21 de jun. de 2010

YES - "Talk" - 1994

O ano é 1994 e chegamos ao décimo quinto álbum de estúdio do Yes, simplesmente chamado de "Talk" e para não haver mal entendidos quanto à qualidade musical deste álbum é só encará-lo como um pop muito bem elaborado e não como um álbum de rock progressivo.

A bem da verdade, eu levei um bom tempo para ter coragem em escutá-lo, acho que pelo menos uns dois anos e o cd ainda estava lacrado na estante, pois a tendência era que fosse um mais um álbum similar ao anterior, "Union" que não chega a ser um desastre musical, mas não era o que eu gostaria de escutar, principalmente vindo do Yes.

Quando li na contra-capa do cd a formação da banda sem a presença de Rick Wakeman e Steve Howe e composta por Jon Anderson, Trevor Rabin, Toni Kaye, Chris Squire e Alan White, na época foi um estimulo a mantê-lo lacrado, pois não sabia o que ia escutar e não estava a fim de me decepcionar após uns três anos sem novidades vindas do Yes, uma das bandas que me colocou no mundo do rock progressivo.

Mas em algum momento a coragem apareceu e quando o escutei pela primeira vez, confesso que me surpreendi, não por ser um bom álbum de rock progressivo, mas por ter fugido de suas características progressivas e mostrar uma nova vocação musical baseada em um pop de muito bom gosto, sofisticado e com algumas passagens bem ao estilo clássico que tanto caracterizou a banda.

Este álbum visto por este ponto de vista pode ser uma grata surpresa que eu deixei de lado por um bom tempo e mais uma vez tive a prova que o preconceito é a maior ignorância que o homem pode cometer.

Agora, se for visto por um ponto de vista mais "xiita" progressivo, aconselho a não perder tempo em baixá-lo, caso ainda não o tenha feito, pois em nada se assemelha aos consagrados trabalhos do início da carreira.

Track-list:

01 - The Calling
02 - I Am Waiting
03 - Real Love
04 - State Of Play
05 - Walls
06 - Where Will You Be
07 - Endless Dream A. Silent Spring (Instrumental)
08 - Endless Dream B. Talk
09 - Endless Dream C. Endless Dream

Link.

"The calling"
"I Am Waiting"
"Walls"


4 comentários:

  1. Coincidentemente comprei esse disco há dois dias, juntamente com o Open Your Eyes - estavam com bom preço. Escutei até agora no carro só a primeira música The Calling e achei um som alto astral, e compartilho a mesma idéia sua. Sou suspeito para falar de YES... Só não comprei o The Ladder e o Union ainda... -- Luciano

    ResponderExcluir
  2. Luciano,

    Este álbum acabou tornando-se uma gratíssima surpresa para mim, que de início relutei em escutá-lo....

    Pode ter fé que acabou de adquirir um ótimo álbum....

    Boa audição....

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Gustavo, seu blog me despertou o interesse de ouvir bootlegs do YES. Realmente o YES ao vivo era mágico! Acabei descobrindo um blog que talvez seja de conhecimento seu, o yesshows que tem muitos boots do YES. Estou baixando um boot de 1980 de título "live at Los Angeles Arena Sport" (da tour do Drama), porque fiquei imaginando como seria o Geoff Downes executando as passagens intrincadas de teclado do Rick Wakeman (Por sinal, você conhece alguma filmagem da turnê do Drama?). Será que ele mandará bem nessa tour de 2012? Tomará que venham para o Brasil novamente...

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de assinar o post acima. -- Luciano

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails