominado no cenário musical,,,Falência generalizada em todos os segmentos...Existe quantidade, a qualidade é discutível, e a criatividade perde espaço para o óbvio.

De repente vemos 26 bandas desconhecidas com um talento acima da média executando um tributo para uma banda que indiscutivelmente detém os mais intricados e complexos arranjos elaborados na história musical do século XX.

continua,,,,

.......A pergunta que leva à seguinte reflexão é....Se existe tanto músico bom espalhado pelo mundo, porque então essa pobreza musical que estamos atravessando a décadas????

Por favor, não tentem me convencer que Nirvana, Oasis, Radiohead,U2, são ou estão à altura de tudo que foi produzido nos anos 60 e 70.

A pergunta é, porque hoje não existem trabalhos à altura?...A duras penas sabemos muito bem que tudo aquilo que a crítica denominava na época como vanguarda nunca foi, na verdade foi um breve instante de lucidez e brilhantismo.

Eu me lembro que nos anos 70, se quiséssemos ter notícias do Yes ou de qualquer outra banda, tínhamos que comprar a colorida e fútil Garota Pop,...Tínhamos menos informação, menos divulgação, menos canais, menos tecnologia, menos tudo,,,,, E a única coisa que sobrava era talento e o amor dos fãns..

Eu não tinha grana pra comprar um disco, mas viajava de trem até Americana em uma loja chamada Heavy Metal para conseguir um disco do Humble Pie.

Então não podemos dizer que é culpa das gravadoras que não divulgam trabalho, pois estamos no século XXI, onde o quarto poder é Comunicação.....

O que vimos, vimos! E jamais voltará a existir....Temos recursos ilimitados para divulgação e tecnologia de sobra........O que falta talvez seja algo que foi inerente de um tempo que jamais voltará...Um tempo que daqui a cem anos ficará marcado como o de maior riqueza e fartura de criatividade em todos os segmentos e vertentes musicais, mas que foi limado por outro movimento que era o oposto de tudo o que amamos....

Pior que o advento do Punk, foi a tentativa de domesticá-lo, e com isso surgiram bandas de butique como Adan and Ants, Classic Noveaux, Alphaville, as "cabeças" como The Smiths e The Cure ( já repararam que o timbre vocal de todas estas bandas são praticamente iguais???)...

O trabalho postado é acima da média, é fabuloso, porque foi calçado sobre verdadeiras obras de arte compostas a 40 anos passados.....

Mas a triste constatação, foi que nesta garimpagem que fiz pela net, também pude ver o currículo de muitos músicos que fazem parte deste post..Músicos espalhados pelo mundo, que em via de regra são formados em conservatórios, faculdades de música, letrados e acadêmicos...Muito estudo, muita educação, muita formação, muito equipamento....

Mas nossos heróis de verdade, vieram da pobreza, da humildade, dos corais das igrejas, dos escombros do pós guerra, de um tempo onde as gravadoras se interessavam apenas por divulgar compactos simples e se davam ao luxo de recusar bandas como os Beatles...De um tempo onde tudo era mais difícil

Jon Anderson...um simples lavador de pratos em um pub que se revesava na pia e no palco para conseguir um espaço, é a melhor forma de ilustrar o que estou tentando dizer.

Hoje as coisas estão muito fáceis demais, muita velocidade...A criatividade das gerações Y, Z, W, e o diabo a quatro cada vez mais são menos exigidas e os reflexos cada vez mais apurados...Resultado quem sabe destes videogames cada vez mais complexos e difíceis de serem vencidos..

Um texto um pouco longo Mano Véio...mas que precisava ser postado!!!!....E pela primeira vez, com um pouco de tristeza!!!!

Do Fundo do Meu Coração

ABRAÇO....FORÇA....SUCESSO!!!!!!!

...e mais uma vez..." Malditos sejam Malcom MacLaren e os Sex Pistols!!!"

Carlos "The Ancient""


Carlão, valeu por tudo.... mesmo!!!!

Aqui em nosso boteco, a nossa cachaça é a música e tudo de bom que ela traz e para mim um dos maiores benefícios que ela trouxe foi poder juntar tanta gente boa em prol da cultura e isso não tem preço......... MUITO OBRIGADO A TODOS!!!!! 

Como eu me considero amigo dos amigos que frequentam este botequim, vou tomar a liberdade de tecer alguns poucos comentários sobre a impressão que tive com deste álbum:

"Meus amigos,

Para mim, este será o melhor álbum de 2012, independente de ser um tributo, cover ou qualquer outra coisa que o valha.....

Produzir um álbum tributo com 26 músicas do Yes, já é um ato de coragem, somado a isso, bandas pouquíssimas conhecidas, mas com um talento inegável e incontestável e como tempero desta loucura toda, músicas de grosso calibre, que não é para qualquer um se meter com elas.... 

Ta certo que algumas pequenas mutilações apareceram, mas totalmente compreensíveis, levando-se em conta pelo menos dois fatores..... O primeiro pela dificuldade natural em executá-las e outro, por se tentar dar uma nova leitura a esses clássicos imortalizados na história da música, o que é muito natural...

Para minha surpresa,eu me deparei com arranjos muito bem elaborados e muito ricos o suficiente para que o código musical do Yes fosse identificado, portanto, a missão desses músicos teve êxito total....

O mais gratificante de tudo isto para mim, é saber que ainda tem muita gente com bom gosto musical, talento e coragem para entrar dentro de uma seara tão complexa e sofisticada como a que permeia a essência de um dos maiores expoentes da música dos anos setenta..... 

É muito bom dias de hoje, poder escutar estas músicas que a décadas eu persigo insistentemente, sem dar trégua um dia sequer e ter a certeza que cada vez mais elas estão vivas e presentes em minha vida.......

Um abraço a todos....

Gustavo"

E o papo continua:


Vou dar uma resposta pro Carlos que recebi décadas atrás: A transição dos 60 para os 70 foi um paradigma, um salto no tempo, não houve tempo pra adaptações e sim foi um tempo de transições.
Transitamos rapidamente do violão de cordasa de arame pra o de cordas de aço, da faluta de bambu pra transversal, das bateras de 4 peças com banquinho mais alto que os instrumentos pra montros de 24 peças como do Neil Peart por ex, e assim por diante um Page mete dois braços numa guita e o woodstock reúne mimhares de pessoas na chuva, na lama, fazendo sexo livre e tomando todo tipo de drogas que pudessem e essas pessoas somos nós ou foram nossos pais. Isso teve um custo, perdemos muita gente boa, morremos cedo, matamos e jogamos as regras pro espaço mas o Paradigma funcionou como funciona a velocidade mácima da Enterprise, ou o teletransporte e qdo nos vimos estávamos dentro do séc 20 vivendo como no 21 e o 21 ficou pra tráz prq ao invés de irmos mais além a geração vindoura se contentou com o que produzimos e foi descansar a sombra do trabalho alheio. Deu no que deu, prq vc ara a terra tantos anos e dá um ano pra ela descansar e depois volta senão não come, eles acharam ou nós que a comida não acabaria, acabou e hoje temos sim gÊnios como antes, só que tão misturados com lixo que esquecem que o lixo que produzimos como Sex Pistols era luxo perto do que se vê hoje.
Produzimos Cream, Sabath, BBKing, Placa Luminosa, Tim Maia, Sá Rodrizx e Guarabira e Elis, Tom e Gil, e etc e tal, e daí seus filhos, os nossos não conseguiram nem sequer se igualar e pouccos como Jason chega aos pés do MOby e qdo o Purple decide parar não tem uma abanda a altura que continue o legado, tem outra como o Govt Mule que nasceu do AB, mas qtas foram iguais?
Paradigma, saltamos no tempo e no espaço, adiantamos 100 anos em 10 e nem percebemos, e agora pagamos por isso.
Enjoy!!!!!!!!!!!!!!!!!





Sou obrigado a concordar com você Véio Dead!!!!!!!!!! O melhor da década de 70 avançou no tempo e foi parar em algum lugar do tempo e espaço e no lugar desse melhor, nasceu o Punk odioso do Sex Pistols que implodiu tudo o que havia sido criado!!!!!!!!

Hoje eu estava ouvindo a canção Circle of Hands do Uriah Heep....Como evoluir uma obra desta???? É empírico, etéreo, atemporal, nasceu pronta e perfeita!!! Aquilo é um mantra cantado por uma diva chamada Davis Byron...Há quem odeie o Uriah Heep, há quem ame....Naquela época você poderia se dar ao luxo de dizer, " Eu não gosto do Uriah Heep, prefiro o Camel, ou o Alan Parsons".....big deal!!!! So What???

E hoje????? É inegável que uma banda como o Uriah Heep já teria naufragado, assim como tudo o que foi produzido nos anos 60 e 70....Os ouvidos desta geração simplesmente não conseguem assimilar o conteúdo e arquitetura musical daquela época...

Estes dias no meu serviço, botei Beach Boys no meu PC para dar uma descontraída....O comentário geral foi "Que é isso????Que porcaria é essa????? Estavam falando de Beach Boys Meu....Uma heresia!!!!

Nós somos de uma geração diferenciada e privilegiada...eu não tenho problema nenhum em ouvir Odair José, Mauro Celso, Incríveis...Ouço Benito, ouço tudo que é bom!!!! E me arrepio com Kickstart my heart do Motley Crue e viajo no som do Gentle Giant.....Ouço Secos e Molhados e Destroyer do Kiss...E posso garantir que os Mutantes é a melhor banda de rock nacional de todos os tempos....Essa é a diferença de nossa geração!!!!!!!!!! Ouvimos de tudo, por isso temos propriedade para descer o cacete naquilo que não gostamos!!! Porque sabemos muito bem o que é lixo!!! 

E como o papo é sobre trabalhos tributos!!!

Deixo esse link abaixo .....é de arrepiar!!!

http://www.youtube.com/watch?v=WPZVXLiZPio&feature=fvsr

ABRAÇO....FORÇA....SUCESSO A TODOS !!!!

Carlos "The Ancient"

Mano Véio!!!! O Buteco pegou!!!! agora é cadeira cativa no seu blog!!!




Carlão, eu fico na torcida para que o buteco cada vez mais, tenha bebuns musicais.......

Abraços,

Gustavo



"Pois é amigo Gustavo, não é que a coisa fica cada vez melhor, com tanta gente boa servindo não dá para não vir aqui beber sempre, suas resenhas sempre foram excelentes e juntou tudo então! Para mim que tenho uma pequena tatoo estilizada do Pink Floyd no braço é uma tremenda alegria que a rapaziada adolescente de hoje quando vê identifica logo, então acredito que o mundo não tá tão perdido! O que é moda passa, só os bons ficam.
Abços José Carlos"


"Bicho,

Eu tô achando isso tudo muito legal, pois começou ao acaso.... sem querer mesmo e no fundo, é uma grande oportunidade para quem lê as resenhas, ver o que acontece na "Bat Caverna" (Comentários)que quase ninguém acessa, até mesmo porque, fica muito escondida......

Eu noto que, nos "comentários", sempre há um material cultural inestimável, pois é mais um "cérebro" pesquisando e/ou contando alguma particularidade que na grande maioria das vezes não está contida na própria resenha e como os acesso a este espaço são poucos, tudo fica perdido.........

O resultado de tudo isto é muito positivo, pois a resenha fica muito mais rica e acho que também serve de estímulo para os visitantes terem um pouco de coragem de deixar uma mensagem com alguma ideia, crítica e etc.......

O "Dead" fez isto também em uma resenha bem recente e ficou bem legal, pois o tema era bem polemico.........

Tomara que esta iniciativa dê certo.....

As bandas dos anos 70 são literalmente emblemáticas e legendárias, portanto, mesmo quando todos os seus membros não estiverem mais entre nós, eles serão reverenciados pelas gerações futuras por muito tempo.....

Não precisa ser nem do rock progressivo dos anos 70..... basta ver o que acontece em um show do AC/DC ou Iron Maiden.... é uma catarse generalizada, todo mundo sai de um show desse de alma lavada e olha que os caras já passaram e muito dos cinquenta anos..........

Você tem razão, nem tudo está perdido....

Abraços,

Gustavo"

Dead or Alive17 de outubro de 2012 15:34

"Tô ouvindo Paradise/Spell com o Shaw nos vocais daqueles tributos anuais que eles fazem e sabe qual a maior heresia? O camêra não sabe qdo o Shaw para de cantar e o Ken começa, fica um vazio nas imagens em busca de algo que o animal do editor não percebeu, o diretor tb não e os caras naõ viram. Ou seja nem quem produz os caras conhece o que tão fazendo e qtos shows vc viu assim? http://www.youtube.com/watch?v=HO4QKduVlvs tá aqui ò com Kem Hensley e tudo mas cade o Lee Kerslake qdo começa cantar? PQP, sta ignorãncia batmam ,rs http://www.youtube.com/watch?v=HO4QKduVlvs"


"Desculpe na pressa esvrevi Ken a primeira vez e Lee na segunda que é o certo, Lee o batera monstro do UH, aí que saudades, e a cena é em 03:05 mais ou menos depois eles se emendam,rs
Enjoy!!!!!!!!!!!!"



"Dead,

Esse show é "du caralho" (não tem outra expressão mais adequada), têm também a participação de "Thijs Van Leer" na música "Tales" que é no mínimo antológica.....
Vale a pena dar uma conferida se você não conhecer... Link: http://youtu.be/3cIBA9MLAJw

Esse é o registro do "The Magician's Birthday Party Live", para comemorar os trinta anos do álbum de estúdio.....

Muito legal você lembrar desse momento....

Abraços,

Gustavo"



"Ops.......!!!!!!! Estamos falando do Heep????? Sem querer descobri que ele é também amado por estas duas figuraças??? Sem querer descobri que não sou o único a ter esse DVD??? Será que dá para alguém postar algo do velho e grande Uriah Heep e assim abrirmos outra sessão no Buteco?????

The Ancient"



"Meu velho,

Nem só de "Prog" vive o homem (sábias palavras roubadas de Roderick Verden)........

Vou preparar algo do Uriah Heep em cima deste show .... aguarde......

Abraços,

Gustavo"

Anônimo18 de outubro de 2012 13:17

Hâ....Er....Ah...Então dá uma dose de Magician's Birthday Party please!!!!!!

The "Ancient"

Dead or Alive18 de outubro de 2012 19:25

http://sommutante.blogspot.com.br/2010/07/uriah-heep-revelations-uriah-heep.html
Serve essa?
rs
Enjoy!!!!!!!!!!!!!!

Gustavo18 de outubro de 2012 20:46

"Bora todo mundo pro SOM MUTANTE encher a cara por lá.... de música, rsrsrsrs"



Tracks:
CD1
01. The Samurai of Prog - Starship Trooper
02. Periplo - To Be Over
03. Aquael - Run Through the Light
04. Zero the Hero - The Fish (Schindleria Praematurus)
05. SETI - Machine Messiah
06. The Opium Cartel - Clear Days
07. Vanilla Project - Heart of the Sunrise
08. Ten Midnight - Tempus Fugit
09. Yessongs - Siberian Kathru
10. B612 - Long Distance Runaround
11. Aurora Lunare - Don't Kill the Whale
12. Greenwall - Onward
13. Yesterdays - White Car

CD2
01. Luca Scherani - Holy Lamb
02. Jay Tausig - Wonderous Stories
03. Raven Sad - Soon
04. Supernal Endgame - Parallels
05. Subterra - Shock to the System
06. Stefano Vicarelli - Mood for a Day
07. Conqueror - Lift Me Up
08. Armalite - Time and a Word
09. Spirits Burning - South Side of the Sky
10. 3r Degree - Going for the One
11. Alessandro Corvaglia featuring Matteo Nahum - And You And I
12. Marco Masoni - Show Me
13. Din Within - Changes


LINK


SPIRITS BURNING - "South side of the sky"  

ARMALITE "Time and a word"



ALESSANDRO CORVAGLIA featuring MATTEO NAHUM "And you and I"

35 comentários:

  1. Vc não conhece todos e eu não coheço alguns. Uns bons sim outros nem tanto, o trabalho vou baixar, mas que tal a opinião de um cara que conhece quase todos, tocou com eles e conhece o Yes como ng?
    Espero ter contribuido.

    On a surface level, a tribute album is all about the band being paid the tribute. Even if they themselves may never appear on the album, their compositions will be examined and executed from a different angle than what fans will have been familiar with. Keeping in mind that Yes are one of my all-time favourite bands (I myself have paid tribute to them with a cover or two), it's an exciting prospect to hear some fellow fans of the almighty Yes paying homage in their own way, even if I have heard of very few of the artists. Leading me to my next point; although I have been brought here for Yes, "Tales From The Edge" has also served as a comfortable way to be introduced to the passion of many lesser-known prog acts. Whether it's for Yes or a promising window-shop for talented prog artists, this is worth checking out.

    Although I'm sure quite a few people reading this will have a greater knowledge of prog than I, I found myself very surprised by how few of the bands I recognized performing here. I was already familiar with The Samurai of Prog, 3RD Degree, and the Hungarian act Yesterdays, and I may have heard Italy's Conqueror name-dropped, but I was otherwise unaware of these bands. Though- for (hopefully) obvious reasons- the tribute does not demonstrate their own skill of composition, there are several artists here who impressed me to the point of wanting to check out their own work. Periplo offers a violin-rich rendition of "To Be Over" that develops upon the original. I had never heard of Italy's Vanilla Project before, but to hear their brilliant classical arrangement of "Heart of the Sunrise" is something to behold. With the occasional heavy metal kick, and vocals that betray their progressive heritage, Vanilla Project's contribution is among the very best here. While much of this tribute relies on intense, bombastic performance, Marco Mason's "Show Me" is subtle, acoustic and works wonderfully.

    The Samurai of Prog deliver "Starship Trooper" in a way that recreates the energy of the original, although they don't go much beyond the call with it. Brazilian cover band Yessongs do much the same with "Siberian Khatru", and it's often uncanny how close to the true Yes they're able to sound. Tenmidnight do a version of "Tempus Fugit" from Yes' Trevor Horn "Drama" era, and while they par the original with skill and arrangement, it lacks the intense energy that made the original so cool. Greenwall's cover of the simple love song "Onward" even goes as far as to sound like smooth R&B, which- depending on where you stand with it- is either a good or bad thing. Truly, these and the rest of the performances on "Tales from the Edge" are all worthy of a listen, although some artists here take more of a welcome risk than others.

    I'm not often a fan of bands doing covers to begin with, but a tribute album is a great way to hear a band's music transformed by different musicians, and there are few bands with as strong a career as Yes'. In truth, there are only a handful of tracks that really had me look at the songs in a new light, but to hear such a great amount of talent in one project is worth the admission alone.
    Review by Conor Fynes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu velho,

      Só pela sua presença você já está contribuindo....

      Deixando este depoimento então, fico sem palavras para agradecer.......

      Um grande abraço,

      Gustavo

      Valeu mesmo

      Excluir
    2. Valeu cara, vou ouvir e dar minha opinião

      Excluir
    3. Realmente é um bom tributo, mas como sempre prefiro os originais, não vou baixar. Agradeço o spaço dos comentários e um feliz 2013

      Excluir
  2. Respostas
    1. Valeu amigo....

      Obrigado pela presença...

      Abraços

      Gustavo

      Excluir
  3. Excelente velocidade pelo Sendspace. Quase 3Mb/seg

    ResponderExcluir
  4. Please .....Follow this link.......It's absolut fantastic!!!!

    Charles "The Ancient"

    http://thangpippo9.blogspot.com.br/2011/09/samurai-of-prog-2011-undercover.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlão,

      Já baixei o álbum.... mas ainda não consegui parar para escutar......

      Valeu pela dica.....


      Abraços...


      Gustavo

      Excluir
  5. .....Estou dissecando o álbum....O glorioso e brasileiro Yessongs está na faixa Siberian Kathru....

    "The Ancient"

    ResponderExcluir
  6. Jon Davinson é voz de Starship.. Trooper......

    "The Ancient"

    ResponderExcluir
  7. http://www.progarchives.com/Collaborators.asp?id=22970 Aqui só pra vc Gustavo saber quem é o Connor, eu me correspondo com ele faz tempo eé um daqueles que falo que me ajudam, orientam, etc
    http://www.metal-observer.com/articles.php?lid=1&sid=3&id=17991 aqui tem um lance muito legal sobre a vida dele, qdo puder dá uma olhada, um cara como a gente, mas com uma bela bagagem.
    Grato pelo carinho, é recíproco
    Enjoy!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bicho,

      O cara é uma fera..... que puta bagagem musical...... Muito bom mesmo.....

      Valeu mesmo Dead.....

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  8. Preza Mano Véio e demais seguidores do Buteco...

    Tentei dissecar este álbum o máximo que pude, e à medida em que ia tirando algumas informações, fui postando para que todos pudessem ter uma idéia da dimensão do trabalho que estava sendo postado!!!!

    O Véio Dead ( cuja a presença tem sido bastante frequente no Boteco - acho isso ótimo -) também fez o mesmo.

    E no meio deste vai e vem de informações, fiquei imaginado o que seria importante destacar no meu comentário....Seria o fato deste trabalho ter quatro músicas do Drama??? A incrível capacidade e talento de Jon Davison em Starship Trooper, que acabou despertando em Chris o desejo de ir novamente com a banda toda no estúdio para gravar um novo trabalho???

    Ou a performance do The Samurai Of Prog que me levou a pesquisar sobre a banda na net e descobrir o fantástico Undercover ( já com o link divulgado acima )

    ...Pensei até em falar sobre o tupiniquim Yessongs que apesar do belo currículo de seus integrantes, errou ao limitar-se a fazer um cover sem maiores pretensões....

    Pensei,,,Pensei,,,,, E achei sobre o que eu deveria escrever e destacar....

    Temos discutido já a um bom tempo sobre a falência criativa que tem predominado no cenário musical,,,Falência generalizada em todos os segmentos...Existe quantidade, a qualidade é discutível, e a criatividade perde espaço para o óbvio.

    De repente vemos 26 bandas desconhecidas com um talento acima da média executando um tributo para uma banda que indiscutivelmente detém os mais intricados e complexos arranjos elaborados na história musical do século XX.

    continua,,,,

    ResponderExcluir
  9. .......A pergunta que leva à seguinte reflexão é....Se existe tanto músico bom espalhado pelo mundo, porque então essa pobreza musical que estamos atravessando a décadas????

    Por favor, não tentem me convencer que Nirvana, Oasis, Radiohead,U2, são ou estão à altura de tudo que foi produzido nos anos 60 e 70.

    A pergunta é, porque hoje não existem trabalhos à altura?...A duras penas sabemos muito bem que tudo aquilo que a crítica denominava na época como vanguarda nunca foi, na verdade foi um breve instante de lucidez e brilhantismo.

    Eu me lembro que nos anos 70, se quiséssemos ter notícias do Yes ou de qualquer outra banda, tínhamos que comprar a colorida e fútil Garota Pop,...Tínhamos menos informação, menos divulgação, menos canais, menos tecnologia, menos tudo,,,,, E a única coisa que sobrava era talento e o amor dos fãns..

    Eu não tinha grana pra comprar um disco, mas viajava de trem até Americana em uma loja chamada Heavy Metal para conseguir um disco do Humble Pie.

    Então não podemos dizer que é culpa das gravadoras que não divulgam trabalho, pois estamos no século XXI, onde o quarto poder é Comunicação.....

    O que vimos, vimos! E jamais voltará a existir....Temos recursos ilimitados para divulgação e tecnologia de sobra........O que falta talvez seja algo que foi inerente de um tempo que jamais voltará...Um tempo que daqui a cem anos ficará marcado como o de maior riqueza e fartura de criatividade em todos os segmentos e vertentes musicais, mas que foi limado por outro movimento que era o oposto de tudo o que amamos....

    Pior que o advento do Punk, foi a tentativa de domesticá-lo, e com isso surgiram bandas de butique como Adan and Ants, Classic Noveaux, Alphaville, as "cabeças" como The Smiths e The Cure ( já repararam que o timbre vocal de todas estas bandas são praticamente iguais???)...

    O trabalho postado é acima da média, é fabuloso, porque foi calçado sobre verdadeiras obras de arte compostas a 40 anos passados.....

    Mas a triste constatação, foi que nesta garimpagem que fiz pela net, também pude ver o currículo de muitos músicos que fazem parte deste post..Músicos espalhados pelo mundo, que em via de regra são formados em conservatórios, faculdades de música, letrados e acadêmicos...Muito estudo, muita educação, muita formação, muito equipamento....

    Mas nossos heróis de verdade, vieram da pobreza, da humildade, dos corais das igrejas, dos escombros do pós guerra, de um tempo onde as gravadoras se interessavam apenas por divulgar compactos simples e se davam ao luxo de recusar bandas como os Beatles...De um tempo onde tudo era mais difícil

    Jon Anderson...um simples lavador de pratos em um pub que se revesava na pia e no palco para conseguir um espaço, é a melhor forma de ilustrar o que estou tentando dizer.

    Hoje as coisas estão muito fáceis demais, muita velocidade...A criatividade das gerações Y, Z, W, e o diabo a quatro cada vez mais são menos exigidas e os reflexos cada vez mais apurados...Resultado quem sabe destes videogames cada vez mais complexos e difíceis de serem vencidos..

    Um texto um pouco longo Mano Véio...mas que precisava ser postado!!!!....E pela primeira vez, com um pouco de tristeza!!!!

    Do Fundo do Meu Coração

    ABRAÇO....FORÇA....SUCESSO!!!!!!!

    ...e mais uma vez..." Malditos sejam Malcom MacLaren e os Sex Pistols!!!"

    Carlos "The Ancient"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão,

      Maravilha de resenha......

      Já subiu para o "boteco" para que todos possam ler.....

      Muitíssimo obrigado......

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  10. Meus amigos,

    Para mim, este será o melhor álbum de 2012, independente de ser um tributo, cover ou qualquer outra coisa que o valha.....

    Produzir um álbum tributo com 26 músicas do Yes, já é um ato de coragem, somado a isso, bandas pouquíssimas conhecidas, mas com um talento inegável e incontestável e como tempero desta loucura toda, músicas de grosso calibre, que não é para qualquer um se meter com elas....

    Ta certo que algumas pequenas mutilações apareceram, mas totalmente compreensíveis, levando-se em conta pelo menos dois fatores..... O primeiro pela dificuldade natural em executá-las e outro, por se tentar dar uma nova leitura a esses clássicos imortalizados na história da música, o que é muito natural...

    Para minha surpresa,eu me deparei com arranjos muito bem elaborados e muito ricos o suficiente para que o código musical do Yes fosse identificado, portanto, a missão desses músicos teve êxito total....

    O mais gratificante de tudo isto para mim, é saber que ainda tem muita gente com bom gosto musical, talento e coragem para entrar dentro de uma seara tão complexa e sofisticada como a que permeia a essência de um dos maiores expoentes da música dos anos setenta.....

    É muito bom dias de hoje, poder escutar estas músicas que a décadas eu persigo insistentemente, sem dar trégua um dia sequer e ter a certeza que cada vez mais elas estão vivas e presentes em minha vida.......

    Um abraço a todos....

    Gustavo

    ResponderExcluir
  11. Vou dar uma respoata pro Carlos que recebi décadas atrás: A transição dos 60 para os 70 foi um paradigma, um salto no tempo, não houve tempo pra adaptações e sim foi um tempo de transições.
    Transitamos rapidamente do violão de cordasa de arame pra o de cordas de aço, da faluta de bambu pra transversal, das bateras de 4 peças com banquinho mais alto que os instrumentos pra montros de 24 peças como do Neil Peart por ex, e assim por diante um Page mete dois braços numa guita e o woodstock reúne mimhares de pessoas na chuva, na lama, fazendo sexo livre e tomando todo tipo de drogas que pudessem e essas pessoas somos nós ou foram nossos pais. Isso teve um custo, perdemos muita gente boa, morremos cedo, matamos e jogamos as regras pro espaço mas o Paradigma funcionou como funciona a velocidade mácima da Enterprise, ou o teletransporte e qdo nos vimos estávamos dentro do séc 20 vivendo como no 21 e o 21 ficou pra tráz prq ao invés de irmos mais além a geração vindoura se contentou com o que produzimos e foi descansar a sombra do trabalho alheio. Deu no que deu, prq vc ara a terra tantos anos e dá um ano pra ela descansar e depois volta senão não come, eles acharam ou nós que a comida não acabaria, acabou e hoje temos sim gÊnios como antes, só que tão misturados com lixo que esquecem que o lixo que produzimos como Sex Pistols era luxo perto do que se vê hoje.
    Produzimos Cream, Sabath, BBKing, Placa Luminosa, Tim Maia, Sá Rodrizx e Guarabira e Elis, Tom e Gil, e etc e tal, e daí seus filhos, os nossos não conseguiram nem sequer se igualar e pouccos como Jason chega aos pés do MOby e qdo o Purple decide parar não tem uma abanda a altura que continue o legado, tem outra como o Govt Mule que nasceu do AB, mas qtas foram iguais?
    Paradigma, saltamos no tempo e no espaço, adiantamos 100 anos em 10 e nem percebemos, e agora pagamos por isso.
    Enjoy!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Sou obrigado a concordar com você Véio Dead!!!!!!!!!! O melhor da década de 70 avançou no tempo e foi parar em algum lugar do tempo e espaço e no lugar desse melhor, nasceu o Punk odioso do Sex Pistols que implodiu tudo o que havia sido criado!!!!!!!!

    Hoje eu estava ouvindo a canção Circle of Hands do Uriah Heep....Como evoluir uma obra desta???? É empírico, etéreo, atemporal, nasceu pronta e perfeita!!! Aquilo é um mantra cantado por uma diva chamada Davis Byron...Há quem odeie o Uriah Heep, há quem ame....Naquela época você poderia se dar ao luxo de dizer, " Eu não gosto do Uriah Heep, prefiro o Camel, ou o Alan Parsons".....big deal!!!! So What???

    E hoje????? É inegável que uma banda como o Uriah Heep já teria naufragado, assim como tudo o que foi produzido nos anos 60 e 70....Os ouvidos desta geração simplesmente não conseguem assimilar o conteúdo e arquitetura musical daquela época...

    Estes dias no meu serviço, botei Beach Boys no meu PC para dar uma descontraída....O comentário geral foi "Que é isso????Que porcaria é essa????? Estavam falando de Beach Boys Meu....Uma heresia!!!!

    Nós somos de uma geração diferenciada e privilegiada...eu não tenho problema nenhum em ouvir Odair José, Mauro Celso, Incríveis...Ouço Benito, ouço tudo que é bom!!!! E me arrepio com Kickstart my heart do Motley Crue e viajo no som do Gentle Giant.....Ouço Secos e Molhados e Destroyer do Kiss...E posso garantir que os Mutantes é a melhor banda de rock nacional de todos os tempos....Essa é a diferença de nossa geração!!!!!!!!!! Ouvimos de tudo, por isso temos propriedade para descer o cacete naquilo que não gostamos!!! Porque sabemos muito bem o que é lixo!!!

    E como o papo é sobre trabalhos tributos!!!

    Deixo esse link abaixo .....é de arrepiar!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=WPZVXLiZPio&feature=fvsr

    ABRAÇO....FORÇA....SUCESSO A TODOS !!!!

    Carlos "The Ancient"

    Mano Véio!!!! O Buteco pegou!!!! agora é cadeira cativa no seu blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlão, eu fico na torcida para que o buteco cada vez mais, tenha bebuns musicais.......

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  13. Pois é amigo Gustavo, não é que a coisa fica cada vez melhor, com tanta gente boa servindo não dá para não vir aqui beber sempre, suas resenhas sempre foram excelentes e juntou tudo então! Para mim que tenho uma pequena tatoo estilizada do Pink Floyd no braço é uma tremenda alegria que a rapaziada adolescente de hoje quando vê identifica logo, então acredito que o mundo não tá tão perdido! O que é moda passa, só os bons ficam.
    Abços José Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bicho,

      Eu tô achando isso tudo muito legal, pois começou ao acaso.... sem querer mesmo e no fundo, é uma grande oportunidade para quem lê as resenhas, ver o que acontece na "Bat Caverna" (Comentários)que quase ninguém acessa, até mesmo porque, fica muito escondida......

      Eu noto que, nos "comentários", sempre há um material cultural inestimável, pois é mais um "cérebro" pesquisando e/ou contando alguma particularidade que na grande maioria das vezes não está contida na própria resenha e como os acesso a este espaço são poucos, tudo fica perdido.........

      O resultado de tudo isto é muito positivo, pois a resenha fica muito mais rica e acho que também serve de estímulo para os visitantes terem um pouco de coragem de deixar uma mensagem com alguma ideia, crítica e etc.......

      O "Dead" fez isto também em uma resenha bem recente e ficou bem legal, pois o tema era bem polemico.........

      Tomara que esta iniciativa dê certo.....

      As bandas dos anos 70 são literalmente emblemáticas e legendárias, portanto, mesmo quando todos os seus membros não estiverem mais entre nós, eles serão reverenciados pelas gerações futuras por muito tempo.....

      Não precisa ser nem do rock progressivo dos anos 70..... basta ver o que acontece em um show do AC/DC ou Iron Maiden.... é uma catarse generalizada, todo mundo sai de um show desse de alma lavada e olha que os caras já passaram e muito dos cinquenta anos..........

      Você tem razão, nem tudo está perdido....

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  14. Desculpe na pressa esvrevi Ken a primeira vez e Lee na segunda que é o certo, Lee o batera monstro do UH, aí que saudades, e a cena é em 03:05 mais ou menos depois eles se emendam,rs
    Enjoy!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dead,

      Esse show é "du caralho" (não tem outra expressão mais adequada), têm também a participação de "Thijs Van Leer" na música "Tales" que é no mínimo antológica.....
      Vale a pena dar uma conferida se você não conhecer... Link: http://youtu.be/3cIBA9MLAJw

      Esse é o registro do "The Magician's Birthday Party Live", para comemorar os trinta anos do álbum de estúdio.....

      Muito legal você lembrar desse momento....

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  15. Ops.......!!!!!!! Estamos falando do Heep????? Sem querer descobri que ele é também amado por estas duas figuraças??? Sem querer descobri que não sou o único a ter esse DVD??? Será que dá para alguém postar algo do velho e grande Uriah Heep e assim abrirmos outra sessão no Buteco?????

    The Ancient

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu velho,

      Nem só de "Prog" vive o homem (sábias palavras roubadas de Roderick Verden)........

      Vou preparar algo do Uriah Heep em cima deste show .... aguarde......

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  16. Hâ....Er....Ah...Então dá uma dose de Magician's Birthday Party please!!!!!!

    The "Ancient"

    ResponderExcluir
  17. http://sommutante.blogspot.com.br/2010/07/uriah-heep-revelations-uriah-heep.html
    Serve essa?
    rs
    Enjoy!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Bora todo mundo pro SOM MUTANTE encher a cara por lá.... de música, rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  19. Fiz um adendo no SM Gustavo devido um coment do Carlos e espero que vcs não me levem a mal em nada mas sem liberdade não pode haver amizade.

    Outra obs: Meu amigo Carlos "The Ancient" achou legal esse esquema de comentários a mostra qdo o assunto se faz mais pertinente e digo não pra gosto próprio mas por justiça que se não me engano comecei qdo ainda existia o Voo7177 numa briga com uma banda furreca de MG que pedia pro Mactatus retirar seus discos que atrapalharia a edição do segundo cd, e até hoje anos depois a banda agora pede pra ser divulgada enão decolou como se dizia.

    Não me entenda mal Carlos e Gustavo que amo como irmão e ele sabe disso, mas não fui eu que inventei só adaptei pra minha realidade e acho que em 2008 no outro blog tb fiz isso, prq o que é um blog sem os participantes?
    Mesmo sendo 01 ou 1000l?

    E continuam os coments sobre essa idéia discutida.
    O Poucosiso escreveu um que me emocionou

    Enjoy!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Dead My Friend.....Eu quero é mais encher a cara....quanto mais Buteco Melhor!!!!! E Vamo que vamo!!!!!!!!!!!!

    "The Ancient"

    ResponderExcluir
  21. Amigos,

    O local é o que menos importa, o importante é a gente poder extravasar as idéias, os conhecimentos, as experiências e tudo mais, independente de onde seja, pois afinal, todos nós somos um bando de bebuns e a nossa principal cachaça é a "música" e quanto mais gente disposta a encher a cara com agente, melhor........

    Vejam vocês a importância destes encontros, pois o "Dead", por conta de um vídeo antológico, me fez lembrar do Uriah Heep que estava esquecido em meu coração e é uma das minhas bandas prediletas, por ter musicado os meus melhores anos de vida na minha juventude.....

    Até por uma questão de justiça, para minha consciência ficar em Paz, eu não posso deixar de postar alguma deles..... Tá quase pronto e deve aparecer ainda hoje......

    Dead, você tem toda a razão.... Não pode haver amizade se não houver liberdade.....

    Abraços a todos....

    Gustavo

    ResponderExcluir
  22. Carlos e Gustavo, só não me entendam mal, sou um lobo doido e sem juízo e as vz fico com as garras pra fora a toa, não havia motivo mesmo pra tal, queria só mostrar que dentro do meu bloguinho me esforço tb como o Gustavo pra fazer o melhor pra mim e pra quem mais vier diria Francis Hime.
    Não quis afirmar que fui o primeiro prq ng é, mas que por amizade comprei uma briga pelo Mactatus que depois que foi prum blog que militei deixou de falar comigo, eles não gostam de mim, critiquei ele de servir de escada pros outros sem competÊncia e deu no que deu. Mas foi por ele que comprei uma puta briga na net que rolou pra tudo que foi lado e foi assim expondo os comments.Talvez se mostrasse o que foi ficaria mais fácil de assimilar e pareceria menos pernóstico não (o Roderick nem com essa palavra vai se manifestar?) e o do Gustavo tenho orgulho mesmo prq começou depois de mim e tá com um canto muito bom mesmo, além de ser boa praça e ter paciência com este lobo maluco.
    http://sommutante.blogspot.com/2008/12/pior-que-isso-s-isso-mesmo.html tá aqui o que disse.
    Ah e me permitam mais uma, vou fazer um postzinho mas vou, pq entre quase 500 mil blogs já cadastrados no Top Blog, o SM passou de novo pro 2ºturno (na eleição passada não participei foi da primeira que a Milu me inscreveu) e está entre os 100 melhores de público e juri acadêmico como conteúdo pra o público brasileiro.
    Eu?
    O SM?
    Credo!!!!!!
    Nem imaginava tudo isso, mas na primeira eleição já eram 250mil inscritos, tem os votos do pessoal, amigos e tal, mas tem eles lá inclusive Boni e cia, e de novo?
    Ah fiquei cheio né?
    Qqr hora posso rodar, mas que eles tiveram que engolir tiveram,rs e graças a amigos como vcs e desconhecidos tantos que isso aconteceu, nada é por mim e sim por nós, diria Neruda se não me engano.
    Enjoy!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é um tremendo de um lobo pirado....

      Bicho, você tem o blog mais frequentado da net..... Ta se queixando do quê????

      O nosso negócio é a música ( Eu, você, Carlão, Luciano,Rroderick e outros....).... tudo mais é uma tremenda bobagem...

      Eu lembro desse link que vc postou acima.....

      Meu irmão, vamos seguir em frente, pois atrás vem gente.....

      Abração,

      Gustavo

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails