29 de jan. de 2011

Cziglán István - "Seven Gates Of Alhambra" - 1999

Como sou um confesso admirador do rock progressivo feito na Hungria e em especial do Solaris, o fato de eu ter achado mais um integrante da banda a se aventurar a produzir um álbum solo foi muito estimulante e desta vez, o nome que aparece em cena é o de Cziglán István, o guitarrista, que pôs seu talento a nossa disposição para mostrar do que era capaz.

Com certo tom folclórico, algo meio mouro, talvez world music, este álbum encanta pela simplicidade e espontaneidade de suas musicas que carrega um pouco do espírito do Solaris, o que é muito natural, pois com dezoito anos de contato com um grupo de exímios músicos que são uma fonte altamente inspiradora, seria até um pouco estranho se não houvesse este envolvimento musical.

Cziglán István foi um dos fundadores da banda e prematuramente veio a falecer em 27 de dezembro de 1998, nem tendo o prazer de ver terminado seu primeiro álbum solo, o que acabou sendo feito pelos demais integrantes do Solaris, como uma forma de homenageá-lo e perpetuá-lo junto a banda e ao seu público.

"Seven Gates Of Alhambra", no fundo acaba sendo uma extensão da discografia do Solaris, pois como foi terminado pelos demais integrantes da banda, seria difícil não contagiá-lo com algumas características bem marcantes do Solaris, mas isto é um mero acaso e de forma alguma tira o brilho deste talentoso guitarrista e compositor que sem dúvida alguma deixou um grande legado para a música Húngara e mundial.

Musicians:
Cziglán István - Guitar
Zsuzsa Ullmann - Vocals
Lilla Vincze - Vocals
Csaba Bogdán - Guitar
Róbert Erdész - Keyboards
László Gömör - Drums
Gábor Kisszabó - Bass
Attila Kollár - Flute, recorder, tambourine
Tamás Pócs - Bass
Zsolt Vámos - Guitar

Tracks:
01. Personal gravity
02. Tango, Tango
03. Bangkok
04. Old lady with cat
05. April
06. Seven gates of Alhambra
07. Swan song
08. For beginners....
09. April (radio edit)
10. Personal gravity (radio edit)


"Cziglán István - Seven gates of Alhambra"

2 comentários:

  1. Grande Gustavo, estou em dívida com vc, tenho acompanhado o seu excelente trabalho sem deixar meus agradecimentos. Mais uma vez é um tremendo prazer ter a oportunidade de conhecer estes músicos e claro, com seus imprescindíveis comentários. Já conhecendo o Solaris, não foi surpresa gostar deste solo,como vc diz, é um grupo de exímios músicos. Mais uma vez obrigado.
    José Carlos

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo,

    Não existe dívida alguma, todos nós fazemos isto por amor à música sem esperar absolutamente nada em troca.....

    Mas que é um prazer saber que o material postado foi apreciado, isto eu não posso negar é........

    Legal que tenha gostado deste trabalho.....


    Um super 2011 para você e a família.....

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails