4 de nov. de 2010

GIRAFFE - "The Lamb Lies Down on Broadway - ProgFest 94" - 1994

Eu não conhecia esta banda, o Giraffe até me deparar com este álbum, "The Lamb Lies Down on Broadway - ProgFest 94" e confesso que levei um susto, um não, dois, pois de brincadeira eles abrem o show com um trecho de "Invisible Touch" e levam uma vaia, também pudera, em um ProgFest, infestado de progmaníacos a reação não poderia ser outra.

O segundo susto é bem mais interessante e produtivo, pois foi uma gratíssima surpresa ver o álbum máximo do Genesis ser tocado praticamente na íntegra com tanta propriedade e personalidade por uma banda desconhecida, pelo menos para mim, como se a música fosse deles e principalmente por não haver uma simples tentativa de fazer um "cover", mas ao contrário disto, interpretar as músicas de uma forma surpreendente.

Foi uma pena algumas músicas terem ficado de fora como "Counting Out Time", "The Chamber Of 32 Doors", "Anyway", "Here Comes The Supernatural Anaesthetist", "The Light Dies Down On Broadway e Riding The Scree", pois havia um tempo pré-estabelecido para as bandas se apresentarem, portanto houve a necessidade deste lamentável corte.

O show é fechado com "It/Watcher of the Skies", final a meu ver apocalíptico e digno de um tributo para o Genesis  e uma faixa de estúdio, "Kashmir" do Led Zeppelin foi inserida, um tanto estranho para um grupo de rock progressivo, porém os músicos do Giraffe acertaram na medida e o arranjo ficou muito bom.

Para ser justo, todos os arranjos ficaram excelentes e o desempenho dos músicos foi outra gratíssima surpresa, pois  todos se destacaram de forma homogênea e o interessante é que o vocalista tem certa semelhança com a voz de Peter Gabriel, talvez por ter um timbre rouco, mas nota-se claramente que as músicas são cantadas com naturalidade sem o esforço de tentar imitar uma difícil voz de um dos maiores interpretes do gênero.

O Giraffe é uma banda americana, tendo sido feito seu debut em 1987, produzindo desde então quatro álbuns contando com este, sendo que o último de 1999 é uma compilação dos dois álbuns de estúdio produzidos.

Eu realmente não consegui apurar se a banda ainda está na ativa ou não e aparentemente acho que não está, o que é uma lástima se eu estiver certo.

Músicos:
Kevin Gilbert / vocals, keyboards, bass, guitars
Stan Cotey / guitars, keyboards
Michael Abowd / keyboards
Chris Beveridge / bass
Nick D'Virgilio / drums

Track-list:
01. The Lamb Lies Down on Broadway 
02. Fly on a Windshield 
03. Broadway Melody of 1974 
04. In the Cage 
05. The Grand Parade of Lifeless Packaging
06. First Narration
07. Back in N.Y.C. 
08. The Carpet Crawlers 
09. Lilywhite Lillith 
10. Second Narration
11. The Lamia 
12. The Arrival
13. A Visit To The Doktor
14. The Raven
15. Ravine
16. In The Rapids
17. It/Watcher of the Skies
18. Kashmir

LINK.  

"It/Watcher of the Skies"
"Kashmir"

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails