8 de nov. de 2010

UTOPIA - "Ra" - 1977

A banda Utopia tem sua origem nos EUA e desde seu início em 1973, foi liderado por Todd Rundgren até 1987 e com ele, diversos membros passaram pela banda que em sua existência flertou com vários estilos musicais, transformando esta banda em uma das mais ecléticas.

O soul, o blues, o psicodelismo, o hard rock, o rock progressivo e até um pouco de heavy metal, fizeram parte dos ingredientes que originaram o Utopia e o projetaram para fora dos EUA, conquistando fãs por onde passavam, mas nas realidade nunca tiveram o reconhecimento que realmente merecem.

Este álbum, "Ra", reserva algumas surpresas interessantes, pois em um misto de hard rock e rock progressivo, somos remetidos às músicas de curta e longa duração com um poder de atração no mínimo incrível, dada a sua diversidade musical.

Todos cantam e participam de forma homogênea criando uma situação de unidade musical difícil de encontrar em outras bandas, conferindo ao Utopia uma musicalidade impar e um diferencial que fizeram a banda ganhar uma identidade musical única.

Musicas como a de abertura, "Overture: Mountain top and sunrise/Communion with the sun", "Hiroshima" e "Singrin and the glass guitar" encantam na primeira audição, com bons vocais, sintetizadores muito bem distribuidos ao longo das músicas e a guitarra característica de Todd Rundgren complementando os sensacionais arranjos.

"Ra" é o segundo álbum da banda, editado em 1977, pertencente ainda de uma fase um pouco mais progressiva e foi antecedido pelo excelente álbum, "Todd Rundgren's Utopia" de 1974, que em breve postarei aqui no blog.

Musicians:
Roger Powell / keyboards, vocals
Todd Rundgren / lead vocals, guitars
Kasim Sulton / bass, vocals
John Wilcox / drums, percussion, vocals, harmony guitar
John Holtsbrook / voice (7)


Track-list:
1. Overture: Mountain top and sunrise/Communion with the sun (7:15)
2. Magic dragon theatre (3:28)
3. Jealousy (4:43)
4. Eternal love (4:51)
5. Sunburst finish (7:38)
6. Hiroshima (7:16)
7. Singring and the glass guitar (an electrified fairy tale) (18:24)

LINK.

"Hiroshima"
"Sunburst Finish"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails