21 de mar. de 2011

PASSPORT - "Cross-Collateral" - 1975

Com um estilo inovador, Klaus Doldinger com seu Passport, lança em 1975, "Cross-Collateral", obra prima do jazz-rock e do fusion onde ainda de quebra, mesclou alguns elementos da música eletrônica, produzindo em uma salada mista musical em um cenário bem futurista. 

Chegar a esta conclusão trinta e cinco anos depois de seu lançamento pode até soar mal, mas isso é o reflexo que um grande álbum provoca e ao mesmo tempo confirma a sua propriedade de auto-renovação, pois sua sonoridade continua moderna, instigante e com certeza é atrativa, conquistando novos adeptos a cada audição. 

Logicamente isso não é fruto do acaso, acontecendo quando há sintonia e harmonia muito bem dosada e equilibrada entre a música e seus executores, pois especificamente no caso do Passport, praticamente em toda a sua existência, as músicas e arranjos foram de Klaus Doldinger e obviamente ele não faz tudo sozinho, tendo que compartilhar seu produto com outros músicos, mas como sua inteligência é acima do normal, ele está sempre acompanhado de exímios músicos que dão o suporte e a graça necessária para dar vida às suas criações. 

Só para se ter uma idéia, Kristian Schulze quando entrou para o Passport em 1973, já tinha sua própria banda e já havia lançado em 1972 o álbum intitulado, "Overdrive", cultuado até hoje no meio Jazz Alemão e outro exemplo bem marcante, é a presença de Curt Cress, um afamado baterista que além de seus nove trabalhos junto ao Passport, participou de projetos com, Udo Lindenberg, Triunvirat, Saga, Scorpions, Meatloaf, Fred Mercury, Epsilon e tantas outras bandas e músicos isolados, comprovando seu talento como um baterista multi-estilos. 

Resumindo, a fusão da genialidade de Klaus Doldinger como compositor e dos músicos que o acompanham, geram um produto final com uma qualidade musical que vai além da própria audição, pois são verdadeiros tesouros da música que estão à espera de serem descobertos e apreciados.

Musicians:
Curt Cress / drums, electronic percussion
Klaus Doldinger / soprano & tenor saxes, Moog, electric piano, Mellotron
Wolfgang Schmid / bass, guitar
Kristian Schulze / electric piano, organ

Tracks:
01. Homunculus (6:09)
02. Cross-collateral (13:38)
03. Jadoo (3:03)
04. Will-O'the-Wisp (6:15)
05. Albatros song (5:18)
06. Damals (4:38)

"Homunculus"

"Jadoo"

2 comentários:

  1. pqp ,caraio que cd maravilhoso ,belissima resenha ,é tudo isso futurista,espacial e etc,ouvir isso no meu tocador de mp3 na rua é uma das experiencias mais prazerosas de todos os tempos

    ResponderExcluir
  2. Lucas,

    Valeu por sua presença aqui no bog......

    O Passport é isso aí.....

    Grande abraço,

    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails