2 de out. de 2013

MIKE OLDFIELD - "Crises - 30th Anniversary Edition" - 2013

Em julho de 2010, eu já havia postado o álbum “Crises” de 1983 e agora que ele está completando trinta anos de lançamento, nada mais justo do que reverenciá-lo novamente, pois se trata de uma das diversas obras de arte produzidas pelo multi-instrumentista, Mike Oldfield.

Nesta edição comemorativa dos trinta anos, além de uma nova mixagem, versões acústicas, versões remix e  uma gravação feita em julho de 1983, nunca publicada no "Wembley Arena" foram agregadas neste cd, agora duplo e complementado com um belíssimo encarte muito bem ilustrado, ou seja, o que já era muito bom no passado, ficou ainda muito melhor agora.

Na primeira resenha que fiz em 2010 eu comentava o seguinte:

O multi-instrumentista Mike Oldfield, super astro da cena progressiva, corajosamente em 1983 nos presenteia com o álbum "Crises" ainda no formato dos antigos vinis (LP) com uma suíte que ocupava um lado inteiro do disco com pouco mais de vinte minutos, o que para os amantes do gênero era o máximo.

Quando disse "corajosamente", não foi ironia, pois se levarmos em conta que a época não era mais favorável a este tipo de extravagância com músicas de longa duração e etc. e tal, entretanto, Mike Oldfield simplesmente ignorou as tendências que se instalavam naquela década (mas isso é para quem pode).

As rádios FM's e principalmente as gravadoras começavam a ditar regras absurdas que influenciavam diretamente o poder de criação dos compositores em detrimento de questões puramente mercantilistas e comerciais, descaracterizando por completo a essência e a forma de compor e tocar de várias bandas e artistas isolados que em muitos casos sucumbiram a estas doutrinas terminando suas carreiras em um completo ostracismo.

O mais importante é que Mike Oldfield com seu talento emplacou mais um super álbum, extremamente conceituado pelo público e pela crítica, que mais uma vez, tiveram que se curvar e aplaudir de pé, a mais uma pérola musical deste gênio.

Mas não foi por menos, pois ele contou com a presença de músicos ilustres como Simon Philips, Antohony Philips, Jon Anderson, Roger Chapman e outros para abrilhantar ainda mais a belíssima produção deste álbum. 

A faixa título "Crises" é absolutamente fantástica com seus vinte e poucos minutos de duração, lembrando em algumas passagens instrumentais o legendário álbum "Tubular Bells", que foi produzido 10 anos antes deste, mas sempre soando como música atual.

As demais músicas que complementam este álbum são belíssimas e estão recheadas de músicos convidados que se encaixaram perfeitamente ao estilo eclético de compor e produzir de Mike Oldfield, dando até a impressão que foram feitas sob medida, principalmente em "Moonlight Shadow", "In High Places" e "Shadow on the Wall", o que de forma alguma tira o brilho deste magnífico álbum.

Agora, três anos depois, eu não mudo uma linha sequer do que já havia dito e mais uma vez, sem qualquer alternativa, recomendo a audição desta obra de arte da música, fruto do gênio inventivo de um dos maiores multi-instrumentista de todos os tempos, senão o maior, Mike Oldfield.

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!!

Musicians:
Mike Oldfield / guitars, basses, drums, percussion, harp, bells, keyboards, synths, mandoline, shaker, banjo, tambourine, vocals 
Jon Anderson / vocals (3)
Roger Chapman / vocals (6)
Rick Fenn / guitar (1)
Pierre Moerlen / vibraphone (3)
Anthony Phillips / guitars (1-6)
Simon Phillips / drums, percussion
Maggie Reilly / vocals (2-4)
Phil Spalding / bass (1-2)


CRISES:
CD 01 - The original album remastered:
1. Crises
2. Moonlight Shadow
3. In High Places
4. Foreign Affair
5. Taurus 3
6. Shadow on the Wall
Bonus tracks:
7. Moonlight Shadow (unplugged mix)
8. Shadow on the Wall (unplugged mix)
Mixed by Mike Oldfield in May 2013 – Previously unreleased
9. Mistake
A-side of single – Released in August 1982
Also featured on the American release of “Crises”
10. Crime of Passion (extended version)
11. Jungle Gardenia
A & B-sides of single – Released in January 1984
12. Moonlight Shadow (12-inch single version)
A-side of 12 inch single - Released in May 1983
13. Shadow on the Wall (12-inch single version)
A-side of 12 inch single – Released in September 1983

“Crises” – The album
Recorded between November 1982 and April 1983 in Denham, England
Produced by Mike Oldfield and Simon Phillips
Engineered by Nigel Luby
Cover painting by Terry Ilott


CD 02 - Live at Wembley Arena 1983 Crises Tour (previously unreleased)
1. Taurus I
2. Taurus II
3. Crises
4. Moonlight Shadow
5. Shadow on the Wall
6. Family Man

Recorded at Wembley Arena, London on 22nd July 1983 by The Manor Mobile Unit
“Taurus I”, “Crises” and “Family Man” mixed at The Manor Studio, Oxfordshire in August 1983 - Edited by Ben Wiseman and Mark Powell at The Audio Archiving Company, London in May 2013
“Taurus II”, “Moonlight Shadow” and “Shadow on the Wall” mixed by Ben Wiseman and Mark Powell at The Audio Archiving Company, London in May 2013


2 comentários:

  1. Fala aí, Gustavo. Como é que andas?
    Belo post, meu velho.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Java,

    To igual a cachorro correndo atrás do rabo...... sem tempo para nada.... mal to conseguindo postar......

    Mas tenho acompanhado os acontecimento no VALVULADO e se por um lado estou muito feliz por estarem bombando por lá, pois o que estão fazendo é excelente, por outro lado, fico muito chateado em ver que ainda tem gente que não entendeu o significado do nosso trabalho e usa as linhas de comentários para extravasar os recalques e desavenças pessoais.....

    Mas isso faz parte e temos a obrigação de driblar estas dificuldades e seguir em frente.....

    Um forte abraço,

    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails