16 de fev. de 2015

V. A. - “The Many Faces of Yes..... A Journey Through The Inner World of Yes” - 2014

YES, eu não curto carnaval!!! Mas nada contra com quem curte, pois afinal de contas, a tribuna aqui é livre e cada um faz o que quer!!! E por falar em Yes, existe uma coleção musical intitulada, “Many Faces Of.....”, que já fez o favor de homenagear o Pink Floyd, Deep Purple, Ozzy Osborne, Led Zeppelin e agora, chegou a vez do Yes com o lançamento do álbum, “The Many Faces of Yes..... A Journey Through The Inner World Of Yes”.

Muito legal essa compilação, que é feita a partir extrações do álbum, “The BBC Sessions”, com os primórdios musicais da banda, com os projetos pessoais de seus músicos antes e/ou depois do YES (... só estranhei a falta de algum material de Jon Anderson...) e também com covers do "Pink Floyd", "Genesis" e pasmem, até do “Boston”, com seu principal hino, “More than a feeling”, no mínimo, um fato inusitado.


No primeiro CD, temos a integra do álbum, “The BBC Sessions”, com músicas dos álbuns de 1969 e 1970, respectivamente, “YES” e “Time And Word”, que naquela época, já indicavam o futuro promissor que a banda teria na década de setenta e por seu grande legado, permitiria que mais de quatro décadas após, ainda estivesse “NO AR”, mesmo com todos os problemas que muito bem conhecemos.

Destaco a coragem do Yes em utilizar uma música emblemática, como, ”Every Little Thing” dos “Beatles”, imprimindo a sua marc e criando uma nova leitura, sem se preocupar com sua origem, que talvez tenha o mais forte e importante “pedigree musical” de todos os tempos da história da música contemporânea. 

Não satisfeitos fizeram o mesmo com a música, “No Opportunity Necessary, No Experience Needed”, composta originariamente por “Richie Havens”, um dos músicos mais influentes e atuantes da “Folk Music” que encantou o mundo com sua participação na abertura do “Festival de Woodstock”, estando em cena até abril de 2013 quando de seu falecimento.

As demais músicas são clássicos imortalizados que a própria história já se encarregou de dar o tratamento devido, portanto, apenas para destacar, vamos lembrar-nos de “Dear Father”, “Sweet Dreams”, “Astral Treveller” e “Then”

Chegando ao segundo CD, “Projets Before and After Yes”, temos uma miscelânea musical, composta por diversas influências que necessariamente não tem ligação direta com a música do Yes, o que torna esta parte do projeto muito interessante.

Bandas como o “The Buggles” de “Geoff Downes e Trevor Horn”, “Flash” que conta com a participação “Peter Banks”, “The Syn” com Chris Squire, contribuem com musicas mais tendentes ao Pop, mas com um tratamento sofisticado em suas composições.

Por outro lado, Rick Wakeman aparece com musicas do Yes e uma única música autoral, a legendária, “Catherine Howard”, mas faço questão de destacar em especial a música, “The Revealing Silence Of God”, do não menos legendário álbum, “Tales From Topographic Oceans”, o estopim de sua primeira saída da banda, que talvez em sua própria época não tenha sido compreendido por ele, mas que anos depois teve o seu devido reconhecimento, aqui registrado.

As músicas “América” e “Long Distance Runaround” também estão sob a batuta de Rick Wakeman, assim como o “Asia” se fez presente com as músicas, “Here Comes The Feeling” e “Sole Survivor”, verdadeiros clássicos da banda e leais representantes do rock progressivo dos anos oitenta.

Finalmente chegando ao terceiro CD, “Playin Their Favourite Songs”, temos como principal homenageado, o "Pink Floyd", com peças de “The Dark Side Of The Moon” e “The wall” extraídas de diversos álbuns tributo à banda, bem como uma faixa dedicada ao “Genesis”, com a música “Los Endos” (sensacional), com participação de “Patrick Moraz” e outra dedicada ao “Boston” com a música, “More than a feeling”, que contou com a participação de “Alan White” e “Tony Kaye”.

Resumindo, tem música suficiente para agradar a Gregos e Troianos, pois há uma grande diversidade musical nesta compilação, portanto, como de costume, fica o meu convite à audição deste álbum triplo que tem fortes convicções para divertir e entreter, em meio às comemorações carnavalescas.


ALTAMENTE RECOMENDADO!!!!


Tracks:

CD1 - The BBC Sessions01. Then (4:19)
02. Sweet Dreams (3:27)
03. Looking Around (3:40)
04. No Opportunity Necessary, No Experience Needed (4:16)
05. Everydays (5:54)
06. Astral Traveller (5:47)
07. Every Little Thing (6:38 )
08. Sweetness (4:14)
09. Something's Coming (7:39)
10. Dear Father (5:34)
11. For Everyone (4:36)

CD2 - Projects Before and After Yes
01. Rick Wakeman — Catherine Howard (9:14)
02. Flash — Lifetime (10:07)
03. Syn — Flowerman (2:34)
04. Peter Banks — Last Eclipse (2:27)
05. Rick Wakeman — The Revealing Silence Of God (7:57)
06. Syn — 14 Hour Technicolour Dream (2:57)
07. Flash — Monday Morning Eyes (5:12)
08. Rick Wakeman — Long Distance Runaround (3:25)
09. Asia — Sole Survivor (6:16)
10. Rick Wakeman — America (10:00)
11. Asia — Here Comes The Feeling (5:26)
12. Buggles — Video Killed The Radio Star (3:21)

CD3 - Playin' Their Favourite Songs
01. Breathe (4:41)
02. Money (6:22)
03. Brain Damage (3:28 )
04. Comfortably Numb (6:52)
05. The Great Gig In The Sky (4:39)
06. In The Flesh? (3:04)
07. Los Endos (5:59)
08. Us And Them (7:34)
09. On The Run (3:16)
10. Goodbye Blue Sky (2:41)
11. Eclipse (1:49)
12. More Than A Feeling (4:39)


LINK


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails