14 de jan. de 2011

PINK FLOYD - "Divided We Fall" (Studio) - 2009

Este é mais um trabalho de seleção musical do pessoal do blog, BAISTOPHE, que desta vez, apresentou uma compilação muito interessante com a nata das músicas de estúdio do Pink Floyd, por sinal, seleção de muito bom gosto, motivo este que serviu de incentivo para a postagem de hoje.

A rigor não há nada de mais, são as músicas constantes dos álbuns de catálogo, porém como houve um critério muito grande na seleção das músicas, ela está muito convidativa, da primeira a última faixa de cada CD, marcando de forma bem objetiva e cronológica a trajetória da banda por todas as fases que passou, sem dúvida alguma um trabalho de pesquisa muito rico.


Novamente a arte gráfica produzida está de primeiríssima qualidade, assim como o álbum anterior postado a poucos dias, "Together We Stand", nos oferecendo um trabalho profissional, feito com muito critério e esmero que merece todo nosso respeito, admiração e principalmente os créditos por esta iniciativa cultural em reunir as melhores ou mais significativas músicas de uma das bandas mais legendárias do planeta.

As músicas selecionadas praticamente cobrem todos os álbuns produzidos começando por "The Piper at the Gates of Dawn; "Music from the Film More"; "Atom Heart Mother"; "Meddle"; "The Dark Side of the Moon"; "Wish You Were Here"; "Animals"; "The Wall"; "Final Cut" e "The Division Bell", ficando poucos álbuns de fora deste bootleg de estúdio, intitulado,  "Divided We Fall", produzido em 2009 .

É bem possível que esta seleção não agrade a todos, afinal de contas, boas músicas é que não faltam na extensa discografia do Pink Floyd e pessoalmente acho que algumas ficaram de foram, porém temos que levar em consideração que uma coletânea de músicas em mais de dois CD's fica inviável e sem sentido, sendo melhor escutar diretamente dos álbuns de origem.

Finalizando, o legal deste trabalho e que ele funcionou muito bem como trilha sonora da viagem de fim de ano, pois como não há a presença forte de músicas experimentais da fase psicodélica, não houve reclamações por parte dos demais familiares que comigo viajavam, tendo até em vista que o Pink Floyd não é a praia deles, o que para mim foi uma grata surpresa, havendo inclusive o interesse em saber que eram os aloprados, pode?

Lógico que de sacanagem paroveite-me da situação e inventei um monte de nomes bem esquisitos como, Hemoptises, Paracelsos e outras babaquices que não lembro-me mais, mas como a mentira tem pernas curtas, fui descoberto nos primeiros tic-tacs de "Time", que é inconfundivel, mas foi legal curtir com a cara da minha renca de filhos e esquecer um engarrafamento de transito que acaba com o humor de qualquer ser humano.

Musicians:
Roger Waters
David Gilmour
Richard Wrigth
Nick Mason

Tracks:

01 Matilda Mother
02 See Emily Play
03 Julia dreams
04 Let There Be More Light
05 Point Me At The Sky
06 Cirrus minor
07 Main theme
08 The Narrow Way
09 If
10 Fearless
11 Echoes
12 Childhood's end

LINK CD2
01 Time
02 The great gig in the sky
03 Brain damage
04 Eclipse
05 Shine On You Crazy Diamond
06 Dogs
07 Pigs On The Wing - Parts 1 & 2
08 Mother
09 Hey You
10 Is There Anybody Out There
11 Another Brick In The Wall Part 2 - Single Version
12 When The Tigers Broke Free
13 The Hero's Return parts 1 & 2
14 High Hopes

"Fearless"

"Eclipse"

2 comentários:

  1. Prezado Gustavo,

    Baixei o cd 2 apenas por causa das "When The Tigers Broke Free" e "The Hero's Return, parts 1 e 2".

    Eu tinha o compacto duplo, q continha "When The Tigers Broke Free", "Another Brick in the Wall"(part 2), "Hey You" e "Bring Boys Back Home".
    As curiosidades: 1) o disquinho tinha a capa do filme e era da trilha sonora do "The Wall", no entanto, não escutamos "Hey You" no filme.
    2)"Bring Boys Back Home" é mais longa e com arranjo diferente da gravação original de estúdio.
    3) Na capa é mencionado que "When The Tigers Broke Free" foi extraída do álbum "The Final Cut". Pouco tempo depois, o disco saiu no Brasil, mas sem a citada faixa( o compacto duplo era nacional).
    Passei o compacto, mas gravei nas antigas fitas cassete "When The Tigers Broke Free". Infelizmente, a gravação ficou péssima. Há uns dois anos atrás, a consegui em mp3, da trilha sonora do "The Wall"; só q a faixa, apesar de ser bem curta(rs), estava incompleta. Agora, finalmente, a consigo, completa e bem gravada!

    "The Hero's Return", na minha humilde opinião, poderia ter sido a melhor música do "The Final Cut", e uma das melhores de Roger Waters, porém, a melodia, com muito peso, vai mudando de rítmo-nos envolvendo- e termina no ar... Ela poderia ter sido mais longa, com solos e mais variações.
    Recentemente, fiquei surpreso em saber q foi lançado um single, na época, com "Not Now John" e "The Hero's Return" Parts 1 & 2. Fiquei curioso, ansioso para escutar, na expectativa q a música, mais longa, seria mais bem trabalhada. Vi e escutei a canção num vídeo. Infelizmente, não há o tão desejado solo, mudanças na melodia, na part 2 escutamos a repetição da part 1, com pouquíssimas mudanças no arranjo e letras adicionais. Ainda assim, claro, ficou melhor q a gravação escutada no "The Final Cut".
    Outro detalhe: a gravação desta "The Hero's return" ficou baixa demais! Mas, tudo bem, valeu!

    A grande surpresa, pra mim, foi "Pigs on The Wing", as duas partes juntas, ligadas por um bonito solo de guitarra. Bons tempos, em que Waters era um mestre para compor. Depois da obra-prima do "The Wall", nunca mais ele foi o mesmo, eu penso. David Gilmour e Richard Wright continuaram a gravar belíssimas canções, mesmo q em pequena quantidade, Waters, não. Não q ele gravou coisas ruins, mas poderia ter feito melhor, deixou um pouco a desejar, parecendo q desaprendeu a fazer arranjos; ou os arranjos, nos memoráveis tempos do Floyd, eram feitos por Gilmour e Wright?

    Gustavo, perdão pela prolixidade e muito obrigado por postar este cd!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo,

    Não há prolixidade em suas palavras, o que há é um excesso de vivência e conhecimento sobre a banda que você têm, nada mais.

    Para mim é o máximo ter um comentário com esta profundidade aqui no blog e fico muito grato por estar disponibilizando tanto do seu precioso tempo.

    Volte sempre, pois a casa é sua....


    Um forte abraço,

    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails