8 de jan. de 2013

PINK FLOYD - "Good Morning Folks" - 1970

Primeira resenha do ano tem que começar com um bom dia para quem é de bom dia, boa noite para quem é de boa noite, Saravá para quem é de Saravá, Shalom para quem é de Shalom, Aleluia para quem é de Aleluia, Amém para quem é de Amém e para todos os afins religiosos e raciais, que 2013, “o ano da mudança”, possa ser realmente fantástico para todos. 

Então, vamo que vamo, que o Pink Floyd tá vindo ai gente!!!! Calma!!! Não é uma Turnê da banda pelo Brasil. É apenas mais um magnífico bootleg, intitulado “Good Morning Folks”, para deliciar nossos jurássicos e exigentes ouvidos com músicas imortalizadas pela história do rock. 

O ano da gravação é o de 1970 (tão jurássico quanto nós, não???) e as músicas são de uma época em que a banda primava em ser o mais visceral possível, dependendo apenas dos seus notáveis cérebros musicais e de toda a emoção que era transferida para seus instrumentos musicais, deixando de lado qualquer tipo de apoio pirotécnico ou visual, pois o show eram eles próprios. 

A banda como um todo era e ainda é genial, mesmo com todos os problemas que passaram ao longo destas quatro décadas de brigas e desentendimentos e todos que por lá passaram, eram individualmente gênios, não da física ou da medicina, mas da música e das artes, pois cada um sem exceção, deu sua contribuição de forma pragmática, sem misticismos ou vaidades, apenas doando suas almas em nome da música. 


To certo que o Sid Barrett deu uma despirocada geral, mas não foi por conta do sucesso que fazia e sim por conta das drogas que consumiram e fritaram o seu cérebro que era tão genial ou mais que os demais companheiros de banda, sem dúvidas uma lástima e uma perda irreparável para o mundo da música. 

Eu não canso de repetir que fazer música na década de setenta, era uma tarefa titânica, o que não permitia dar espaço ao surgimento de aventureiros, pois no terceiro acorde, já estaria morto e enterrado, portanto, inteligência, criatividade e talento em doses cavalares, eram os ingredientes básicos para se criar e executar as músicas que como imãs, nos atraem até hoje. 

Isto tudo, sem o uso de equipamentos de ultima geração, digitais e inteligentes, que acabam por substituir a capacidade e a inteligência humana, por chips com trilhões de micro-circuitos que tudo simulam e então, com apenas um dedo e um “arpegiato” em modo “on”, temos uma orquestra inteira encantando multidões e se usarmos mais um ou dois dedos para executar um medíocre acorde, a catarse e a admiração coletiva estará completa, pois é exatamente o que faço, quando vai alguma visita em minha casa e perguntam sobre o que um simples teclado caseiro da Yamaha faz. 

O pior de tudo é que as pessoas saem com a impressão que eu sei tocar alguma coisa (só rindo), pois a tecnologia empregada em um equipamento como este é tão grande, que engana mesmo, por isso, reverenciar e comemorar a existência de um Sid Barrett (in memorian), Rick Wright (in memorian), David Gilmour, Roger Waters e o Nick Mason, antes mesmo de ser um prazer, é uma obrigação minha como consumidor e adorador da música do Pink Floyd, que em sua maior parte valeu-se de equipamentos analógicos e do talento de seus criadores. 

Comentar as músicas de “Good Morning Folks” é chover no molhado, então eu apenas farei menção às músicas, "Pink Blues" e "Biding My Time (Part II)" que se não me engano, não figuram nos álbuns de estúdio, apenas aparecendo eventualmente nos shows e logicamente a música “Atom Heart of Mother” que mesmo sem o aparato de um coro e a orquestra de metais continua me cativando a cada audição. 

ALTAMENTE RECOMENDADO !!!!

Pink Floyd:
Rick Wright 
David Gilmour,
Roger Waters
Nick Mason

Tracks:
01 - Astronomy Domine
02 - Fat Old Sun
03 - Atom Heart Mother
04 - Cymbaline
05 - Embryo
06 - Biding My Time (Part II)
07 - Pink Blues



16 comentários:

  1. Po cara eu curti demais seu blog, tem muita materia interessante.

    Parabéns pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vagner,

      Obrigado pelas palavras......

      Volte sempre!!!

      Abraços,


      Gustavo

      Excluir
    2. eu add vc no facebook, depois irei trocar umas ideia com vc.
      ate coloquei sua pagina como favorita rsrsrsrsrs

      abraço

      Excluir
    3. Blz meu irmão.... seja bem vindo à tropa.....

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  2. O Vagner tem grande potencial para ser mais um da turma do funil!!!!!!!!!!!!!!

    The Ancient

    ResponderExcluir
  3. Gosto de fazer caminhada ouvindo música. De vez em quando seus posts me acompanham pelas ruas da cidade. Amanhã devo ouvir mais este bootleg do Floyd. Parabéns e obrigado! Fabiano / Diamantina (MG).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha Fabiano...... Duas grandes atividades..... Caminhar e escutar música.....

      Obrigado pelas palavras.....

      Volte sempre!!!!


      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  4. Olha aí Mano Véio......Não é que a turma do funil ta aumentando????????????

    Eu acho que esse ano a gente vai bombar!!!!!

    Sejam todos bem vindos ao buteco mais simpático da net!!!

    The Ancient

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlão,

      Quanto mais gente dando pitaco melhor......

      Se acontecer, vai ser muito legal e produtivo para todos nós.....

      Deus te ouça.....

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  5. Fala Gustavo! Mais uma bela postagem e este álbum vai também fazer parte de minha jornada, com fones no ouvido sempre que possível ou som nas caixas quando permitido. Também estou nesse eixo RJ-SP. Sou do Rio e trabalho em SP de seg a sex, mas bóra em frente, que a música alivia a saudade e este álbum trará boas lembranças de uma época em que se produzia música.
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano,

      Comigo as coisas estão um pouco invertidas, pois eu tb sou do Rio, mas moro em SP a uns 25 anos e de dois anos para cá, fui transferido de volta ao RJ, o que em alguns momentos é um transtorno, mas vamos em frente.....

      Esse álbum é bem visceral.... um dos melhores que já achei pela net.....

      Obrigado pelas palavras....

      Grande abraço,

      Gustavo

      Excluir
  6. Ricardo Muito Prazer!!!!!!!!!!!!! eu sou o Garçon do Buteco do Mano Véio!!!!!!!!!!!! qual é a sua pedida??????? Aqui só servimos o que tem de melhor!!!!!

    The Ancient

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu velho,

      Você é o "maitre" e eu sou o garçon, pois quem serve a cachaça sou eu..... hahahaha

      Abração,

      Gustavo

      Excluir
  7. Fala Ancient! Muito obrigado pela gentileza. Trilho os caminhos buscando tesouros enterrados, aprendendo e quando posso contribuo também. Tenho interagido bastante com Dead, aquele lobo doido do Som Mutante, também com Lu, sempre meiga e gentil do Progvintage, que fazem parte da minha caminhada. Aqui pelas Ondas da Net, também somos bem recebidos e Gustavo está de parabéns pela qualidade das postagens. Mas é isso aí, bóra encher a cara de música da boa, que é muito mais saudável. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano,

      Aqui a casa é de todos.... e todos são sempre muito bem vindos por mim e pelos amigos de "copo virtual", portanto, sinta-se a vontade.....

      Todos que você citou (Ancient, Luciana e o doido do Dead) eu guardo a maior estima, carinho e respeito, pois é com eles que eu aprendo todos os dias....

      Mais uma vez abrigado pelas palavras.....

      Abração,

      Gustavo

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails