7 de jan. de 2011

QUASAR LUX SYMPHONIAE - "Abraham One Act Opera" - 1994

Tentando me recuperar das agradáveis emoções que tive com o álbum de Rick Wakeman postado ontem, mas confesso que ainda meio "entorpecido", pois realmente foi uma gratissima surpresa tê-lo encontrado disponível no blog Wakemaniac, ao qual sou grato eternamente, resolvi postar algo bem diferente para que meus poucos neurônios possam se recompor.

A banda Quasar Lux Symphoniae originária da Itália, um dos mais importantes berços do rock progressivo, inicia sua carreira em 1977 lançando seis álbuns até 2009, produzindo materiais sempre muito bem elaborados, com a consistência que sempre é esperada pelas bandas vindas da escola Italiana.

Este álbum, "Abraham One Act Opera", editado em 1994, é fortemente influenciado pela vertente sinfônica do rock progressivo, carregado por sombrios vocais femininos e masculinos que em muito lembram as óperas do mundo da música clássica, que associados aos elementos do rock, com excelentes momentos recheados de guitarras e teclados, dão a tônica desta opera rock.

O tema central escolhido é bíblico, mostrando um pouco da história de Abraão, com belíssimas passagens instrumentais, ai destacando o trabalho de Paolo Paroni, que simplesmente arrasa nos teclados.

A instrumentação é Entremeada pelos lindos e doces vocais de Annalisa Malvasio em contraponto aos vocais levemente  roucos  de Roberto Sgorlon que divide sua participação também nas guitarras, com um carregadissimo sotaque Italiano, mas que da um toque especial à música, dando a teatralidade e tragédia necessária para fechar o complexo enredo, que em algum momento me remete ao "Museo Rosembach" com sua obra máxima "Zaratustra", um super clássico do rock.

Agregado a tudo isto temos um competente coro, o "Coro Panarie", que em alguns momentos aproxima-se o canto gregoriano, encaixando-se muito bem ao contexto proposto, proporcionando a atmosfera cristianista que tema escolhido exige.

Finalizando, esta ópera rock, proporciona bons momentos de entretenimento de forma muito criativa e competente, tornando sua audição uma atividade prazerosa e um convite a uma viagem aos tempos bíblicos.

Musicians:
Roberto Sgorlon / guitars, vocals
Paolo Paroni / keyboards, piano
Fabrizio Morassutto / drums, percussions
Italo Cigainero / bass
Fabio Giacomello / addicional acoustic guitars

Characters:
Abraham / Roberto Sgorlon
Sarah / Annalisa Malvasio
Voice of God / Giorgio Turcati
Ishmael / Hansi Fuchs
The pharaoh / Thommi Muller
The Choir / Coro Panarie - Artegna - Udine

Track listening:

CD 1:
01. Overture (8:31)
02. El Shadday (3:32)
03. What Rights Has My Soul? (4:39)
04. The Journey (6:35)
05. If A Woman Is Like Wheat (3:25)
06. The Purifying Fire (3:35)
07. Trembling Star (4:02)
08. Sarai's Fear (0:44)
09. Night Lovers Silhouettes (4:23)
10. Berit (2:45)
11. The Oaks Of Mamre (1:50)
12. Hospitality (2:48)

CD 2:
01. Sodom (8:28)
02. The Birth Of Isaac (4:22)
03. Ishmael (9:49)
04. Be'er Seba (2:48)
05. The Sacrifice (4:53)
06. Silver Bridge Of Memories (6:27)
07. Abraham's Death (4:24)
08. The Resurrection (Epilogue) (2:06)

LINK

"Overture"

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails