10 de mar. de 2011

GREG LAKE - "In Concert" - 1981

Um álbum que tem a assinatura de Greg Lake vem carregado de vários significados como King Crimson, ELP, rock progressivo e tudo mais, Certo? Não, completamente equivocada esta afirmativa, principalmente para este excelente álbum. 

A parceria que fez com o já falecido Gary Moore, produziu uma nova sonoridade para músicas conhecidas de todos nós, mas acredito que houve um ganho muito significativo, pois a atmosfera produzida lembra apresentações no estilo Jam session que acontecem nos Festivais de Montreux, onde imperam os improvisos roqueiros e jazzísticos, tornando o espetáculo mais dinâmico, livre e portanto, mais inspirador para quem toca como para quem simplesmente escuta. 

E como nos velhos tempos do ELP, Greg Lake começa com pé direito, pois abre o show com "Fanfare For The Common Man" em uma versão surpreendente para logo em seguida emendar com um trecho bem hard rock de "Karn Evil 9" como introdução para a não menos hard, Nuclear Attack

Obviamente esta tendência inicial do show ao hard rock partiu dos rearranjos feitos por Garry Moore que é um mestre nas cordas e compositor de primeiríssima categoria, sem, no entanto desfigurar as músicas originais, oferecendo apenas uma nova maneira de executá-las e uma oportunidade para nós simples mortais nos deleitarmos com as novas versões. 

Isto tem um significado importante, pois quando a origem tem consistência, não importa a intervenção, tendo em vista a impossibilidade de agressão à integridade estrutural da música, isto acontecendo apenas nos casos em que há o desejo da mutilação da peça original, mas quando chegamos a este ponto, não há o que fazer e que de forma alguma é o caso deste álbum. 

A música "Lucky Man" uma velha e linda balada do ELP, está executada esplendidamente e é precedida pelo hino de Garry Moore, "Parisienne Walkways", na grave voz de Greg Lake, simplesmente fantástica e na sequência as músicas "You Really Got A Hold On Me" e "Love You Too Much", são duas peças hard rock que abrem o espaço necessário para introduzir duas músicas da era Crimsoniana de Greg Lake, "21st Century Schizoid Man" e "In The Court Of The Crimson King” que também receberam uma nova roupagem e fecham dignamente este fantástico concerto de rock.

ALTAMENTE RECOMEDÁVEL!!!!

Musicians:
Greg Lake / lead vocals, guitar
Gary Moore / lead guitar, vocals
Tommy Eyre / keyboards, vocals
Ted McKenna / drums
Tristam Margetts / bass

Tracks:
01. Fanfare For The Common Man
02. Karn Evil 9 - Nuclear Attack
03. The Lie
04. Retribution Drive
05. Lucky Man
06. Parisienne Walkways
07. You Really Got A Hold On Me
08. Love You Too Much
09. 21st Century Schizoid Man
10. In The Court Of The Crimson King


"Parisienne Walkways"

"21st Century Schizoid Man"

2 comentários:

  1. Caraca, eu tenho uma porcaria de montagem que comprei num camelô em sampa, e tem 08 musicas do gary e 5 deles, mas nem me liguei nesse trabalho e que bela surpresa, prq o genérico eu cansei de ouvir e até postei lá atrás ainda qdo postava e blogs famosos e depois no meu, aí derruba link e tal eu deixei pra lá afinal era um porcariazinha e só o registro que valia algo, mas esse? Tô levando e já já vou comprar um hd de 2 tb e passar tudo pra dentro prq os discos que o lobo burro gravou não guentam mais,rs
    Enjoy!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu acabei postando este álbum sem querer, pois ia postar algo do ELP e ele estava no mesmo diretório e eu nem tinha dado conta como é legal este este trabalho do Lake com o Gary Moore......

    Escutei ontem umas quatro vezes seguidas para poder escrever algo....

    Legal que tenha gostado......

    Volte sempre!!!!


    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails