23 de mai. de 2012

BY THE POUND - "Vídeos do Rio Prog Festival" - 2012

Eu já havia feito uma resenha sobre esta apresentação feita pelo “By The Pound” no “Rio Prog Festival” em março deste ano, mas hoje fui surpreendido com a divulgação de alguns vídeos da apresentação no Facebook, o que logicamente transformaram-se em um estímulo a voltar a escrever sobre o assunto e o que vai permitir eu me redimir de qualquer injustiça em relação à resenha anterior. 

Uma delas é o fato de eu não ter mencionado a execução da música, “Fontain of Salmacis”, que é uma das melhores e mais difíceis músicas do Genesis, apresentada agora na integra em um dos vídeos disponibilizados. 

Estes vídeos facilmente vão fazer entender, o que foi estar lá e assistir aqueles seis jovens músicos interpretando as músicas da fase mais complexa da carreira do Genesis em companhia de sua perversa “Cynthia Jane de Blaise-William”, reencarnada por Alessandra Carneiro fazendo o link entre as músicas. 

Por diversas vezes eu já havia afirmado aqui no blog que a música, “Supper’s Ready”, está acima do bem e do mal, indo além do próprio Genesis e quando tive a oportunidade de assisti-la mais uma vez, pois quando o Genesis esteve no Brasil em 1977, eu estive presente nas duas apresentações aqui no Rio de Janeiro e algumas décadas depois, executada pelo “By The Pound”, esse sentimento foi confirmado e por outro lado, foi muito gratificante ver a coragem e a maturidade profissional da banda, em encarar sem medos, a suíte “Supper’s Ready”, pois não é uma tarefa para qualquer um.


Assistindo os vídeos com calma e sem a pressão e a emoção de estar no show, eu já havia comentado na resenha anterior que eles tinham ido muito além de estar fazendo um “cover” e agora com muita tranquilidade eu posso confirmar meu sentimento inicial e afirmar que eles não são uma “banda cover”, mas sim, uma “Trupe Teatral” que soube representar com grande fidelidade e teatralidade, um dos momentos mais importantes da história do rock. 

O melhor de tudo isso, é saber que aqui no Brasil, ainda tem gente com muito talento, disposta a apresentar uma música de qualidade, independente do estilo e do idioma, pois o cenário musical dentro e fora do nosso País é deprimente, pois vive uma crise generalizada de falta de criatividade, associada a uma indústria fonográfica acéfala, que só sabe produzir música de fácil consumo, digestão e esquecimento, para logo em seguida, poder empurrar qualquer outra nova porcaria, portanto, estar mais uma vez escrevendo sobre este grupo, além de ser um prazer, é uma obrigação. 

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!!

By The Pound:
Ricardo Righi (ator, vocal e percussão)
André Boechat (teclados e backing vocal)
Davi Kacowicz (baixo, violão de 12 cordas, guitarra, bass pedal e backing vocal)
Yuri Lopes (guitarra solo e violão de 12 cordas)
Hique Guerra (flauta transversal)
Guilherme Lacerda (bateria, percussão, violão e backing vocal)
Alessandra Carneiro (atriz, maquiagem e figurino)


Trecho da resenha anterior sobre a música "Watcher of the Skies":

"Inteligentemente abriram o show com a música,“Watcher of The Skies” que é carregada por um forte apelo emocional e talvez seja uma das mais teatrais do Genesis, executada com uma precisão cirúrgica, principalmente por conta do tecladista, André Boechat que foi perfeito em sua atuação na introdução da música, levando ao delírio a todos os presentes, pois naquele momento, de olhos fechados, para mim, era o Genesis que estava lá, dada a fidelidade da execução e do acerto no timbre do órgão." 

"Watcher of the Skies"

"Fountain of Salmacis"


"Supper's Ready - pt1"

"Supper's Ready - pt2"

"Supper's Ready - pt3"

6 comentários:

  1. Gustavo,
    Agradeço muito pela força dada a banda. Esses meninos são meu maior orgulho! Acompanho esse projeto bem de perto há anos e sou um tanto suspeita pra falar deles. Cada um tem seu talento. E que talento!!! Músicos e atores profissionais além de historiadores, um ecologista e um engenheiro fazem parte deste grande e talentoso projeto.
    O By The Pound se formou no começo de 2010 a partir de um grande sonho idealizado pelo André Boechat em fazer um cover condizente ao que era o Genesis entre os anos de 1970 e 1975 com todos os aparatos, a magia e psicodelia que o rondava.
    A banda deu seus primeiros passos após o fim da antiga Gare de Perpinhão que era formada pelo Davi Aroeira, André Boechat (meu grande amor, ídolo e alma da banda!) e Rodrigo Pimenta, guitarrista da primeira formação que mudou-se para Bélgica após o primeiro show oficial da banda.
    Desde então, a banda passou por diversos momentos de criatividade plena fazendo com que perfomances e fantasias fizessem parte principal das apresentações. Já tive a honra de fotografá-los por diversas vezes e posso te dizer que foram momentos de grande inspiração, fotos lindas saíram de diversos tipos de máquinas e ângulos. Desde fotos analógicas até o modernismo digital.
    Infelizmente, não tive a oportunidade de estar nesse show do Rio Prog Festival mas com certeza meu coração e todas as energias positivas estavam me representando neste momento. Felizes dos cariocas que puderam assistir de perto a esse lindo espetáculo intitulado de Era - Do Apocalypse ao 9/8!

    Mais uma vez agredeço a força dada ao By The Pound e saiba que o Progrockvintage se sente muito honrado pela parceria firmada com seu blog há um tempo atrás. Inclusive, como toda boa tiete, tenho em meu acervo alguns materiais da banda se for de seu interesse.

    Um grande abraço,

    Luciana Aun
    www.progrockvintage.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana,
      Em primeiríssimo lugar, foi muito bom ver que você voltou à ativa com força total no “Prog Rock Vintage”, postando aquelas “perolas” mais obscuras do rock progressivo dos anos setenta, muito bom mesmo.

      Quanto ao “By the Pound”, se alguém tem algo a agradecer, este alguém sou eu, pois posso afirmar que foi extremamente gratificante ter ido ao show e ver músicos tão jovens, se expondo, interpretando peças dificílimas de serem executadas, e com um grau altíssimo de fidelidade em relação aos originais, deixando aquele palco muito pequeno para abrigar todo o talento que os seus “meninos” doaram para aquela apresentação e para a Cidade do Rio de Janeiro.

      A parte instrumental do grupo é simplesmente impecável e o “pulo do gato” da banda, foi o fato de Ricardo Righi, não ter tentado imitar a voz de Peter Gabriel, apenas usando sua própria voz, mas buscando a teatralidade associada às fantasias e adereços que Peter Gabriel usava naquela época, portanto Luciana, é até um sacrilégio falar em “Banda Cover”, acho mais adequado, “Trupe Teatral”.

      Luciana, você que os acompanha bem de perto e sabe muito bem das dificuldades que rondam este tipo de projeto, deveria usar a força de seu blog para impulsionar ainda mais a penetração deles nas diversas redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, Blogger, Wordpress e tantas outras) que hoje em dia estão entrelaçadas e com um alcance inimaginável, pois tenha fé que você não é “suspeita” para falar sobre este assunto, você é uma “perita”, pois está junto ao grupo desde seu início.

      Eu já havia dito anteriormente para o Ricardo e para o André que o blog “Nas Ondas da Net” está de portas abertas para o grupo no que for necessário para ajudar a difundir e divulgar o trabalho do “By the Pound”, lembrando que, eu sou apenas um amante da boa música e fã da banda e, por favor, considere-se incluída também para o que for preciso.

      Se você tem mais material da banda, é lógico que eu tenho todo o interesse em conhecer.

      Luciana, eu também me sinto muito honrado em ter esta parceria e para você ter uma ideia da força e penetração que o seu “Prog Rock Vintage” tem, a estatística interna do Blogger aponta o seu blog como o maior direcionador de internautas para o meu blog, disparado dos demais, ou seja, você tem muito mais chance de projetar o “By the Pound” do que eu ou de qualquer outro blog, pense nisto.

      Abraços,

      Gustavo,
      Nas Ondas Da Net

      Excluir
  2. Gustavo e Luciana, velhos e novos parceiros, se puder contribuir com algo estamos por ai.

    Abração amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mr. Gardem,

      Toda ajuda é sempre muito bem vinda.

      Valeu mesmo!!!!

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  3. Gustavo,

    Quando passar por BH não deixe de nos visitar. Seria uma ótima você poder conhecer a banda, ir aos ensaios e ver de perto como funciona a estrutura que envolve esse projeto.
    No começo de junho, o By The Pound fará sua segunda apresentação no Camping Rock com mesmo show feito no Rio. Esse festival que já está na sua 15° edição é realizado durante o feriado de Corpus Christi e já contou com nomes de muito peso no cenário brasileiro. Bnadas como Violeta de Outono, Quaterna Réquiem, Casa das Máquinas, Cálix, dentre outras já se apresentaram nesse excêntrico festival. Esse ano, além do By The Pound, teremos nomes de peso como Fábio Golfetti (Gong) e Sergio Hinds (Terço). Se você puder vir, será um prazer recebê-lo.

    Vou te mandar algumas fotos feitas por mim dentro de alguns dias.

    Um abraço e muito sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana,

      Nossa, seria fantástico poder assistir a um ensaio da banda e como a empresa que eu trabalho tem uma filial em BH, acho que este encontro será possível, uma vez que alguns assuntos eu tenho que tratar nesta filial, portanto, vou ver como está a minha programação para BH e se for possível eu aviso, pois com certeza não vou perder esta oportunidade por nada.

      Quanto ao “Camping Rock”, eu gostaria muito de ir, para mais uma vez eu poder me emocionar com o trabalho da banda, mas como será em um feriado prolongado, eu já havia programado uma “micro-férias”, pois têm uns quatro anos que eu não sei o que é parar.

      De qualquer forma, o espaço do blog está à disposição para o que for necessário, tanto para divulgar este evento, bem como para depois divulgar a apresentação do “By the Pound” no “Camping Rock”, ou mesmo se você fizer a resenha no “Prog Rock Vintage”, eu coloco na íntegra sem o menor problema.

      Eu também quero aproveitar para agradecer o carinho e a atenção que vocês tem tido comigo aqui no blog e no Facebook, muito obrigado mesmo.

      Um grande abraço para você e a todos do “By the Pound”...

      Gustavo

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails