14 de out. de 2010

OMEGA - "Omega V" or "Szvit" - 1973

Mais uma super banda de rock vinda da Hungria, o Omega, começa suas atividades em 1962 fazendo alguns covers de bandas de rock britânico que chegavam por meio do mercado negro ou rádios piratas, uma vez que havia uma forte censura e repressão por parte das autoridades governamentais.

Começaram a compor suas próprias canções a partir de 1967 com a entrada Gábor Presser para os teclados e composições, impulsionando a banda ao sucesso, com músicas cantadas em Húngaro e Inglês, tornando-a a banda mais conhecida da Hungria.

Em especial este álbum, "Omega V" ou "Szvit" originariamente lançado em 1973 e remasterizado 1999 está repleto de belas músicas cantadas na língua nativa, dando uma prova incontestável que quando a música tem qualidade, o idioma deixa de ser uma barreira e passa a ser um instrumento musical como se não houvesse o canto e a música fosse toda instrumental.

Mas para isso é fundamental que a música atinja profundamente nossos sentimentos e isso só é possível com muito talento e inspiração, o que para o Omega não é problema, pois estes componentes eles tem de sobra em cada membro da banda.

Este álbum é uma verdadeira "Pandora's Box", pois cada faixa está impregnada com um ou mais estilos musicais diferentes onde facilmente é possível se perceber que na equação musical do Omega, que a rigor não tem uma regra fixa, o hard rock, o rock espacial, o progressivo e o psicodelismo estão fortemente presentes e isto em um único álbum, o que me leva a crer que a diversidade musical é a espinha dorsal deste  grupo, por sinal muito muito coeso, pois a partir de 1971 sua formação foi fixada e por mais de trinta anos permaneceu sem qualquer mudança.

Como sou um entusiasta das bandas do leste Europeu e em especial da Hungria, não poderia deixar de recomendar este e outros trabalhos que o Omega produziu, uma vez que a qualidade musical é excepcional, sempre nos brindando com belíssimas músicas.

Músicos:
János Kóbor ("Mecky"), vocais
György Molnár ("Elefant"), guitarras
László Benko ("Laci"), teclados, vocais
Tamás Mihály ("Misi"), baixo, vocais
Ferenc Debreceni ("Ciki"), bateria

Track-list:
01. Ébredés (5:36)
02. A malomban (4:01)
03. Hazafelé (5:17)
04. A hetedik napon (1:54)
05. Délutáni szerelem (1:19)
06. Van aki nyugtalan (2:07)
07. A jövendômondó (4:00)
08. Én elmegyek (5:14)
09. A Madár (3:34)
10. Járt itt egy bolond ember (4:21)
11. Hazug lány (3:03)
12. Búcsúztató (4:59)

LINK.

Os vídeos abaixo não contém as musicas deste álbum postado, mas são uma boa amostra do que esta banda é capaz de fezer. 

 
"Omega Live - Varázslatos, fehér kõ"
 "Omega - Gyöngyhajú lány"

6 comentários:

  1. O Omega é um conjunto muito admirado. Aqui, em BH, conheço dois indivíduos q consideram o Omega a melhor banda do mundo. Um deles, radical ao extremo, até briga pelos cinco da hungria. Fui cair na 'besteira' de dizer q na capa do 'Skyrover' eles pareciam bichas... pra q... quase apanhei rs. E, cá entre nós, o vocalista e o baterista têm todo tipo homossexual.

    Sexualiades a parte, o Omega faz um som simples e cativante. É um som bem fácil de se assimilar, um 'casamento' gostoso, prazeroso de guitarra e teclados, em especial os sintetizadores. Na verdade, nem sei escolher um disco melhor do Omega. Que baladas! Que hards! Eles não negam sua origem. Ainda assim, prefiro a pronuncia inglesa. Tenho o cd, húngaro, Time Robber, em duas versões, inglesa e húngara. Bem, acabei de dizer q prefiro o vocal em inglês. Por um acaso, V.Sa sabe me informar onde posso encontrar a versão inglesa do "Gammopolis"?

    Abraços, malungo!

    Ah, sobre o som do Omega, o vocal é único, muito podereso!

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Roderick,

    Prazeiraço em tê-lo aqui no blog......

    Em geral para as bandas da Hungria, se deixarem cair uma bandeja ao chão, eu levanto e bato palmas de pé, pois muito provavelmente terão criado uma nova música, pois talento musical é que não falta a este povo e o Omega é um belo exemplo ......

    Quanto ao "Gammopolis", eu achei este link: http://rapidshare.com/files/143473970/OMEGA_-__Gammapolis__1979_eng_.rar , mas não pude testá-lo, pois o Rapidshare está bloqueado onde trabalho.....

    Se houver algum problema me avise.....


    Volte sempre.....


    Abraços,


    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado Gustavo. Mas, infelizmente, não pude baixá-lo. Está acusando 'error'.

    Falando em banda húngara, vc conhece After Crying? Gosto muito do conjunto. Tenho 3 cds deles, originais e um em mp3. O primeiro disco então é altamente recomendável.

    Muito obrigado pela atenção, Gustavo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Poxa, vou ver se consigo outro link.......

    Já houvi falar, mas ainda não tive a aportunidade de escutar algum trabalho.....

    Assim como vc, outras pessoas já falaram desta banda para mim.... vou tentar pesquisar algo a respeito......

    Se puder, escute o álbum que postei recentemente do Nostradamus (Hungria)..... A base dele é do Solaris......

    Achei bem interessante....


    Abraços,


    Gustavo

    ResponderExcluir
  5. Caro Gustavo,

    O Dead or Alive já me mandou o link, agora.

    Muito obrigado.

    Um ótimo final de semana pra vc!

    ResponderExcluir
  6. Maravilha....... Eu to um pouco atrapalhado com o meu trabalho e não conseguir parar para achar outro link....

    um bom feriado para vc também....

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails