20 de mar de 2016

V. A. - “Zarathustra's Revenge - Tribute To Italian Progressive Rock Of The Seventies” - 1997

Hoje no Brasil estamos vivendo um momento muito triste, conturbado, mas muito importante para o futuro da Nação e não há como não estar envolvido emocionalmente, pois atinge diretamente a vida de todos, independentes das preferencias político partidárias.

O cenário atual mostra que a situação é uma chaleira cheia d’água que está prestes a entrar em ponto de ebulição a qualquer momento com consequências inimagináveis, pois a cada instante somos surpreendidos com novidades nada agradáveis e muitas das quais, nos faz sentir vergonha perante aos demais países.

Isto tudo acaba por interferir na vida das pessoas, inclusive na minha e não há como não refletir negativamente no andamento das minhas atividades aqui no blog que funciona para mim como uma válvula de escape onde posso compartilhar com os amigos e leitores que aqui frequentam, as maravilhas musicais que se encontram nas profundezas da internet a espera de alguém que as encontre e as divulgue.

Fica difícil ter um mínimo de inspiração para pensar e escrever algo que faça sentido diante de tanta barbárie que estamos tomando conhecimento pela massificação de informações que chegam a cada momento, através das diversas mídias e principalmente pelas redes sociais.

Entretanto, em um raro momento de paz que tive, cheguei até o CD box, “Zarathustra's Revenge - Tribute To Italian Progressive Rock Of The Seventies”, que está recheado de pérolas do rock progressivo Italiano, que oferece desde as bandas mais obscuras até as mais conhecidas.

Tradicionalmente as bandas italianas influenciadas pelo rock progressivo proporcionam uma música vibrante e muito passional, refletindo de certo modo as características pessoais de seu povo, e essa característica marcante encontradas em bandas como, PFM, Banco Del Mutuo Soccorso, Museo Rosenbach e outras, são encontradas também em bandas que tiveram menos apelo comercial, mas são tão tão boas ou melhores que as mais conhecidas, portanto há uma unidade musical muito forte no rock progressivo italiano o que o difere dos demais.

Como são quatro CD’s, tem música para tudo quanto é gosto e mesmo em se tratando de um álbum tributo, fica claro a presença de bandas e músicos escolhidos a dedo para a difícil missão de dar vida a músicas complexas e de difícil execução.

Imaginem, a suíte Zarathustra do Museo Rosembach, sem a emocionada voz de Stefano Galifi, substituída por um sintetizador!!!!! Blasfêmia??? Não, não é!!! Particularmente eu prefiro a música cantada, entretanto, trata-se de um digno tributo  às bandas do rock progressivo Italiano e alguns dos dogmas da vertente progressiva, é a capacidade de inovação, da mudança, de até certos exageros que são cometidos em nome de uma música vanguarda que caracteristicamente está sempre em movimento.

Por outro lado, existem reproduções bem fiéis aos originais e por exemplo, cito a música “Impressioni Di Settembre” do PFM, um monumento musical à poesia e ao lirismo, linda, inigualável, que a décadas continua a me emocionar e neste tributo não foi diferente, pois foi executada com muita emoção, por uma banda italiana, mais precisamente de Torino, chamada Zauber.

Este brevíssimo relato é uma gota no oceano, perto do que este tributo oferece com o melhor da música italiana setentista, um importantíssimo do berço do rock de onde surgiram grandes estrelas da música das mais diversas magnitudes.

A lista de homenageados é extensa e além dos já citados acima, temos também, o Le Orme, Alusa Fallax; Locanda dele Fatte; Quella Vecchia Locanda; Goblin; New Trolls, Il Balleto di Bronzo; Acqua Fragile e Ossana que são as bandas mais próximas de meu conhecimento, entretanto, este tributo abriu as portas para mais algumas bandas que eu não conhecia e com isso, a vontade de conhece-las mais a fundo surgiu, realmente valendo a pena dar uma conferida nos originais.

Para coroar este álbum, a lista dos que prestaram a homenagem não ficou atrás, portanto, alguns nomes muito bem conhecidos aparecem, como, Gerard, Fonya, A Piedi Nudi, Finisterre, Algebra, Arsnova, H2O e outros que não são de meu conhecimento, mas que com extrema eficiência cumpriram a missão de não macular estas músicas maravilhosas.

Para que eu não fique com um peso na consciência, sinto me na obrigação de destacar o Finisterre pela execução com precisão cirúrgica da música, “Alta Loma Five Till Nine”, que é no mínimo um Hiper Mega clássico do rock, pois simplesmente ficou perfeita, digna do expoente máximo do rock italiano, o Premiata Forneria Marconi, em minha humilde opinião.

Para quem quer fugir um pouco de toda esta confusão que estamos vivendo aqui no Brasil, fica o convite para audição deste belo trabalho e para aqueles que estão na boa, também.    

RECOMENDADÍSSIMO !!!!

Line-up / Musicians:
SEA REACH & FRIENDS (Finland) / A PIEDI NUDI (Italy) / ZAUBER (Italy) / MARY NEWSLETTER (Italy) / HOSTSONATEN (Italy) / FONYA (USA) / NOSTALGIA (Italy) / AVARTA (Italy) / LUNA INCOSTANTE (Italy) / PROWLERS (Italy) / FINISTERRE (Italy) / CLARION (Italy) / NOVA MALA' STRANA (Italy) / TRAMA (Italy) / MARCO MASONI (Italy) / ASTRAL WEEKS (Italy) / ATON'S (Italy) / NDLICH ALLEIN (Italy) / INTERFACE (Japan) / ICONAE (Italy) / ALTERA (Italy) / MAD CRAYON (Italy) / MASSIMO MAZZEO (Italy) / ALGEBRA (Italy) / MOUSE (Italy) / AUDIO (Italy) / STRANGE NEW TOYS (USA) / THE ANCIENT VEIL (Italy) MYROS (Italy) / ITALIAN ROCK SESSION BAND (Japan) / GERARD (Japan) / ARS NOVA (Japan) / FINNEUS GAUGE (USA) / LODOVICO ELLENA (Italy) / BLONDIE FOX (Italy) / NOTTURNO CONCERTANTE (Italy) / TMA (Italy) / BEGGAR'S FARM (Italy) / 3VEL (Italy) / PAGE (USA) / PHIL BEANE (USA) / EFTUS (Italy) / DREAM TOYS (Italy) / MINDFLOWER (Italy) / SEQUENZA PRINCIPALE (Italy) / FRANCO SERENA (Italy) / H2O (Italy) / MOONGARDEN (Italy)


Tracks Listing
CD 1
01. SEA REACH & FRIENDS (Finland) Principe di un giorno /Celeste/ (6:30)
02. A PIEDI NUDI (Italy) Era inverno /Le Orme/ (4:36)
03. ZAUBER (Italy) Impressioni di settembre /PFM/ (3:30)
04. MARY NEWSLETTER (Italy) In un vecchio cieco /Osanna/ (4:42)
05. HOSTSONATEN (Italy) Vorrei incontrarti /Alan Sorrenti/ (5:36)
06. FONYA (USA) PFM medley: River of life / Celebration /Paper charms /PFM/ (6:04)
07. NOSTALGIA (Italy) Ciò che nasce con me /Alusa Fallax/ (5:32)
08. AVARTA (Italy) Europa minor /Mauro Pagani/ (6:15)
09. LUNA INCOSTANTE (Italy) Sono un pesce /Flea/ (4:27)
10. PROWLERS (Italy) Ultima ora e Ode a J. Hendrix /The trip/ (11:07)
11. FINISTERRE (Italy) Alta Loma Five Till Nine /PFM/ (8:20)
CD 2
01. CLARION (Italy) R.I.P. (Requiescant in pace) /Banco/ (4:57)
02. NOVA MALA' STRANA (Italy) Luglio,agosto, settembre (nero) /Area/ (4:23)
03. TRAMA (Italy) Profumo di colla bianca /Locanda delle Fate/ (6:40)
04. MARCO MASONI (Italy) Medley: Areknames / Fenomenologia / Plancton / Tao / Meccanica /Battiato/ (7:44)
05. ASTRAL WEEKS (Italy) Molto lontano (a colori) /Le Stelle di Mario Schifano/ (4:18)
06. ATON'S (Italy) Canzone per un'amica /Guccini - Nomadi/ (4:08)
07. ENDLICH ALLEIN (Italy) Il duomo di notte /Fortis/ (4:48)
08. INTERFACE (Japan) Canto del capro /Cervello/ (6:37)
09. ICONAE (Italy) U.F.D.E.M. /Jacula/ (5:36)
10. ALTERA (Italy) Prologo /Quella vecchia locanda/ (6:00)
11. MAD CRAYON (Italy) Sotto i ponti /Pierrot Lunaire/ (6:38)
12. MASSIMO MAZZEO (Italy) Vecchie notti distese sulla spuma del mare /Portici/ (2:08)
CD 3
01. ALGEBRA (Italy) Felona e Sorona /Le Orme/ (13:12)
02. MOUSE (Italy) Zarathustra /Museo Rosenbach/ (8:25)
03. AUDIO (Italy) Sguardo verso il cielo /Le Orme/ (4:28)
04. STRANGE NEW TOYS (USA) Snip-Snap /Goblin/ (3:20)
05. THE ANCIENT VEIL (Italy) Gioco di bimba /Le Orme/ (3:08)
06. MYROS (Italy) Suoni /I Nomadi/ (3:36)
07. ITALIAN ROCK SESSION BAND (Japan) Concerto grosso n°2 - 1°tempo: vivace /New Trolls/ (2:54)
08. ITALIAN ROCK SESSION BAND (Japan) Primo incontro /Il Balletto di Bronzo/ (6:40)
09. GERARD (Japan) La conquista della posizione eretta /Banco del Mutuo Soccorso/ (8:23)
10. ARS NOVA (Japan) Epilogo /Il Balletto di Bronzo/ (6:20)
11. FINNEUS GAUGE (USA) Sconcerto /Il baricentro/ (4:50)
12. LODOVICO ELLENA (Italy) La realtà non esiste /Claudio Rocchi/ (2:03)
CD 4
01. BLONDIE FOX (Italy) Neve calda /Il Balletto di Bronzo/ (2:45)
02. NOTTURNO CONCERTANTE (Italy) Coffee song /Acqua fragile/ (4:09)
03. TMA (Italy) Il mercato degli dei /Battiato/ (4:48)
04. BEGGAR'S FARM (Italy) Dove... Quando... /PFM/ (3:22)
05. 3VEL (Italy) Akua /Il Baricentro/ (5:32)
06. PAGE (USA) PFM medley: Mr. 9'till 5 / Four holes in the ground / Grazie davvero /PFM/ (6:08)
07. PHIL BEANE (USA) Via Lumière /PFM/ (7:02)
08. EFTUS (Italy) Favole antiche /Celeste/ (10:18)
09. DREAM TOYS (Italy) Nel cuore nell'anima /Equipe 84/ (3:10)
10. MINDFLOWER (Italy) Non chiudere a chiave le stelle /Locanda delle fate/ (4:44)
11. SEQUENZA PRINCIPALE (Italy) Genealogia /Perigeo/ (5:13)
12. FRANCO SERENA (Italy) E' un giorno caldo, triste e fiacco /Le Nuvole di Paglia/ (3:38)
13. H2O (Italy) C'è un paese al mondo /Maxophone/ (10:58)
14. MOONGARDEN (Italy) There will be time /Osanna/ (4:30)


LINK
                                 
 
PFM - 1972 - Impressioni Di Settembre

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails