20 de mai. de 2010

MARILLION - "Script for a Jester's Tear" - 1983

Mais uma banda com o nome inspirado na celebre obra de J.R.R. Tolkien, "The lord of the rings", o Marillion, que inicialmente chamava-se Silmarillion, mas por questões comerciais e de direitos autorais teve que mudar de nome.

Fundado em 1979, teve seu primeiro maxi-single (LP) gravado em 1982 com as músicas "Market Square Heroes" no lado A e a suíte "Grendel", de 17min, no lado B.

Com o sucesso do lançamento anterior, em 1983 gravaram o álbum "Script for a Jester's Tear", verdadeira pérola do rock progressivo.

Inspirados por bandas que já haviam feito uma verdadeira legião de fãs, como Genesis, Camel e Yes, totalmente fora da era progressiva, com o movimentos punk e new wave em alta, foram intitulados na época  de neo-progressivos para fugir do estigma de serem antiquados.

Na verdade isso tudo é uma grande bobagem, a música produzida pelo Marillion dentro da era "Fish" com quatro álbuns de estúdio gravados entre 1983 e 1987 é de primeiríssima qualidade, impecável e abriu as portas para novas bandas como IQ, Iluvatar, Glass Hamer e muitas outras mostrassem seus trabalhos.

"Script for a Jester's Tear" é considerado como o melhor trabalho da banda, imperdível, um clássico do rock progressivo e não é para menos, pois com sua sólida formação de músicos com talento e habilidades bem acima da média, o resultado não poderia ser outro.

Com Fish a frente dos vocais e das composições, Steve Rothery nas guitarras; Pete Trewavas no baixo e vocais de apoio; Mark Kelly nos teclados e Mick Pointer na bateria, formaram o quinteto que resgatou o rock progressivo do ostracismo, colocando-o no seu devido e merecido lugar.

Os destaques deste álbum ficam para "He knows you know", "Garden party" e "Forgotten sons", esta última, uma preciosidade, lindíssima. 

Set-list:
1. Script for a Jester's tears (8:39)
2. He knows you know (5:22)
3. The web (8:48)
4. Garden party (7:15)
5. Chelsea Monday (8:16)
6. Forgotten sons (8:21)

Link.
"He knows you knows"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails