25 de mai de 2011

TANGERINE DREAM - "Book Of Dreams" - 1995

Esta compilação chamada de "Book Of Dreams" cobre de forma resumida, parte da obra do Tangerine Dream em um período entre 1970 a 1973 e outro período que vai de 1983 a 1988, chamados respectivamente de anos Pink e anos Blue.

A primeira fase é considerada como a fase psicodélica, pois elementos pinkfloydianos da era Barrett são encontrados nas músicas produzidas nesta fase, onde podemos destacar um álbum duplo de vinil, extremamente conceitual, chamado "Zeit", considerado como uma sinfonia espacial e uma outra boa referência desta nesna época, o álbum, "Alpha Centauri", que estiveram muito próximos do rock progressivo. 

Eu só não entendi porque a fase mais importante da banda que vai de 1974 a 1982, não foi considerada nesta compilação, pois ela é considerada como a mais criativa, onde álbuns consagrados como Stratosfear, Phaedra, Tangram, Force Majeure e Rubycon que são os que me lembro agora, pois tem mais, são altamente cultuados até hoje por terem uma beleza musical fora do comum.

A fase Blue, considerada por muitos como o inicio do fim, por ser o momento em que a banda, no caso leia-se, Edgar Froese, dá uma guinada no seu modo de compor, deixando de lado suas adoráveis e longas suítes, por musicas mais curtas e com uma sonoridade mais amigável, tornando-as mais aceitáveis e, portanto com uma aparência mais comercial, foi muito criticada pelos entendidos(????existe isso????).

Eu não concordo com essa teoria, tendo em vista, a genialidade de Edgar Froese, que simplesmente acompanhou a evolução dos tempos, pois ele é, sem dúvidas alguma, um musico de vanguarda e um visionário, que apenas adequou suas composições ao momento em que estava vivendo e justamente por isso que ele ainda está na ativa e tem um público cativo que sempre o acompanha.

Alguns álbuns desta fase como, "Le Parc", "Tyger" e "Green Desert" são boas referências deste momento e revelaram músicas belíssimas e muito agradáveis de escutar, que só aumentaram a sua imensa legião de fãs, pois neste momento ele se colocou muito mais próximo de seus antigos e novos seguidores.

Considero que "Book Of Dreams" independente de algumas falhas na escolha das músicas, deixando seu período mais fértil de fora e desfigurando algumas das escolhidas, pois foram encurtadas (aberrações do mundo fonográfico), é ainda uma ótima opção como porta de entrada para novos apreciadores a conhecer o mundo do Tangerine Dream.

ALTAMENTE RECOMENDADO!!! 

Musicians
Edgar Froese,
Conrad Schnitzler, 
Klaus Schulze, 
Chris Franke, 
Steve Schroyder, 
Peter Baumann, 
Johannes Schmoelling, 
Paul Haslinger, 
Udo Dennebourg, 
Roland Paulyck, 
Florian Fricke, 
Christian Vallbracht, 
Jochen von Grumbcow, 
Hans Joachim Brüne, 
Johannes Lücke, 
Robert Kastler, 
Clare Torry, 
Jocelyn 
Bernadette Smith

Tracks:
Disc One
01. Journey Through A Burning Brain (Remixed excerpt) (3:04)
02. Alpha Centauri (Remixed excerpt) (3:22)
03. Birth Of Liquid Plejades (Remixed excerpt) (4:48)
04. Zeit (Remixed excerpt) (3:35)
05. Fauni-Gena (Remixed excerpt) (4:02)
06. Wahn (Remixed excerpt) (3:24)
07. Green Desert (Remixed excerpt) (5:31)
08. Poland (Remixed excerpt) (9:22)
09. Barbakane (Remixed excerpt-The Smuggler) (6:00)
10. Barbakane (Remixed excerpt-Downtown Yam) (4:18)
11. Song Of The Whale, Part One: From Dawn... (Excerpt) (5:02)
12. Song Of The Whale, Part Two: ...To Dusk (Remixed excerpt) (5:58)
Disc Two
01. Alchemy Of The Heart (Excerpt) (8:45)
02. London (Remixed excerpt-The Dungeon Cry) (7:12)
03. London (Remixed excerpt-Rotten Row Patriot) (4:54)
04. Tyger (5:37)
05. Livemiles, Part One (The Albuquerque Concert) (Excerpt) (9:02)
06. Gaudi Park (Guell Garden Barcelona) (5:20)
07. Bois de Boulogne (Paris) (5:17)
08. Le Parc (L.A. - Streethawk) (3:21)
09. Yellowstone Park (Rocky Mountains) (6:10)

LINK
"Alpha Centauri"

"Le Parc (L.A. - Streethawk)"

"Green Desert"

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails