25 de jan. de 2010

HamSphere, oportunidade de escutar o mundo...






Afastado a algum tempo dos meus rádios, deparei-me com uma maravilha criada por um emérito radioamador chamado  Kelly Lindman (5B4AIT). O HamSphere, é um rádio virtual que permite a comunicação de voz e cw simulando as faixas de onda do espectro de HF (bandas dos 6, 10, 11, 15, 17, 20, 30, 40, 80, 160 m e broadcasting) com direito a QRM, muita estática e tudo mais. Coisa de gênio e radioamador, é claro !!!

Não deu outra, veio aquela vontade louca de estar a frente de um rádio fazendo DX's, coisa de radioamador, que não tem explicação, pois se levarmos em conta que nos dias de hoje temos MSN, Skipe e outros com voz e imagem simultaneamente, realmente fica muito dificil explicar essa dedicação ao rádio e que no fundo, serviu de estimulo para não só querer voltar para o meio de onde nunca deveria ter saído, bem como para ter coragem de estar escrevendo algo a respeito.

Fantástico para quem nunca experimentou o mundo do radioamadorismo e tem curiosidade, mas por diversas dificuldades (aquisição de equipamento, instalação de antenas, exames para obtenção do COER e etc...) acaba desistindo.

A oportunidade é esta, o software pode ser baixado em http://www.hamsphere.com/ onde o usuário poderá obter todas as informações necessárias para o cadastramento e assinatura se assim desejar. Inicialmente o programa funciona integralmente por um período de três dias, perdendo diversas funções após este prazo. Havendo interesse por parte do usuário, uma taxa anual de 21 euros será cobrada acrescida de alguns impostos, via Pay Pal.

Para quem já vive este mundo, é mais uma ferramenta de comunicação e oportunidade de fazer grandes contatos à distância, sem a dependência de equipamentos sofisticados.

Com esta ferramenta virtual que depende apenas de um micro-computador com poucos recursos de hardware, caixas acústicas e microfone e uma conexão com a internet, é possível manter contato com o mundo como os grandes radioamadores fazem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails