18 de nov. de 2010

YES - "The Story of Relayer" - 1976

O álbum "Relayer" que foi gravado em 1974, representou um divisor de águas dentro do Yes, pois em um difícil momento que a banda enfrentava com a saída de Rick Wakeman e a entrada de Patrick Moraz, até então uma incógnita, pois ninguem poderia imaginar o aconteceria e levando-se em conta que não seria fácil substituir o antecessor a altura, veio a grata surpresa.

Patrick Moraz com tendências menos clássicas e aberto a experimentações e improvisos jazzísticos, sem querer, foi a salvação do Yes em um futuro muito próximo, pois apesar de ter feito relativo sucesso com o álbum "Relayer", a banda começava a ser muito criticada pelos excessos que o rock progressivo permite e com tendências musicais mais simplistas e ao mesmo tempo explosivas se aproximando com o surgimento do movimento Punk.

E pelo incrível que pareça, foi uma das bandas que melhor se saiu e conseguiu sobreviver ao ostracismo que o rock progressivo foi submetido aquela época de anarquia musical, liderada por bandas como Sex Pistols, The Clash e algumas outras que não me lembro e que faziam um sucesso enorme com músicas de três ou quatro acordes.

Mas desgraças a parte, esta compilação, "The Story of Relayer", gravado em 17 de junho de 1976, é um importante registro que a banda ainda tinha muito a contribuir com sua música, pois o arranjos mostram-se mais leves e um pouco menos complexos, mesmo para as músicas anteriores ao álbum "Relayer", demonstrando que a banda estava antenada para os acontecimentos e queria permanecer viva.

O arranjo para "Long Distance Runaround" é no mínimo fantástico, onde até Steve Howe botou as manguinhas de fora e deu uma rápida  improvisada, bem interessante, para emendar em sua amada "The Clap" e em seguida passar para "Heart of the Sunrise" que ganhou uma nova introdução em seu arranjo.

As músicas "Sound Chaser" e "Gates of Delerium" são tocadas impecavelmente como no álbum de estúdio, com a voz de Jon Anderson super afinada e os teclados de Patrick Moraz, afiados como navalhas, nos momentos em que são solicitados.

Uma referencia ao passado é feita com a música "I'm Down" que tocada em um tom de rebeldia, caracterísica dos Beatles, aproxima o Yes de um público ávido por musicas mais simples e dançantes.

Como um Yesmaníco que sou, não posso deixar de recomendar este álbum, pois ele acontece em um momento histórico para a banda e também é o registro do talento de cinco excepcionais músicos.

Músicos:

Jon Anderson,
Patrick Moraz,
Steve Howe,
Chris Squire,
Alan White,

Track-list:

CD-1
01 - Opening;
02 - Siberian Khatru;
03 - Sound Chaser;
04 - I've seen all good People;
05 - Long Distance Runaround;
06 - Clap;
07 - Heart of the Sunrise;

CD-2
01 - Gates of Delerium;
02 - Ritual;
03 - I'm down;
04 - Roundabout;

NEW LINK  
"Sound Chaser"

"I'm Down"

2 comentários:

  1. http://sommutante.blogspot.com/2010/11/yes-story-of-relayer.html

    Gustavo gostei tanto que roubei e já postei, se houver algum problema me avisa?
    Brg
    Enjoy!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Descobri o blog por acaso. Parabéns pela contribuição aos admiradores do YES. Abraço forte.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails