20 de mar. de 2012

RICK WAKEMAN - “Tribute to THE BEATLES” - 1997

É muito difícil não se render aos encantos da música que os Beatles fizeram, pois com a simplicidade dos gênios, tiveram a capacidade de transformar todo um conceito de música, que influenciou diversas gerações de fãs, bandas de rock e artistas que isoladamente em algum momento de suas carreiras homenagearam os Reis do Rock. 

Rick Wakeman foi mais um que não resistiu à tentação em interpretar alguns dos maiores e melhores sucessos dos Beatles, portanto, prestou o seu tributo com o álbum, “Tribute to THE BEATLES”, lançado em 1997, aonde com sua visão futurista que vai além do alcance humano, deu a sua versão para onze músicas que de alguma forma até hoje nos acompanham,  pois ele, assim como os Beatles, é um gênio no que faz. 

É certo que pegar o que já é muito bom e produzir alguma coisa em cima, não é grande vantagem, mas como era de se esperar, Rick Wakeman não executou as músicas tal qual foram criadas, pois simplesmente ele criou novos arranjos, dando uma atmosfera um tanto setentista às músicas, que em alguns momentos nos faz esquecer as suas versões originais, mas não chega a ser um sacrilégio o que se escuta. 

Vale destacar algumas delas, como, “Norwegian Wood” que está uma delícia de se escutar pelo dinamismo de sua execução e outra que merece atenção também é “You've Got To Hide Your Love Away” que nas mão de Rick Wakeman mais parece uma sinfonia, levando-se em conta que o mago dos teclados literalmente “viajou na maionese” quando criou este arranjo e eu junto quando a escutei. 

“The Fool On The Hill” que originariamente tem um drama embutido em sua composição, pela sensibilidade de Rick Wakeman, esta carregada com uma dramaticidade maior ainda, o que torna seu envolvimento inevitável para quem a escuta. 

“Eleanor Rigby” é um passaporte para uma rápida viagem, pois ganhou feições progressivas com Rick Wakeman fazendo o que mais gosta de fazer, que é passear pelos teclados, indo da primeira a última oitava sem medir conseqüências, deixando que seu instinto fale mais alto do que a razão, tornando simplesmente fantástica esta versão sinfônica da música. 

Para mim a grande surpresa foi “Help”, que originariamente soa com o um grito de guerra, na versão do mestre, é tocada de modo funebre e solene, como se o “grito” não tivesse sido escutado, mas que de toda forma tem seus encantos e provavelmente foi o que Rick Wakeman sentiu e assim quis transmitir, assim eu suponho. 

As demais músicas também levaram a marca do seu interprete e sofreram algumas transformações muito interessantes e inovadoras que deram um novo sentido para estas canções que como já havia dito, fizeram ou ainda fazem parte da trilha sonora das nossas vidas. 

Eu até posso entender que os mais ou menos "Xiitas pró-Beatles" já devem talvez ter “quebrado o pau” em cima deste álbum por inúmeras razões, mas não posso deixar de registrar que mais uma vez, Rick Wakeman quebrou preconceitos, surpreendeu agindo livremente,  deixou fluir toda a sua inspiração para corajosamente intervir em músicas que levam em sua criação o sangue azul dos quatro besouros de Liverpool que revolucionaram o mundo, portanto, o álbum é extremamente recomendável, pois ao contrário de um duelo de Titãs, o que se escuta é fruto da união deles.

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!!

Musicians:
Rick Wakeman / keyboards, synthesizers
Phil Laughlin / bass
Stuart Swaney / percussion programming
Fraser Thorneycroft-Smith / guitar


Tracks:
01- Norwegian Wood - 5:48
02- You've Got To Hide Your Love Away - 7:19
03- The Fool On The Hill - 5:13
04- Eleanor Rigby - 7:58
05- Come Together - 4:12
06- While My Guitar Gently Weeps - 6:01
07- We Can Work It Out - 3:52
08- The Help Trilogy - 4:43
09- Things We Said Today - 3:51
10- Blackbird - 2:15
11- She's Leaving Home 5:12



"Eleanor Rigby - Live Version"

"Blackbird"

"While My Guitar Gently Weeps"

3 comentários:

  1. Desculpe a pergunta, mas como faço para baixar o arquivo? Quando clico para o dowloado o que baixa é um arquivo com sufixo "exe"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro espaço indicando o download é propaganda do do Sendspace...

      Favor clicar em "Click here to start download from sendspace" que aparece logo abaixo....

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  2. Vou às lágrimas com a belíssima interpretação de while my
    Guitar gently Weeps.Grande disco.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails