18 de mar. de 2010

SOLARIS - "Marsbéli Krónikák"

SOLARIS, banda de rock progressivo da Hungria, fundada em 1980, com oito álbuns editados até 2005, simplesmente arrasam no "Marsbéli Krónikák" de 1984, conhecido como "Crônicas Marcianas".

Uma verdadeira obra de arte do movimento prog que já estava um pouco desgastado pelo tempo e pelas novas tendências musicais.

Seguindo a doutrina prog, o álbum é temático e em especial este, quase todo instrumental com poucas intervenções vocais e diversas variações rítmicas permitindo uns cinqüenta minutos de pura harmonia entre seus integrantes sem a preocupação de solos intermináveis.

A formação deste álbum contou com a participação de: Cziglán, István - guitarras; Erdész, Róbert - teclados; Kollár, Attila - flauta; Gömör, László - bateria  e Pócs, Tamás - baixo.

Neste vídeo a faixa de abertura de "Marsbéli Krónikák"
  

O SOLARIS esteve presente no PROGFEST de Los Angeles em 1995 em uma apresentação no mínimo antológica, resultando em um cd duplo a ser comentado oportunamente. E pelo incrível que pareça, estiveram no Brasil em 1996 no RIO ART ROCK FESTIVAL 96, sendo outra apresentação de arrepiar.  É só dar uma conferida no vídeo abaixo. 

9 comentários:

  1. Adoro suas pesquisas das bandas da terra dos meus avós! Obrigada amigo pela oportunidade.. vou ouvir com calma!!!

    ResponderExcluir
  2. O Solaris é nota 10...... merece ser muito divulgado..

    Em breve eu posto algo sobre o OMEGA, outra banda da Hungria......

    Valeu pelos comentários...

    ResponderExcluir
  3. Bandas como o SOLARIS, GROBISCHNITT, WITTHÜSER & WESTRUPP, OMEGA e tantas outras NÃO deveriam de acabar NUNCA. Silvio Ramos2011.

    ResponderExcluir
  4. Caro Silvio,

    Concordo com você, pois esses grupos fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, vão além de uma simples banda de rock......

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  5. Sou péssimo para fazer algum comentário, mas tenho o previlégio de compartilhar com vocês a mesma inspiração em ouvir ótimas bandas, Solaris, Pink, Genesis, Eloy e tantos outra que aui tive o privilégio de encontrar.

    A cima você disse que é dificil em encontrar material do Solaris, abaixo te passo o link dos hermanos Turkos que tem a discografia, e se você por acaso souber traduzir, fica ai o link.

    Abraços... de um eterno grato por saber ouvir.

    http://zenekucko.ucoz.com/forum/29-1573-1#3045

    Vladivorov

    ResponderExcluir
  6. Perdão... dos Hermanos Hungaros

    Vladivorov

    ResponderExcluir
  7. Vladivorov,

    Muito obrigado pela dica......

    Eu a rigor já conhecia este blog, que é um dos melhores, senão o melhor em rock progessivo que tem na net.....

    Eu já publiquei todos os álbuns do Solaris, com exceção do "Live in Mexico" que eu desconhecia, porém o link por lá está quebrado, mas eu já consegui em outro lugar, graças a sua indicação...

    Amanhã eu devo estar postando ele, pois é muito bom......

    Volte sempre!!!!


    Um forte abraço ,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  8. Grato

    Volto sim, pois aqui estou novamente.

    Uma pergunta:
    Conhece Asia Minor ??
    Muito boa esta banda Turka (agora realmente é da Turquia - heheh).

    Abraços

    Vladivorov

    ResponderExcluir
  9. Conheço sim....

    Eu ainda tenho um LP deles mas não lembro o título do álbum........ pode ser até um bom álbum a ser postado...

    Realmente são muito bons......

    Valeu pela lembrança....

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails