4 de ago de 2011

V. A. - "BEST PROG ROCK ALBUM IN THE WORLD... EVER" - 2003

Está chegando mais um frio final de semana, pelo menos para aqueles que vivem na região sul e parte do sudeste e muita gente vai botar o pé de borracha na estrada, portanto, uma boa oportunidade para escutar um bom rock progressivo, logicamente dentro dos limites de velocidade. 

Pensando nisto, lembrei que tinha uma compilação até que bem elaborada, chamada, “Best Prog Rock Album In The World... Ever”, feita em 2003, em três CDs, que fazem uma varredura nos diversos caminhos que rock porgressivo tomou. 

Obviamente falta muita banda que poderia ter sido considerada, mas por questões comerciais, realmente fica muito difícil administrar diversas gravadoras e empresários ao mesmo tempo, sem contar que acima de três cd’s, o produto fica muito caro e dificulta muito a sua comercialização.

Atomic Rooster
Eu particularmente senti a falta do Pink Floyd, Triumvirat, Eloy, Grobschintt e tantas outras bandas que poderiam estar agregados a esta coletânea que por sinal, tem um nome um tanto pomposo em relação ao seu conteúdo, mas como gosto é uma coisa muito íntima de cada um, vamos considerar com boa vontade este trabalho que pode agradar a muita gente, pois afinal diversos nomes de bandas e músicos de peso estão considerados, como o Yes, Camel, ELP, Focus, ELO e Jethro Tull, que são os nomes mais populares.

Notei que não houve uma preocupação específica quanto à seleção das músicas, bem como da sua ordenação dentro das três mídias, o que no fundo têm um lado positivo, pois dá uma mobilidade músical mais dinâmica com a salada mista que foi feita entre as músicas e as bandas. 

Greenslsde
Curiosamente o Deep Purple, que é uma banda que eu adoro, está aquí como uma banda progressiva, um tanto estranho, mas pode ser que por conta de Sir Jon Lord, que é um mestre dos teclados e principalmente dos orgãos Hammond, tenha confundido a cabeça de quem escolheu as bandas. 

Outro nome um tanto esquisito que faz parte desta coletânea, pois também não o considero progressivo, é o de Frank Zappa, pois sinceramente até hoje não consegui rotular o tipo de música que produz e a rigor nunca me identifiquei muito com ela, apesar de saber que ele tem uma imensa legião de fãs, mas que é estranho é. 

É claro que cada um, tem a sua lista de bandas e músicas preferidas e seria humanamente impossível atender a todos, porém esta compilação pode ser considerada como uma boa porta de entrada para quem não é familiarizado com este tipo de música, pois afinal são diversas bandas e músicos que podem dar uma boa noção do que é este mundo.

Musicians and Bands:
Anthony Phillips (with Mike Rutherford & Phil Collins) / Atomic Rooster / Ayers, Kevin (& The Whole World) / Barclay James Harvest / Be Bop Deluxe / Camel / Caravan / Colosseum / Curved Air / Deep Purple / Egg / Electric Light Orchestra / Emerson, Lake and Palmer / Frank Zappa / Focus / Genesis / Gentle Giant / Greenslade / Hatfield & The North / Hawkwind / Jethro Tull / Man / Manfred Mann's Earthband / Matching Mole/ Mike Oldfield / Peter Gabriel / Procol Harum / Rare Bird / Roxy Music / Steve Hackett / Steve Hillage / Van Der Graaf Generator / Yes

Tracks:
Disc: 1
01. Theme 1 (Van Der Graaf Generator)
02. Dancing With The Moonlit Knight (Genesis)
03. Roundabout (Yes)
04. Joybringer (Manfred Mann's Earthband)
05. Back Street Luv (Curved Air)
06. Silver Machine (Hawkwind)
07. Locomotive Breath (Jethro Tull)
08. Hocus Pocus (Focus)
09. Hoedown (Emerson, Lake and Palmer)
10. Tomorrow Night (Atomic Rooster)
11. Child In Time (Deep Purple)
12. Valentyne Suite (Colosseum)

Disc: 2
01. Here Comes The Flood (Peter Gabriel)
02. Tubular Bells (Part 1) (Edit) (Mike Oldfield)
03. Winter Wine (Caravan)
04. May I? (Kevin Ayers & The Whole World)
05. Sympathy (Rare Bird)
06. A Salty Dog (Procol Harum)
07. Mocking Bird (Barclay James Harvest)
08. Which Way The Wind Blows (Anthony Phillips with Mike Rutherford & Phil Collins)
09. Lucky Man (Emerson, Lake And Palmer)
10. In Every Dream Home A Heartache (Roxy Music)
11. 10538 Overture (Electric Light Orchestra)
12. Mumps (Hatfield & The North)

Disc: 3
01. Peaches En Regalia (Frank Zappa)
02. Rhayader (From The Snow Goose) (Camel)
03. Pantagruel's Nativity (Gentle Giant)
04. Germ Patrol (Egg)
05. O Caroline (Matching Mole)
06. Bedside Manners Are Extra (Greenslade)
07. Meditation Of The Snake (Steve Hillage)
08. Spectral Mornings (Steve Hackett)
09. Ships In The Night (Be Bop Deluxe)
10. Keep On Crinting (Man)
11. Plague Of Lighthouse Keepers (Van Der Graaf Generator)


LINK1
LINK2
"Yes - Roundabout"

"ELP - Lucky Man"

"Camel - Rhayader"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails