18 de mai de 2010

YES - "Tormato" 1977

Chegando ao seu nono álbum, intitulado "Tormato", o Yes dava os primeiros sinais de que mudanças eram necessárias para a sua sobrevivência.

A rigor o álbum é excelente, riquíssimo musicalmente, mas houve muita especulação por parte da crítica e dos fãs, pois foi um trabalho concebido em cima de músicas de curta duração, não estava preso a um tema central, ao contrário o álbum é uma salada mista de músicas soltas que em um primeiro instante desagradou a muita gente.

O clima era tão estranho quando do lançamento do álbum, que as criticas não foram apenas externas, mas que os integrantes não estavam satisfeitos com o trabalho de edição e mixagem final do álbum e que a até arte final produzida para compor a capa do álbum foi motivo de muitas brigas.

Comenta-se que Rick Wakeman extremamente insatisfeito com o trabalho da capa feito pelo estúdio "Hipgnosis", que já havia preparado a capa do álbum anterior "Going for the one", atirou um tomate no desenho da capa, o que obrigou uma mudança no título do álbum que a princípio ia chamar-se "Yes Tor" e por conta deste ato de vandalismo passou a chamar-se "Tormato".

Isto pode ser verdade ou não, mas como li isso em várias fontes, decidi por publica-lo a título de curiosidade.

Mas essa confusão toda não impediu que o álbum fosse parar no TOP 10 da Inglaterra e dos EUA alavancado pelo sucesso da bela música "Don't Kill the Whale".

Realmente não há nenhum elo entre as músicas e que provavelmente esta mudança tenha causado muita insatisfação, mas que de forma alguma tira o mérito da trabalho da banda.

Ao final da "Tormato Tour", Jon Anderson e Rick Wakeman resolvem sair da banda e um "Drama" estava por acontecer, mas isso será o assunto da próxima postagem da saga Yes.

Este álbum contou com a formação clássica da banda, ou seja, Jon Anderson nos vocais e percussão; Chris Squire no baixo, piano em 'Don't Kill the Whale' e vocais; Steve Howe nas guitarras elétrica e acústica, mandolin e vocais; Rick Wakeman no piano, órgão, moog e sintetizadores e finalmente Alan White na bateria, percussão e vocais.

Set-list:
1. Future Times/Rejoice 6:46
2. Don't Kill the Whale 3:58
3. Madrigal 2:27
4. Release, Release 5:48
5. Arriving UFO 6:08
6. Circus of Heaven 4:32
7. Onward 4:05
8. On the Silent Wings of Freedom 7:52
Bonus Track:
9. Abilene 4:02
10. Money 3:14
Demos Paris Sessions Dec. 1979:
11. Picasso 2:12
12. Some Are Born 5:42
13. You Can Be Saved 4:20
14. High 4:30
15. Days [Demo Version] 1:00
16. Countryside 3:11
17. Everybody's Song 6:48
18 - Onward (Bonus Orchestral Version) 3:06

Parte 1 e parte 2.
 
"Don't kill the whale"
"On the Silent Wings of Freedom"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails