12 de out. de 2010

YES - "Fragile Tour - New Castle" - 1971

Coisa de gênio e só poderia partir de  uma banda como o Yes, pois este registro da "Frigile Tour", aconteceu antes mesmo do lançamento do álbum de estúdio, "Fragile", no meio de uma tremenda confusão, pois Rick Wakeman que acabara de ser agregado ao grupo estava com problemas em seus teclados, apresentando defeitos de toda ordem ao mesmo que tempo em estava gravando seu álbum solo, "The Six Wives Of Henry VIII" .

Um fato interessante é que como eles ainda não tinham a menor idéia do que seria o álbum de estúdio, o show foi aberto logo com "Roundabout" que viria a ser umas das músicas mais conhecidas e adoradas da banda e sempre deixada para o fechamento de seus espetáculos.

Outro fato inusitado é que eles não estavam muito satisfeitos com as músicas que já estavam gravadas para o novo álbum, mas como em poucas semanas depois o tão afamado álbum deveria estar nas lojas, o jeito foi seguir adiante e torcer para que tudo desse certo com o novo trabalho.

Obviamente deu tudo certo, pois o álbum "Fragile" em pouquíssimo tempo, tornou-se um clássico do rock e talvez no inconsciente coletivo da grande massa apreciadora da música da banda, seja o primeiro álbum que venha a cabeça quando indagada sobre o grupo e seus trabalhos mais criativos.

Os arranjos nesta compilação estão um pouco diferentes do que estamos abituados a escutar e talvez por vários motivos, sendo um deles a dificuldade que "Rick Wakeman" enfrentava com seus equipamentos e uma outra de carater mais genérico, pois como ainda estavam finalizado o álbum de estúdio, não haviam chegado a uma conclusão da melhor versão da música a ser divulgada e ai cabe um questionamento interessante, pois como as músicas foram estressadas antes de seu lançamento oficial, inclusive em shows como prova este álbum,  isto provavelmente tenha colaborado muito para o sucesso que "Fragile" obteve.

Esta compilação é o terceiro volume de um  total de vinte e quatro de shows do Yes, cobrindo de 1969 até 2008 a tragetória de um  dos maiores mitos do rock progressivo, uma iniciativa extremamente louvável,  feita por fâns da Holanda que resolveram criar uma cronologia dos espetáculos apresentados pela banda e traçar com isto um perfil evolutivo do grupo ao longo dos tempos.  

A qualidade desta compilação não é a melhor possivel dada à época em que foi feita, a quase quarenta anos atrás, mas como se trata de um documento hístórico, tem um valor inestimável que não pode faltar na coleção de ninguém.

Músicos:
Bill Bruford
Chris Squire
Jon Anderson
Steve Howe
Rick Wakeman

Track-list:
01 - Roundabout
02 - I've seen all good people
03 - Mood for a day
04 - Clap
05 - Jam
06 - Long distance runaround
07 - The fish, Heart of the sunrise
08 - Wakeman solo
09 - Perpetual change
10 - Yours is no discgrace

NEW LINK
"Roundabout"

2 comentários:

  1. Olá..
    Como vão, sou novo por aqui, e estou muito feliz por descobrir essa incrível discoteca da que é pra mim umas das maiores bandas de todos os tempo o YES...
    Como ainda estou sobre o efeito do show de Jon Anderson estou procurando de tudo que posso achar na net. E gostaria de saber se vc´s poderiam repostar este link dessa perola, pois ele, já se expirou.. Muito obrigado...

    ResponderExcluir
  2. Flavio,

    A casa é sua e satisfação em tê-lo por aqui é toda nossa......

    Já temos um novo link na postagem ou se quiser copie e cole: http://www.sendspace.com/file/awcapi

    No blog do Leonardinsky têm uma coletânea fantástica do Jon Anderson: http://leonardinsky.blogspot.com/2011/11/jon-anderson-essential-jon-anderson.html

    Volte sempre....


    Abraços

    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails