24 de dez de 2014

SYNERGY - “Eletronic Realizations For Rock Orchestra” - 1975


Muito bem, hoje dia 24 de dezembro, véspera do Natal, foi feito a mim um pedido a respeito deste álbum que agora com muito gosto, trago para o blog, o Synergy, com o álbum “Eletronic Realizations For Rock Orchestra”, lançado em 1975.

Sou obrigado a confessar que este pedido feito por um internauta, o “Eustáquio”, transformou-se em um presente de Natal para mim, pois não conhecia este fantástico projeto que teve início na segunda metade da década de setenta, portanto nada mais justo do que agora eu dividi-lo com todos os amigos e frequentadores deste espaço.

O Synergy é um projeto de música eletrônica de “Lawrence Roger 'Larry' Fast”, um americano de New Jersey, formado em História, Ciências da Computação, estudioso de piano e violino e que por obra do destino, acabou por ter um encontro mágico com Rick Wakeman que o possibilitou a trabalhar com o Yes, mais precisamente na produção musical de “Tales From Topographic Oceans”, vejam vocês.

O cidadão com um currículo como este já chega marcando presença e isto está latente neste álbum de estreia, pois como é um trabalho solitário, tanto na composição dos arranjos, bem como em sua execução, que um é primor, o credencia a estar a lado a lado com grandes nomes da música eletrônica em total pé de igualdade.

A música eletrônica não é de fácil aceitação, pois exige do ouvinte um apurado senso musical, portanto fica difícil a tarefa de fazê-la compreensível e esta capacidade no mundo da música ficou restrita a poucos músicos e bandas, como o Tangerine Dream, Vangelis, Jean Michel Jarre, Fonya e alguns outros e agora para mim o Synergy também.

Para os amantes da música instrumental eletrônica e dos sintetizadores, este álbum está perfeito, pois há uma avalanche de sintetizadores que se entrelaçam em rebuscados enredos futuristas espaciais, criando a atmosfera e o cenário perfeito para se viajar sem sair do lugar, levando-se em conta que são músicas absolutamente agradáveis de escutar e que poderiam figurar como trilha sonora de qualquer filme de ficção científica.

Não vou me atrever a fazer comentários mais profundos sobre este trabalho, pois além de não conhecer o músico com propriedade, escutei apenas umas duas ou três vezes este álbum que aparentemente mostra-se muito consistente, com sofisticados e complexos arranjos muito bem estruturados, portanto apenas como mais um divulgador deste trabalho que tem um transito muito grande na blogosfera, convido a todos a escutar este álbum que tem tudo para agradar a gregos e troianos.


ALTAMENTE RECOMENDADO!!!!


Musicians
Larry Fast -  synthesizer, electronics, moog

Tracks:
01. Legacy (10:10)
02. Slaughter on Tenth Avenue (11:50)
03. Synergy (5:28)
04. Relay Breakdown (6:24)
05. Warriors (12:51)









FELIZ NATAL - 2014

12 de dez de 2014

GENESIS - "World Tour - Chicago" - 1977

Ultimamente tenho escutado os álbuns “A Trick Of The Tail” e “Wind & Wuthering”, sabe-se lá o porquê, mas isto é um fato e acabou por me colocar em contato com um bootleg da "World Tour" no ano de 1977 do Genesis, realizada mais precisamente na cidade de Chicago, USA  trazendo várias músicas destes dois álbuns.

Até ai, nada de mais e, para piorar, não tem Peter Gabriel, só que, até este momento o comportamento da banda ainda era fiel ao espírito do grupo e convenhamos que os dois álbuns citados acima, são muito bons (pelo menos, para mim) e as músicas da “Era Gabriel”, foram executadas com extrema dignidade e respeito.

Tendo em vista que interpretar uma música como, “Supper’s Ready” não é uma tarefa para qualquer “Zé Mané” e levando-se em conta o elevado grau de dificuldade desta música, até que Phil Collins não se saiu mal e com certo patriotismo “Genesiano”, mandou muito bem no vocal e em sua bateria, bravamente acompanhado de outro nome de expressão do mundo da percussão, Chester Thompson.

Esse show também é para mim é um espelho e uma forte lembrança, a rigor memorável das duas apresentações do Genesis, no Brasil, neste mesmo ano, onde tive o privilégio de assistir no Maracanãnzinho, RJ, com direito a música de primeiríssima qualidade e muita pirotecnia (bonecos infláveis, luzes, projetores de raio lazer e tudo mais....) com um “set-list” de músicas muito similar a deste bootleg.

Pessoalmente, gostaria de ver nos vocais, Peter Gabriel que além de ter uma voz incomparável, certamente daria também um show de teatro ao interpretar suas músicas, entretanto, cabe ressaltar que um show daquela magnitude no Brasil, era tudo de bom, algo tão distante, até mesmo inimaginável, apresentado com recursos tecnológicos aquém da nossa realidade que foram disponibilizados para uma plateia ávida, literalmente faminta por assistir um show de verdade, a rigor,  um “Concerto”.

Todos os músicos que passaram pela banda e não foram muitos, tinham e com certeza ainda têm uma característica em comum, a de serem “excelente músicos” e por conta disto, mesmo sem presença de Peter Gabriel, foi possível manter uma sinergia muito intensa entre a banda e a plateia.

Apesar da acústica do Maracanãnzinho não ajudar muito, lembro que a vibração da música, associada às técnicas de iluminação empregadas, botava qualquer um em transe, sem a necessidade do uso de qualquer agente químico externo, sendo causado apenas pela incrível sensação de bem estar que aquelas músicas provocavam.

Algo marcante desse show que ainda é muito vivo em minhas memórias, é solo de guitarra de Steve Hackett na música, “In that quiet earth”, acompanhada de um canhão de raio lazer que ficava pipocando na cobertura do Maracanãnzinho produzindo um efeito incrível.


O show de Chicago é praticamente o mesmo dos shows do Rio e de São Paulo, que inclusive já foram disponibilizados aqui no blog há algum tempo atrás, portanto, fica o convite a todos, para mais uma vez se deliciarem com a música do Genesis.


ALTAMENTE RECOMENDADO!!!!

Genesis:
Tony Banks
Steve Hackett
Mike Rutherford
Phil Collins
Chester Thompson

Tracks:
01 - Intro
02 - Squonk
03 - One For The Vine
04 - Robbery, Assault And Battery
05 - Your Own Special Way
06 - Firth Of Fifth
07 - Carpet Crawlers
08 - In That Quiet Earth
09 - Afterglow
10 - I Know What I Like
11 - Intro
12 - Eleventh Earl Of Mar
13 - Supper's Ready
14 - Dance On A Volcano
15 - Los Endos
16 - The Lamb Lies Down On Broadway
17 - The Musical Box

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails