6 de jan. de 2011

RICK WAKEMAN - "Rick in Rio" - 1975

Nestas horas é que e bom já ter uma certa idade, pois eu estava lá, isso mesmo, assisti de pertinho o mago, mestre dos teclados, Rick Wakeman, no Maracananzinho em 1975, simplesmente inesquecível, com a presença da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do Maestro Isaac Karabtchesvki, o Coral da Universidade Gama Filho, narração de Murilo Neri, a English Rock Ensemble e é claro, Rick Wakeman

Quando descobri este bootleg, "Rick in Rio", ontem, dia cinco de janeiro de 2011, levei até um susto, pois não podia acreditar que um material como este estava circulando pela net e, diga-se de passagem, um material de valor histórico sem igual. 

Neste momento só me cabe agradecer a quem o produziu (????), difícil de saber, mas a fonte que o colocou a disposição para todos nós, foi o blog WAKEMANIAC, administrado pela Mariana Valentim Skywalker, aliás, uma parada obrigatória para quem é fã de Rick Wakeman, pois lá existe um farto acervo sobre a sua obra com a discografia completa, partituras, vídeos e bootlegs, sendo merecedora de todos os créditos e agradecimentos por este feito de valor inestimável em postar este tesouro musical.

Juntamente com o álbum, está também uma reportagem incrível, da antiga e saudosa revista "POP", sobre a carreira e a vinda de Rick Wakeman ao Brasil, sem dúvida alguma, mais um material de valor histórico inestimável da fase áurea do rock progressivo que se manisfestava em terras tupiniquins. 

A gravação não está perfeita, pois foi feita aparentemente da plateia, sendo possível escutar alguns assovios acompanhando as músicas e uma voz feminina junto ao microfone, mas dá para escutar perfeitamente e se emocionar com o show, principalmente para quem lá esteve.

Como se fosse uma senha, a voz de Murilo Neri na abertura do concerto, imediatamente liberou em minha mente imagens e lembranças que há muito tempo estavam esquecidas e por alguns instantes a volta ao passado foi inevitável e imediata, momentaneamente, eu me vi, com meus quatorze anos de vida, completamente hipnotizado, assistindo algo que jamais poderia imaginar que algum dia poderia ver de tão perto, foi como um sonho, mas eu estava acordado, que sensação maravilhosa, um viva à música que com seu poder transportador nos leva tanto ao passado como também nos projeta ao futuro quando necessário.


Track Listening:

CD I    
01. Apresentação/Lisztomania
02. Sir Lancelot and The Black Knight
03. Catherine Howard
04. Arthur
05. Guinevere
06. Anne Boleyn
07. Merlin The Magician

CD II
01. The Journey
02. Recollection
03. The Battle
04. The Forest
05. Catherine Parr
06. Arthur (Encore)

LINK 2020

"Sir Lancelot and The Black Knight"

"Journey to Center of the Earth - Parte I"

"Journey to Center of the Earth - Parte II"

"Journey to Center of the Earth - Parte III"

"Journey to Center of the Earth - Parte IV"

"Journey to Center of the Earth - Parte V"

33 comentários:

  1. Caraca, que privilegio ser "testemunha ocular" desse show.
    Aproveito para registrar um ótimo 2011 para vc e a todos amigos aqui do Blog.
    Como vc citou a saudosa Revista "POP" deixo o link (caso não conheça), do maravilhoso Blog do nosso amigo Eduardo, vale uma visita:
    http://velhidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Caro Alberto,

    Um 2011 com muita Paz, Sáude e Rock'roll para você e a família....


    Você tem toda a razão, foi um privilégio que tive assistir ao show, foi inesquecivel e agora reavivado em minhas lembranças com este achado....

    O blog que você indicou é fantástico, já o estou seguindo e o coloquei aqui no blog na seção Atitude Rock'roll.....

    No final de semana passo por lá e deixo um cumprimento pessoalmente......

    Um forte abaraço,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Ei!
    Eu baixei o mp3 no soulseek e postei.
    Só a capa que é minha, haha.
    Eu nem era nascida nessa época. rsrs

    ResponderExcluir
  4. Valeu Mariana,

    Ao contrário de você eu já era nascido e estive lá....

    Quando ví esta gravação em seu blog eu juro que pirei,..... voltei no tempo......

    Seu blog é excelente e está repleto com material de primeiríssima linha.....


    Volte sempre!!!!

    Bjss,

    Butsavo

    ResponderExcluir
  5. Em 1975 já era um(desde 1970) apaixonado(como sou até hoje) por rock 'n'roll,Led Zeppelin,Yes,Deep Purple,Genesis,Slade,Focus e muitos outros.Não presenciei a apresentação de Rick Wakeman in loco pois moro em Belém mas acompanhei tudo através da revista pop e você tem raqzão meu caro gustavo,a magia da música em nos devolver o passado e fascinante. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo,

    Este show foi mágico e mais ainda quando décadas depois pude escutá-lo novamente..... foi uma grata surpresa ter achado esta gravação......

    Tenha fé que a casa é sua e a satisfação em tê-lo por aqui é toda nossa, portanto, volte sempre!!!!


    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  7. Cara, que legal.... hoje, dia 2/1/2012 é que fui encontrar, sem querer, essa gravação no site wakemaniac. Fantástico!

    Eu também estava lá no maracanãzinho, no auge dos meus 14 anos de idade. A gravação não ficou beleza porque a acústica do maracanãzinho tava horrível; se pra gente que tava lá, tava ruim de ouvir, na fita também não seria diferente.

    Mas, valeu muitíssimo pela lembrança, voltei no tempo, eu com minha camisa hang-ten e calça lee.. lol! Tô com 50 anos agora, e continuo a mesma coisa de quando eu tinha 14 :D

    ResponderExcluir
  8. Dead link!
    Would you like to reupload?
    Thank you very much.

    ResponderExcluir
  9. Dear anonymous,

    There is already a new link to download.

    Link: http://www.sendspace.com/file/knd6gy

    Enjoy a lot.

    Greetings

    Gustavo

    ResponderExcluir
  10. Caraca, que boot é esse! Mas o link morreu de novo...

    Valeu!

    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,

      este é um novo link para o álbum: http://www.sendspace.com/file/psr5te

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  11. Eu também Gustavo. Prólogo Murilo Neri. Maracanãzinho lotado e eu e Alberto Orfei com crachá do Projeto Aquários nos dado pelo próprio Isaac Karabtchesvki, amigo e frequentador do Tivoly Park, onde trabalhávamos. Ficamos amigos dele e tomamos cerveja juntos na piscina do Hotel Nacional. Ele ficou apaixonado pela cerveja Skoll e pela Pedra da Gávea (Gávea Stone). Explicamos que este monólito de pedra estava cheio de lendas vickings. Ele retornou à Inglaterra e produziu o LP Pedra da Gávea.

    ResponderExcluir
  12. Cara, vibrei quando vi esta postagem, pois não sabia que havia um registro desse concerto. Também tive o privilégio de assistir a este show, mas fiquei frustado pois não consegui baixá-lo. Algum problema com link?
    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Valdeci,

      Esta resenha é bem antiga e normalmente o links tem um prazo de validade....

      Este é um novo link para este álbum: https://mega.co.nz/#!sAZgkAYT!9xhBI9jbS_gekFuxLd4D9SQv-hEI8-67pIq-J830UtA

      Uma boa audição para você....

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  13. Boa Noite Amigo, meu nome é Cezar e acredito que a gravação do show do Wakeman seja a minha. É muita coincidência na minha velha fita Phillips 120 utilizei na gravação em pequeno gravador AIKO, que entrou escondido na bolsa de minha prima. É dela os assobios e os comentários. Há alguns anos em transformei a velha fita em cd e passei para vários amigos. Abs

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente o Mega diz que o Link não existe. E quero muito ouví-lo! Por favor, link novo! Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo ou Gustavo, boa tarde.
    Minha amiga do trabalho é filha de um dos músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira, que tocou com o Rick Wakeman nesse dia.
    Eu gostaria muito de presenteá-la com essa gravação, já que seu pai faleceu há pouco tempo. Acredito ser este um presente com grande valor sentimental pra ela.
    Por favor, me inclua no Whatsapp +55 21 97960-5656.
    Agradeço se eu puder pegar/comprar essa gravação em áudio ou vídeo contigo. Ou um link válido pra download.
    Um grande abraço.
    Márcio.

    ResponderExcluir
  16. Prezados,

    Flavio e Marcio,

    Este é o novo link para download do bootleg: https://mega.nz/#!0BomSApb

    Já está atualizado na resenha também.....


    Um bom Natal a todos....

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  17. Ué? Cadê a chave de decodificação que o Mega tá pedindo?

    ResponderExcluir
  18. Sem a chave de decodificação não há como baixar o arquivo.
    Iluvatar

    ResponderExcluir
  19. Olá amigo. O MEGA está pedindo uma tal chave decodificação. Você pode fornece-la?
    Aguardo e agradeço.

    C A R L O S

    ResponderExcluir
  20. Também estava atrás deste arquivo há bastante tempo, porém o MEGA.NZ pede uma "DEcrition key" para permitir o download. seria possível nos fornecer esta chave? Agradeço antecipadamente pela ajuda!

    ResponderExcluir
  21. eu estava la, apesar de não ser um gde fã do Rick. mas não houve uma produção mais decente, devido a incompetencia das coisas aqui no Brasil. O show dos Genesis em 77 no mesmo Maracanãzinho tem um cd com som de radio fm. eu tbm estava la. gostaria que aparecesse o do Alice Cooper em 74. este foi o 1º show que eu vi na minha vida ao vivo.

    ResponderExcluir
  22. Ola Rocker. Eu fui neste show. Não tem como vc me mandar a senha do mega.
    Grato. Gilmar

    ResponderExcluir
  23. Eu fui com a minha namorada na epoca a Lia. Pena que o som do cd ficou bem parecido com os shows dos Beatles dos anos 60 e que foram gravado de plateia.

    ResponderExcluir
  24. Eu fui também! Era apaixonada! Sö tinha 13 anos e fui com minha mãe, fiel escudeira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um show desses, é muito difícil de esquecer.....

      Ainda bem que uma alma iluminada fez essa gravação para a nossa alegria.....

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  25. Também estava lá. Inesquecível! Amei este achado! Muita luz no ar!

    ResponderExcluir
  26. sem a chave nao ha acesso, o q é uma pena

    ResponderExcluir
  27. Por favor repostem esse bootleg, nenhum link para o arquivo funciona mais :/. Eu corro há tempos atrás

    ResponderExcluir
  28. New Link for all: https://mega.nz/#!Z0gilIrZ!qD5NnFb5Fz6oowkIGCpRe6m06d0_2SG3mOPcEhDFakk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'Brigadão, Gustavo! Você terminou com uma procura de 45 anos!!! Valeu!!!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails