29 de abr de 2011

NEKTAR - "The Dream Nebula - The Best of 1971-1975" - 1998

Na onda das coletâneas (cismei com isso), chegou à vez do Nektar, com seu álbum, "The Dream Nebula - The Best of 1971-1975", lançado em 1998, cobrindo parte de sua fase mais fértil e produtiva do ponto de vista progressivo, pois após este período, produziram apenas mais cinco álbuns de estúdio em trinta e dois anos, sendo que 2009 lançaram um álbum ao vivo. 

Neste curto período, entre os anos de 1971 até 1975, a banda produziu nada menos do que seis álbuns, a começar por , "Journey To The Centre Of The Eye" em 1971, depois vieram, "A Tab In The Ocean" de 1972, "Remember The Future" de 1973, que para mim formam a "Santíssima Trindade" da banda, pois considero os três como "Cult-discs", verdadeiros super clássicos. 

Na seqüência foram lançados os álbuns, "Sounds Like This", também de 1973, “Down To Earth" e "Sunday Night At London Roundhouse", ambos de 1974 e "Recycled" de 1975 com sua maravilhosa capa psicodélica. 

O Nektar é uma banda muito cultuada, apesar de no meu entender nunca ter tido o destaque que sempre mereceu, seja por sua obra, por suas apresentações sempre muito bem feitas e logicamente por sua grande contribuição para o rock progressivo. 

O banda faz seu trabalho de modo muito simplificado sem, no entanto descaracterizar sua música ou desqualificá-la, muito ao contrário disto, passa a ser um estilo, que praticamente a torna única no gênero e isto talvez aconteça, pela constância de seus membros nesta fase inicial da banda. 

Algumas das músicas que sempre me atraíram muito a atenção são: "Remember the Future", "King of Twilight" que inclusive tem uma versão feita pelo Iron Maidem, simplesmente sensacional e que está disponível em um vídeo no final desta postagem e finalizando, "A Tab in the Ocean" que considero ser uma outra perola do rock. 

Enfim, "The Dream Nebula - The Best of 1971-1975" e uma compilação que podemos chamar de perfeita, pois do modo como foi concebida, ela propicia uma imersão em uma importante peça da história do rock progressivo, o Nektar, tornando-se assim, em uma excelente oportunidade para quem ainda não conhece a banda, ter o acesso as suas melhores e mais significativas músicas de uma forma inteligente e organizada.

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!!

MUSICIANS:
Roye Albrighton / lead vocals, guitars
Mick Brockett / lights
Allan "Taff" Freeman / keyboards, backing vocals
Ron Howden / drums, percussion, backing vocals
Derek "Mo" Moore / bass, backing vocals
Guest Musician:
Larry Fast (Synergy) / orchestral Moog sounds

TRACKS:

Disc One
01. Prelude
02. Astronaut's Nightmare
03. Warp Oversight
04. The Dream Nebula (Part One)
05. It's All in the Mind
06. A Tab in the Ocean
07. Do You Believe in Magic (single version)
08. New Day Dawning
09. Wings (single version)

Disc Two
01. Cast Your Fate
02. King of Twilight
03. Remember the Future (Part One)
04. Oop's (Unidentified Flying Abstract)
05. Fidgety Queen * Recycle
06. Cybernetic Consumption
07. Recycle Countdown
08. Automaton Horrorscope
09. Recycling
10. Flight to Reality
11. Unendless Imaginations

LINK

"Remember the Future"

"King of Twilight"

"Iron Maiden - King of Twilight"

2 comentários:

  1. Oi Gustavo,
    Como vc está?

    Vou te perturbar um pouco. Andei procurando, na internet, o álbum ao vivo do "Nektar", "Sunday at night of londown house"(1974), mas encontrei um outro álbum, tv ao vivo, mas q não trás as faixas, q foram gravadas no lado 2 do vinil, de estúdio: "Oops...", "Mudetango" e "Summer Breeze". A primeira e a terceira é encontrada, como nesta coletânea q vc postou a "Oops...", mas a ótima "Mudetango" não consegui achar. Vc tem o disco?

    De antemão, meu muito obrigado!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo,

    Um pedido seu não pode ser negado, portanto, já existe um link na nova postagem de hoje especialmente para você.

    Comigo está tudo OK e espero que com você também....

    Boa audição.....

    Um forte abraço,

    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails