14 de dez. de 2010

GENESIS - Lakeland Civic Center Concert Hall - 1975

O ano não poderia ser melhor, 1975, a banda, o Genesis, o álbum em exposição, "The lamb lies down on Broadway" gravado em estúdio no ano de 1974, portanto, diversão garantida com a banda em sua melhor formação, divulgando seu álbum mais conceitual na íntegra.

A rigor, pouco há o que comentar, pois tanto o álbum como a banda nesta fase, dispensa qualquer formalidade de apresentação ou das músicas, tendo em vista que neste momento a banda estava em seu ápice, justamente com o movimento do rock progressivo.

Talvez até sem saber ainda de sua futura saída da banda, Peter Gabriel, apresentou-se como sempre, com toda a teatralidade e fantasias que se ajustam perfeitamente ao enredo das musicas e que hipnotizavam ainda mais a plateia presente.

Do pouco que sei, existe uma corrente que diz que um dos motivos e talvez o mais forte para a saída de Peter Gabriel da banda foi justamente o álbum "The Lamb lies down on Broadway", que a bem da verdade é uma história muito louca de um punk caribenho que se vestia todo de couro e que um belo dia vê um cordeiro deitado em plena Broadway.

No mínimo ninguem entendeu esta história, inclusive o próprio Peter Gabriel, que escreveu todas as letras e dai, é possível tirar uma conclusão, pois é um álbum cantado demais, sem um espaço maior para solos instrumentais e isso pode ter incomodado o restante da banda.

Custa-me crer que ele faria algo propositadamente para se sobressair, até mesmo porque isto era uma coisa que acontecia naturalmente por conta de seu talento que é indiscutível.

Para mim, o álbum é excelente, o que é difícil, pois estamos nos referindo a um álbum duplo, lançado originariamente nos antigos bolachões, LP's, que estão ai de volta, com uma longa história, nem um pouco comercial, mas que representou para a critica em geral e pela imensa legião de fãs, como a obra prima definitiva da banda.

Que o álbum como um todo é fantástico, isso eu não nego, mas pessoalmente eu considero que a música que mais representa o espírito do rock progressivo dentro do Genesis é “Supper’s Ready” do álbum “Foxtrot”, uma fábula cantada e tocada como nenhuma outra. 

Musicians:
Tony Banks
Mike Ruthefort
Steve Hackett
Phil Collins
Peter Gabriel


Track listening:

CD1
01 - The Lamb Lies Down On Broadway
02 - Fly On A Windshield
03 - Broadway Melody Of 1974
04 - Cuckoo Cocoon
05 - In The Cage
06 - The Grand Parade Of Lifeless Packaging
07 - Story Of Rael Part I
08 - Back In Nyc
09 - Hairless Heart
10 - Counting Out Time
11 - Carpet Crawlers
12 - The Chamber Of 32 Doors
13 - Story Of Rael Part II
14 - Lilywhite Lilith
15 - The Waiting Room

CD2
01 - Here Comes The Supernatural Anaesthetist
02 - Improvisation
03 - The Lamia
04 - Silent Sorrow In Empty Boats
05 - The Arrival
06 - The Colony Of Slippermen
07 - Ravine
08 - The Light Dies Down On Broadway  Riding The Scree
09 - In The Rapids
10 - It
11 - The Musical Box

LINK


"In The Cage"

"The Colony Of Slippermen"

"Fly On A Windshield"

3 comentários:

  1. Essa é boa, nem o malucão do Peter Gabriel entendeu sua história. rs

    Apesar das músicas serem mais curtas, penso q este álbum é bem progressivo, havendo muitos solos legais e mesmo espaço para músicas intrumentais. Outra obra-prima do Genesis.

    Caro Gustavo, estou te concedendo o selo Prêmio Dardos. Não sei se vc curte essas coisas, mas caso se interessar, passe no meu blog e pegue-o.
    Vc tem q conceder o selo para mais três blogs.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Pois é meu amigo,

    Nem o louco do Peter Gabriel entendeu o que criou, mas como é um gênio, sua surreal história tornou-se um sucesso e é muito apreciada no meio progressivo, sem dúvidas um dos melhores trabalhos do Genesis, se não o melhor........

    Eu tentei encontrar este selo no seu blog, mas não consegui localizá-lo.....

    Quando puder me explique o que é isto.....


    Um grande abraço,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Caro Gustavo, me desculpe.rs. Eu tb 'apanhei' quando um blogueiro me premiou com tal selo.
    Caso se interessar, vá até meu blog e salve o selo , q foi concedido por Gilberto Cinema, depois copie no seu blog e indique três blogs q vc gosta. O selo está ao lado, depois das muitas fotos, de terror, q postei.

    Abraços

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails