23 de mai. de 2011

PETER GABRIEL - “A New Perspective” - 1978

Peter Gabriel,  é uma das últimas lendas vivas do rock progressivo, pois já fez e passou por tudo nesta vida, então nada mais justo que abrir mais um pequeno espaço para ele e sua música.

Uma característica marcante de seu talento é a teatralidade que ele imprime em suas músicas, como se fosse um ator interpretando um personagem cantor, pois de costume em sua época no Genesis e depois inicialmente em sua carreira solo, era comum vê-lo com roupas estranhas, fantasias, todo maquiado, para dar vida às histórias que contava através das músicas que cantava.

Foi, sem dúvidas, um período áureo do rock progressivo, onde o que mais contava não era a tecnologia, e sim o talento e o virtuosismo, características que já não são mais vistas há muito tempo, sendo que um dos “Últimos Moicanos” a se aventurar nesta seara foi o Fish, vocalista do Marillion na década de oitenta, aliás, um fã confesso de Peter Gabriel, mas não um mero copiador, mas um grande admirador do estilo e da forma de se apresentar e cantar de seu ídolo, talvez o único que tenha conseguido chegar perto do que representa a figura carismática de Peter Gabriel dentro e fora dos palcos, por ter também ter uma forte personalidade.

Muito recentemente eu acabei chegando a uma triste história que cercou a saída de Peter Gabriel do Genesis, por ter sofrido pressões feitas por Phil Collins, Mike Rutherford e Tony Banks, excetuando-se Steve Hackett que não participou de tal conluio, contra seu grande amigo e isto tudo, por conta principalmente de Peter Gabriel ser uma unanimidade dentro da banda e naturalmente por estar sempre em evidência, ou  seja, inveja e ciúmes foram os ingredientes para pôr fim a uma história de sucesso que a banda certamente poderia ter mantido até hoje.

Esta nefasta história está muito bem descrita no blog Som Mutante, do amigo Dead, um lobo que mantém sua alcatéia com muita competência e propriedade e exatamente por suas   colocações, estimularam os poucos neurônios que ainda me restam, a fazer esta resenha.

Este bootleg,  que por sinal tem um nome muito sugestivo, “A New Perspective”, gravado no “University Great Hall”, Lancaster, Inglaterra, no dia vinte e cinco de agosto de 1978, é uma pequena amostra de seu trabalho solo, pois até então, ele só tinha produzido apenas dois álbuns de estúdio.

Curiosamente, ele canta, “The Lamb Lies Down on Broadway” e uma versão muito louca de “A winter shade of pale” do Procol Harum e as demais músicas que se destacam são, On The Air; Moribund the Burgermeister; Humdrum; D.I.Y.; I Don't Remember e Solsbury Hill que mostram um Peter Gabriel mais pop, porém de forma mais sofisticada, que ainda carregava toda a teatralidade que tão bem o caracteriza.

Um músico como Peter Gabriel, sempre está muito bem  acompanhado e a prova disto é que parte do King Crimson está presente para a formação da banda, nas  figuras de Tony Levin Robert Fripp, que dão um peso extra a este magnífico trabalho. 

Eu não conheço toda a obra de Peter Gabriel fora do Genesis, porém seu passado o qualifica e o certifica com muita facilidade, portanto não restando alternativa, só posso recomendá-lo muito, por tudo o que fez e ainda poderá fazer pela música.

ALTAMENTE RECOMENDADO, SEMPRE!!!!

Musicians:
Peter Gabriel -  lead vocals, background vocals, piano, synthesizer
Bayete - Keyboards
Roy Bittan - keyboards
Jerry Marotta - drums, background vocals
Tony Levin - basses, stick, background vocals
Sid McGinnis - guitar, mandolin, slide guitar, background vocals
Robert Fripp - guitars, Frippertronics
Larry Fast - synthesizers
Timmy Capello - saxophone
George Marge - recorder

Tracks:
CD1

01 Introduction
02 On The Air
03 Moribund the Burgermeister
04 Modern Love
05 Flotsam and Jetsam
06 White Shadow
07 A Wonderful Day in a One Way World
08 Humdrum
09 Waiting for the Big One
10 Band Introductions
11 D.I.Y.
12 Home Sweet Home
CD2
01 A Whiter Shade of Pale
02 Here Comes the Flood
03 Slowburn
04 Mother of Violence
05 I Don't Remember
06 Solsbury Hill
07 Perspective
08 The Lamb Lies Down on Broadway

NEW LINK
"Solsbury Hill"

"On The Air"

9 comentários:

  1. Sempre gentil com este lobo senil,rs
    Te indico pra ver e postar e ter, o Peter Gabriel Live in Milano de 2003, fácil de achar no youtube.
    Resumo pra vc ok?
    Ele tava fazendo suas coisinhas e um amigo falou: Vamos fazer um show?
    Ele: Ok, é isso que faço.
    Aí o amigo descreveu a idéia que teve.
    Um palco único, com tudo por baixo, e o pessoal entrando e saindo entre as músicas, convidando músicos especiais e claro quem ele quisesse.
    Qdo sabedor de tudo ele endoidou...rs
    Ele disse: Qto vai custar isso? Nós não temos grana e etc e tal.
    O amigo falou que a renda pagaria e que ele tinha fontes pra financiar.
    Bem, o resto só num post mesmo, olha só qdo falo de amizade pra vc, o Levin tava em turnê e ele avisa, que ia rolar o lance, ele cancela tudo e chama mais dois amigos um batera maravilhoso que vc vai pesquisar qdo tiver o nome e ve-lo tocar, um monstro e um guitarrista absurdo (ídem nas pesquisas) e se junta aos dois sonhadores.
    Bem, um pouco antes do show, com tudo preparado, o Peter pergunta: Será que conseguiremos colocar pelo menos 10% do estádio hoje na estréia?
    Mas sabia ele que a turnê toda jáestava esgotada e as contas pagas com lucro, todos os serviços pagos e etc, o cara deixou ele fazer o que sabe, ser artista.
    Aí ele entra e vê o estádio cheio, depois comentou que foi uma das coisas mais lindas que já havia visto (ele estaba fazia tempo sem se apresentar ao vivo por isso a insegurança).
    http://www.youtube.com/watch?v=Ww9JS8dJ9fY aqui vc tem só uma idéia do que foi se ainda não viu.
    http://www.cduniverse.com/search/xx/movie/pid/6384666/a/Peter+Gabriel+-+Growing+Up+Live.htm
    o show é esse e se tiver dificuldades o que duvido me avisa, mas vc acha, eu ganhei de presente de uma amiga querida.Assisti essa semana inteirinho e no final duvido que vc não esteja pleno como eu ou o pessoal que estava lá.
    É isso, divagações de um lobo doido.
    Enjoy!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, e nenhuma música do Genesis em momento algum e quase duas horas de show.
    E o Levin é o cara, só vendo o carinho e ele ainda apresenta pra plateía como Uncle Tony, irmão mesmo, isso é amizade, isso é respeito e por isso tenho o Tony Levin em alta estima mesmo, é o cara, basta ver.
    E a turnê vc viu é a Growing Up Live in Milano
    rs
    Enjoy!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=n7m7Q9VwYqw&NR=1
    Olha o monstro aqui, não resisti...

    ResponderExcluir
  4. http://www.youtube.com/watch?v=eoPRPXzac5o&NR=1
    Numa das vezes que ele cita o Tony ele canta de ponta cabeça com a filha, não resisto, to assistindo e lembrando de vc,rs
    Enjoy!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Meu irmão,

    Não sei nem o que dizer.....rsrsrssr, é uma postagem dentro de uma postagem, simplesmente fantástico...... para mim é um prêmio.....

    Como você está dando este empurrãozinho, não me resta alternativa, senão tirar todo o proveito desta sua dica, pesquisar muito e preparar uma resenha a altura de sua alcatéia......

    Fico muito grato por estar gastando tanta energia comigo.....,

    Dead, isto é coisa de irmão, um amigo de verdade..... obrigadíssimo!!!

    Volte sempre!!!

    Forte abraço,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  6. Poderia atualiza o link deste grande trabalho?
    Obrigado,
    Fox

    ResponderExcluir
  7. Fox,

    Ai estão os novos links:

    http://www.megaupload.com/?d=X3AQ8V31
    http://www.megaupload.com/?d=MP3Q5FDE
    http://www.megaupload.com/?d=JKG6SJA0

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  8. Hi! Links are very dead, con you fix them, oh please!

    Anyway, thanks very much for this incredible amount of beatiful music.

    Jorge from México!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails