17 de set de 2010

CHRIS SQUIRE - "Fish out of Water" - 1975

Bons antecedentes é que não faltam a este ilustre cidadão, nascido a quatro de março de 1948 na Inglaterra, músico, baixista, com nome de batismo, Christopher Russell Edward Squire, popularmente conhecido como Chris Squire, isso mesmo, o baixista do Yes.

Quando lançou este álbum, "Fish out of Water" em 1975, Chris Squire já era conhecido em todos os continentes do planeta, pois o Yes estava em franca ascensão, arrancando aplausos por onde passava e a projeção que este álbum alcançou na época foi tão significativa quanto às obtidas nos seus próprios trabalhos no Yes.

Lembro que quando soube da existência deste álbum, uns dois anos depois de lançado, pois não contávamos com as facilidades e o poder praticamente ilimitado de busca de uma Internet, era simplesmente impossível conseguir um álbum como este, pois ou  era extremamente caro por ser importado ou não era encontrado nem nas melhores lojas de discos da cidade e lembro ainda que em um golpe de sorte, o meu que era usado eu o encontrei em um sebo em uma galeria em Copacabana com um preço possível de ser pago.

Chris Squire é um perfeccionista, exímio baixista, uma figura carismática que não pensou duas vezes na hora de escolher quem o acompanharia nesta empreitada, pois ser membro de uma banda como Yes e ter a responsabilidade de estar lançando seu primeiro álbum solo, ele deve ter perdido algumas noites sem sono, mas ele acertadamente soube escolher quem o acompanharia, onde destaco a presença de alguns músicos muito conhecidos no cenário progressivo como Bill Bruford, Mell Collins, Patrick Moraz e até Pete Sinfield que deu um pitaco na música "Safe".

As músicas deste álbum,  todas de sua autoria, são uma grata surpresa, realmente muito boas e Chris Squire mostrou-se também um excelente vocalista, pois como normalmente sua voz é encoberta pela voz de Jon Anderson, foi possível escutá-lo sem outra interferência, realmente ele me surpreendeu.

Eu particularmente gosto demais deste álbum e destaco-o como um todo, pois, são apenas cinco músicas (uma pena) e todas com mesmo esmero musical, muito bem trabalhadas, mantendo uma homogeneidade entre si, fica difícil e injusto destacar uma ou outra.

Reconheço que Chris Squire e este álbum,"Fish out of Water"   já foram maciçamente comentados no meio blogueiro, mas como estamos nos referindo a um dos melhores baixistas da história da música e de um álbum consagradíssimo, sempre cabe um comentário a mais e outros virão após este com toda a pertinência e grandeza que o assunto permite, pois acredito que não haja a possibilidade de se esgotar um assunto quando estamos nos referindo a manifestações artísticas.

Músicos:
Adrian Brett Leader - Woodwind
Andrew Pryce Jackman - Piano, Piano (Electric), Conductor, Orchestration
Barry Rose - Organ, Keyboards, Pipe Organ
Bill Bruford - Percussion, Drums
Chris Squire - Bass, Vocals, Producer, Guitar (12 String Acoustic), Guitar (12 String Electric), Main Performer, Guitar, Arranger
David Snell - Harp, Leader
Jim Buck - Horn, Horn Section, Leader
Jimmy Hastings - Flute
John Wilbraham - Leader, Brass, Overdubs
Julian Gaillard - Strings, Leader
Mel Collins - Saxophone
Nikki - Vocals
Patrick Moraz - Organ, Synthesizer Bass, Synthesizer, Bass, Keyboards

Track-list:
1. Hold Out Your Hand
2. You By My Side
3. Silently Falling
4. Lucky Seven
5. Safe (Canon Song)

LINK.

"Hold Out Your Hand and You By My Side"
"Safe (Canon Song)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails