4 de jun. de 2010

VANGELIS - "Albedo 0.39" - 1976

Tanto falei de música eletrônica e já ia cometer uma grande injustiça em omitir a grande figura de Vangelis, outra lenda viva da música, criador de trilhas sonoras de filmes como "Carruagens de Fogo" contemplada com o Oscar de melhor trilha sonora de 1981, "Blade Runner" e “1492 - A Conquista do Paraíso” e mais recentemente "Alexander".

Ele produziu algumas trilhas especialmente feitas para os documentários de Jacques Cousteau que o levaram a receber merecidamente do governo da França a "Chevalier Order of Arts and Letters", condecoração máxima das artes daquele país.

Vangelis começou a compor aos quatro anos de idade e tornou-se um autodidata da música e montou sua primeira banda nos anos 60, chamada "Formynx", tornando-se muito popular na Grécia sua cidade natal.

Em 1968 foi para a França em um momento muito conturbado, pois estava havendo o Motim dos Estudantes e lá chegou acompanhado de Demis Roussos e Loukas Sideras para formar o "Aphrodite's Child" uma das primeiras bandas de rock progressivo.

Em 1974 andou ensaiando com Yes, sem chegar a fazer parte da banda, mas o resultado deste "namoro" foi uma forte amizade com Jon Anderson, que os lavaram a produzir diversos álbuns entre os anos 80 e 90.

Vangelis tem uma discografia invejável de quase cinquenta álbuns editados entre 1970 e 2004 e "Albedo 0.39" é seu nono trabalho, que traz Pulstar, música altamente inflamável, um clássico do rock, que nos primeiros acordes é facilmente reconhecida, pois foi usada como tema da série Cosmos de Carl Sagan.

Este álbum baseia-se no conceito do espaço e física espacial e a origem de seu nome vem do fato de Albedo ser uma unidade de medida que indica o poder de reflexão de um planeta ou outros corpos não luminosos, e no caso do planeta Terra, seu valor é de 39%, por isso "Albedo 0,39" (cultura inútil).

Neste álbum outras músicas também se destacam como Mare Tranquillitatis; Alpha, Nucleogenesis parte I e II, todas executadas unicamente por Vangelis.

Set-list:
1.- Pulstar
2.- Freefall
3.- Mare Tranquillitatis
4.- Main Sequence
5.- Sword of Orion
6.- Alpha
7.- Nucleogenesis (Part One)
8.- Nucleogenesis (Part Two)
9.- Albedo 0.39

    
"Pulstar"
"Carruagens de Fogo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails