4 de fev. de 2011

YES - "Union Tour" - 1991

Obviamente com direito a Firebird Suite na abertura do espetáculo que leva qualquer um a loucura, pois já tive esta experiência e posso garantir que leva mesmo, este show contido neste bootleg do Yes, integrou a "Union Tour" em 1991 e teve um significado muito importante para todos.

Na época de seu lançamento, ele representou para seus fãs naquele momento, a possibilidade do verdadeiro e clássico “Yes” estar na ativa novamente, só que nos bastidores da banda as coisas eram muito complicadas, com advogados por todos os cantos tentando conter os ânimos e vaidades "estelares" a ponto da gravação do álbum de estúdio "Union", ter sido feito em separado, com músicas feitas pelo Yes de Chris Squire e o ABHW de Jon Anderson que cantou em todas a músicas e fez a masterização final.

Mesmo com esta fase conturbada da banda e apesar do álbum "Union" não espelhar o real espírito do que realmente é o Yes, ela serviu para “unir???” seus membros (só Deus sabe), o que para nós simples mortais, foi um prêmio, pois com ou sem brigas internas, eles são ótimos de qualquer jeito e a prova disto está nas músicas e na reação do público que lá esteve presente.

Apesar do motivo do show ter sido a divulgação do álbum "Union", apenas duas são executadas, o que por um lado foi muito inteligente, pois as grandes peças da banda tiveram um destaque muito maior para o nosso deleite, com direito a Heart of the sunrise; The clap; Mood for a day; And you and I; Long distance runaround; Awaken; Roundabout e Starship trooper com um final apoteótico, que per si, são mais que suficientes para manter a atenção e alinhavar as demais músicas, mas para não ser injusto, destaco também a música "Lift me Up" que mesmo sendo um pouco pop para os padrões do Yes, tem seu valor musical que merece ser lembrado.

Quanto aos músicos, é chover no molhado, comentar algo a respeito, pois o talento e a criatividade de todos são indiscutíveis e mais que conhecidos, sendo perder um tempo desnecessário que pode ser gasto escutando este álbum e para aqueles que ainda estão em dúvida ou não conhecem a banda, o convite está feito, é só baixar o álbum e curtir.

Musicians:
Jon Anderson- vocals
Rick Wakeman- keyboards
Tony Kaye- keyboards
Steve Howe- guitar
Trevor Rabin- guitar
Chris Squire- bass
Alan White- drums
Bill Bruford- drums

Tracks:
01: Intro: Birdfire Suite
02: Yours is no disgrace
03: The rhythm of love
04: Shock to the system
05: Heart of the sunrise
06: The clap
07: Mood for a day
08: The clap reprise
09: Owner of a lonely heart
10: And you and I
11: Drum duet
12: Hold on
13: Changes
14: Guitar solo Rabin
15: Long distance runaround
16: The fish with tempest fugit tease
17: Lift me up
18: Keyboard solo Wakeman
19: Awaken
20: Roundabout
21: Starship trooper

LINK

"Lift me up"

"Heart of the sunrise"

3 comentários:

  1. Impossível deixar de notar o Alan White com uma camisa do Flamengo ! Deve ter ganhado quando vieram para o Rock in Rio em 1985... sou grande fã de progressivo e já descobri várias coisas novas em apenas 2 dias que estou fuçando aqui !! Valeu, Klaus

    ResponderExcluir
  2. Pois é Klaus,

    Bem que a camisa poderia ser outra, como a do Fluminense, mas nada é perfeito....

    Pelo menos o álbum é muito bom......

    Meu amigo, a casa é sua e a satisfação em tê-lo por aqui é toda nossa, portanto, volte sempre!!!!

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Apenas para esclarecimento este show é uma gravação da audiencia, apesar de qualidade razoavel, não é som de TV Broadcasting como está escrito em outros foruns. Os shows da turne UNION em Montreal e Stuttgart possuem o mesmo programa e qualidade sonora bem superior

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails