6 de fev. de 2011

BABI MENDES - "Nasce Uma Estrela"

Bárbara Mendes, neta da compositora carioca Dináh Menezes e do jornalista Carlos Menezes, começou a estudar inglês aos nove anos e começou a cantar com 14. Babi Mendes, como é conhecida, estudou canto popular em conservatórios santistas e, desde cedo, mostrava interesse por jazz, blues, bossa nova e R&B. A música norte-americana sempre foi sua maior influência, mas tem Tom Jobim, Chico Buarque e Milton Nascimento como grandes fontes de inspiração na música popular brasileira.

A novidade é o lançamento de “Short Stories”, uma coletânea de canções compostas por Babi entre os anos de 2003 e 2010. O jazz e o blues se misturam servindo de pano de fundo para cada canção. Elas contam pequenas histórias, por isso “Short stories”, ou “contos” em inglês. “Short Stories”, seu primeiro álbum, será lançado em março de 2011. Jornalista, professora de inglês e português, o que mais gosta de escrever não é notícia, nem literatura, mas canções.

“Estou muito realizada com esse projeto. Não só pelo fato de cada canção me transportar para um momento bem específico da minha vida, mas pelo fato delas terem tomado corpo de maneira tão surpreendente. Sou eternamente grata aos músicos que participaram desse projeto e não imaginava que o conjunto fosse resultar numa obra tão sólida, verdadeira e original. Jazz é o gênero da fusão, das misturas, e foi bem esse o clima das gravações: todos acrescentaram idéias, imprimiram seus estilos e deram vida às músicas”, conclui.


Pedro Ramos.

Produzido por Flávio Medeiros, o álbum conta com a participação de um “dream team” de músicos: Mauro Hector (guitarra), Thiago Espírito Santo (baixos acústico e elétrico), Wagner Mingotti Jr. (bateria) e o próprio produtor, Flávio Medeiros, no piano.

Além disso, contou com a participação mais do que especial de Maurício Fernandes (sax barítono, tenor, alto e soprano) e dos músicos Tiquinho (trombone) e Reginaldo 16 (trompete) da banda Funk como Le Gusta.O álbum foi gravado entre novembro de 2010 e janeiro de 2011 nos Estúdios Flávio Medeiros em Santos. 

Inspiração - Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Betty Carter e Nina Simone são referências no trabalho desenvolvido por Babi, assim como as cantoras contemporâneas Norah Jones, Diana Krall, Diane Schurr, Jane Monheit e Karrin Allyson. No repertório, desde 2003, quando retomou sua atividade como cantora em Santos, estão standards de jazz de compositores como Duke Ellington, Nat King Cole, Benny Goodman, George e Ira Gershwin, Louis Armstrong e Cole Porter.


Babi Mendes

Trabalho - Acompanhando músicos da região, seja em um duo de jazz (voz e guitarra elétrica) ou em participações com quartetos e bandas, Babi Mendes já teve a oportunidade de cantar em diversas casas com as mais diversas formações. Participou do projeto “Santos de Casa”, do SESC Santos, como convidada na apresentação de Maurício Fernandes Quarteto, em 2006. Atualmente, além da colaboração com o quarteto The Old News e apresentações diversas, trabalha em canções próprias com o guitarrista Pedro Ramos

Dentre outros trabalhos, destaca-se o com Marcos Canduta e Débora Gozzoli do Choro de Bolso - Projeto Natal Brasileiro no SESC Presidente Prudente e Bolsa do Café em Santos, além da participação no programa Perdas e Ganhos do canal pago GNT, que vai ao ar em março de 2011.

Além do estudo do Jazz, Babi estudou canto lírico e canto para musical e fez parte do grupo integrante da primeira turma de performers da 4act School of Performing Arts, em São Paulo.

“Enquanto eu amar igualmente o canto e a escrita, outros como esse podem surgir...” (Babi)

"Aproveito aqui para fazer um pedido especial ao meus amigos e demais blogs que por ventura acessem esta postagem e se acaherem que a Babi tem algum talento que divulguem o seu trabalho, que em meu conceito tem tudo para dar certo, só depende de nós blogueiros." - Gustavo

Este LINK tem duas músicas para confirmar a qualidade de seu trabalho que será lançado em diversas casas nortunas em SP, RJ, MG e  PR, em datas que serão confirmadas aqui no blog.

"Teaser"


Contatos:

http://www.babimendes.com.br/  – em breve
www.myspace.com/babimendes
Email: barbara.celt@gmail.com

3 comentários:

  1. É isso aí Babi! Muito legal o seu trabalho...aliás....este blog tb é muito bom... pra quem gosta de musica e outras obscuridades... é uma grande fonte... Parabéns a Babi e ao Gustavo pelos respectivos trabalhos!

    ResponderExcluir
  2. ... ahh...esqueci...Gustavo...TOCA PIXIES AI PO!

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo,

    Muito obrigado pelas palavras de incentivo...

    Se puder divulgar o trabalho da Babi, fico muito grato....


    Um forte abraço,

    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails