1 de jun. de 2010

YES - "Big Generator" - 1987

Big Generator é o décimo segundo álbum do Yes depois de um jejum de uns quatro anos após o lançamento de "90125" que alcançou sucesso e notoriedade.

Este álbum levou uns dois anos em estúdio, por conta de divergências musicais de Trevor Rabin e Jon Anderson, pois o primeiro queria um trabalho mais próximo do álbum anterior e Jon Anderson pensando em resgatar as raízes da banda que haviam ficado para trás desde o lançamento de "Going for the One" em 1977, queria algo menos pop e mais progressivo.

A rigor o álbum não segue uma linha central e o que se escuta é uma salada mista de ritmos que vão do pop ao rock deixando o álbum com um aspecto muito comercial, com cara de música para rádio FM, não chegando a ser um álbum caça-níqueis, mas muito fora dos padrões musicais que banda sempre mostrou deixando bem claro que a continuidade do grupo iria demandar radicais mudanças em sua estrutura.

Dentro deste confuso contexto, as músicas que mais me agradaram foram "Shoot High Aim Low" e "Love Will Find A Way" que de alguma forma nos remetem a tempos mais inspirados e criativos que o Yes sempre nos presenteou em seus álbuns mais antigos.

As demais músicas realmente não me atrairam, mas não quer dizer que elas não tenham valor, apenas não representam o que eu gostaria de escutar do Yes.

De qualquer forma é mais trabalho do Yes que merece toda a nossa consideração e respeito, pois afinal, foram centenas de horas de trabalho para produzir mais um álbum com a intenção de agradar a sua imensa legião de fãs espalhados pelo planeta.

A formação é mesma do álbum anterior e contou com a presença de Jon Anderson nos vocais, Trevor Rabin nas guitarras, Crhis Squire no baixo, Tony Kaye nos teclados e Alan White na bateria e percussão.
Set-list:
1.Rhythm of Love
2.Big Generator
3.Shoot High Aim Low
4.Almost Like Love
5.Love Will Find A Way
6.Final Eyes
7.I’m Running
8.Holy Lamb (Song For Harmonic Convergence)

Link.

"Shoot High Aim Low"

"Love Will Find A Way"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails